Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 3º Congresso de Internacionalização da Educação Superior tem início dia 30

3º Congresso de Internacionalização da Educação Superior tem início dia 30

Evento vai reunir professores, pesquisadores, estudantes e gestores de universidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai
publicado: 24/08/2023 16h00, última modificação: 24/08/2023 16h28

A UNILA será sede do 3º Congresso de Internacionalização da Educação Superior (Cies) reunindo professores, pesquisadores, estudantes e gestores de universidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O evento será realizado de 30 de agosto a 1º de setembro, na unidade PTI.

O objetivo do evento é refletir sobre os processos de internacionalização das instituições de ensino superior. Além da UNILA, são organizadores do Congresso a Universidad Nacional del Litoral (UNL/Argentina), Universidad Nacional de Asunción (UNA/Paraguay) e a Universidad de la República (Udelar/Uruguay). A solenidade de abertura está prevista para as 16h da próxima quarta-feira (30), no Auditório César Lattes, da UNILA-PTI, com a presença de representantes dos quatro países.

Nos dias 31 e 1º estão programadas mesas-redondas para o debate de questões como os desafios da internacionalização em contextos fronteiriços, o acolhimento a refugiados no contexto da internacionalização e do direito à educação, e a interculturalidade para a integração regional. A conferência de encerramento tem como tema “Mercosul Educacional: retomando o protagonismo em busca de integração regional”. Ao final do Congresso será elaborada a “Carta de Foz do Iguaçu” com as demandas da internacionalização do ensino superior no Mercosul.

Além das mesas-redondas, haverá apresentação de trabalhos, distribuídos em 12 eixos:
. Gestão da Internacionalização na educação superior
. Cooperação internacional e alianças estratégicas
. Análise e impactos da mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e pessoal administrativo (presencial/virtual)
. Mobilidade de profissionais
. Impactos da Covid-19 no processo de internacionalização da educação superior
. Suporte e orientação para estudantes internacionais em instituições de ensino superior
. Internacionalização do currículo universitário
. Impactos da Internacionalização da pesquisa, da extensão e da inovação
. Reconhecimento de créditos acadêmicos de estudantes e de egressos internacionais
. Reconhecimento de títulos e exercício profissional
. Fluxos migratórios (voluntários/involuntários) e educação superior
12. Inclusão social e internacionalização da educação superior.