Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado e doutorado em Energia e Sustentabilidade recebem inscrições

Mestrado e doutorado em Energia e Sustentabilidade recebem inscrições

Inscrições seguem até o dia 22 de setembro; são 18 vagas para o mestrado e 18 para o doutorado
publicado: 21/08/2023 09h01, última modificação: 17/08/2023 16h24

Estão abertas até 22 de setembro as inscrições para a seleção de alunos regulares para mestrado e doutorado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade para ingresso no primeiro semestre de 2024. São oferecidas 18 vagas de mestrado e 18 de doutorado distribuídas nas linhas: Materiais e dispositivos para fontes de energia; e Tecnologias e processos sustentáveis.

Do total de vagas, tanto para o mestrado quanto para doutorado, um terço é destinado para ações afirmativas, incluindo pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência. Haverá, ainda, a oferta de uma vaga adicional para candidatos indígenas; quilombolas; autodeclarados trans; e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio, ou portadores de visto humanitário.

As informações completas, link para inscrição e formulários estão disponíveis no Edital 22/2023/PPGIES (mestrado) e Edital 23/2023/PPGIES (doutorado).

A inscrição e o curso são gratuitos. Podem participar deste processo seletivo os candidatos que concluíram a graduação (para a seleção do mestrado) em cursos das áreas de Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas ou áreas afins que abranjam as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGIES). Para o doutorado, o candidato deve possuir título de mestrado também nessas áreas.

O processo seletivo compreende a análise de projeto de pesquisa e entrevista on-line. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a linha de pesquisa de seu interesse, assinalando um potencial orientador, conforme disponibilidade de vagas descrita no anexo do edital. O projeto de pesquisa deve conter proposta alinhada à área de pesquisa do orientador pretendido.

Resumo das informações:

Inscrições: até 22 de setembro
Vagas: 18 vagas para mestrado e 18 para doutorado, divididas em duas linhas de pesquisa
Fases da seleção: análise de projeto de pesquisa e entrevista online
Curso presencial e gratuito

Outros PPGs com inscrições abertas para alunos regulares:

Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (primeira etapa até 3 de setembro)
Economia (até 10 de setembro para candidatos estrangeiros)
Políticas Públicas e Desenvolvimento (até 17 de setembro)
Integração Contemporânea da América Latina - mestrado e doutorado (até 24 de setembro)
Relações Internacionais (até 1º de outubro)
Engenharia Civil (até 31 de outubro)