conteúdo

Obrigatórias

publicado 09/06/2020 14h32, última modificação 14/09/2021 12h45
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) / Programa Interdisciplinario de Posgrado en Estudios Latinoamericanos

Disciplinas obrigatórias gerais (para todos os discentes)

1) Práticas e Procedimentos Interdisciplinares 

Ementa: Concepções de ciência e epistemologia. Diálogos entre diferentes paradigmas e instrumentais metodológicos. No domínio teórico-prático, pretende-se superar os modelos de fracionamento da realidade com vistas à reconstrução interdisciplinar das artes de saber. A partir da complexidade dos processos de construção do conhecimento em contexto latino-americano, propor a interação através de experiências concretas por meio da docência compartilhada.

2) Teorias desde e sobre a América Latina

Ementa: O curso examina categorias e paradigmas teóricos configurados com base em abordagens socioculturais latino-americanas em ambientes acadêmicos e escolares, bem como a partir de formas e dispositivos do pensamento indígena e das práticas contra-hegemônicas. Enfoca os variados processos críticos, inter, transculturais e de(s)coloniais, por meio da análise das particularidades histórico-culturais latino-americanas e suas relações Sul-Sul e Norte-Sul.


 

Disciplinas obrigatórias específicas (conforme linha de pesquisa do discente)

1) Linguagens em Convergência (Linha de Pesquisa 'Trânsitos Culturais')

Ementa: A fim de abordar e revisar as modalidades de interação dos sistemas artísticos literários, cinematográficos e audiovisuais latino-americanos, assim como de diagnosticar substanciais transições e inovações derivadas precisamente do intercâmbio aludido/decorrente em contextos transnacionais ao longo de diferentes épocas, a disciplina convoca, a partir de enfoques diacrônicos e sincrônicos, essencialmente a Narratologia transmidiática, os modelos de Intermidialidade e a denominada “Cultura da convergência”. Ademais, estuda as apropriações de memórias e de processos histórico-culturais por diferentes linguagens.

2) Fronteiras - Saberes Socioculturais (Linha de Pesquisa 'Fronteiras, Diásporas E Mediações')

Ementa: Esta disciplina propõe a reflexão sobre a construção, o reconhecimento e os trânsitos dos saberes locais em espaços de fronteira. Parte da análise dos direitos linguístico-culturais à diversidade e dos diálogos interculturais e diaspóricos, decorrentes do contato entre os povos. Orienta-se a captar as peculiaridades e heterogeneidades dos espaços de fronteira, através da observação das mediações socioculturais que resignificam a paisagem/território.


3) Teorias e Práticas da Cultura (Linha de Pesquisa 'Práticas e Saberes')

Ementa: Analisa as repercussões na vida intelectual latino-americana das diferentes tradições filosóficas, estéticas, sociológicas e antropológicas sobre a educação, a arte e a cultura, suas linguagens, práticas e saberes. Apresenta as formas do ensaio latino-americano nos séculos XIX, XX e XXI. Discute a formação, institucionalização, transformações e dilemas dos campos culturais, acadêmicos e científicos na América Latina (séculos XIX-XXI). Abre um diálogo a partir das instituições não acadêmicas na América Latina e seus conflitos, disputas e alianças em volta da cultura e do poder.