Você está aqui: Página Inicial > Institutos > ILAESP > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

publicado 18/05/2022 12h15, última modificação 19/05/2022 14h40
Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP)

Qual é a função do Departamento Administrativo do ILAESP?

O Departamento Administrativo, conforme Regimento Interno do ILAESP, é a subunidade responsável pelo funcionamento dos serviços de expediente administrativo, tais como:

  • Solicitações e encaminhamentos para afastamentos, diárias e passagens para docentes, técnicos e convidados;

  • prestações de contas de viagens autorizadas pelo Instituto;

  • solicitações de infraestrutura para docentes lotados no Instituto;

  • abertura de processos administrativos;

  • aolicitações para contratação de professores substitutos;

  • coordenação e acompanhamento de processos de planejamento, orçamento e gestão das informações do Instituto;

  • atendimento ao público;

  • assessoria à Direção e ao Conselho do Instituto (CONSUNIESP);

  • coordenação e execução dos processos relativos aos atos financeiros e contábeis;

  • solicitação de transporte;

  • gestão do patrimônio e da infraestrutura da unidade;

  • solicitação de materiais de almoxarifado e processos de compras.

 

Qual o telefone de contato e e-mail do Departamento Administrativo?

O Departamento Administrativo atende nos seguintes telefones: (45) 3522-9802 / (45) 3522-9855/ (45) 3522-9521, e pelo e-mail administrativo.ilaesp@unila.edu.br.

 Qual o horário de atendimento do Departamento Administrativo do ILAESP?

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. E, também, pelo whatsapp nesses mesmos dias e horários nos telefones (45) 3522-9802 / (45) 3522-9855/ (45) 3522-9521.

Sou discente, se preciso verificar questões referentes à minha matrícula / trancamento / disciplinas / docentes, o Departamento Administrativo pode me auxiliar?

Todo atendimento aos discentes do ILAESP é feito exclusivamente pela Secretaria Acadêmica do ILAESP, que tem acesso ao SIGAA. Telefones para contato: (45) 3522-9899, e pelo e-mail secretaria.academica.ilaesp@unila.edu.br.

Quais setores estão dentro do ILAESP?

  • Departamento Administrativo (atende aos Docentes e TAEs)

  • Secretaria Executiva (atende à Direção Colegiada, Centros Interdisciplinares e Conselho do Instituto)

  • Secretaria Acadêmica e de Apoio às Coordenações De Curso (atende aos Discentes e Coordenadores de Cursos)

  • Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais - CIIRI (atende aos Docentes e Coordenadores de Cursos referente às atividades de ensino, pesquisa e extensão)

  • Centro Interdisciplinar de Economia e Sociedade - CIES (atende aos Docentes e Coordenadores de Cursos referente às atividades de ensino, pesquisa e extensão)

Sou docente, como faço para solicitar a Progressão/Promoção Funcional?

Deverá enviar um e-mail com todos os documentos necessários para o Departamento administrativo (administrativo.ilaesp@unila.edu.br). Os documentos necessários e o fluxo são encontrados na página da CPPD, clicando Aqui

O Departamento Administrativo abrirá e encaminhará o processo à CPPD para análise e demais providências.

Sou docente e gostaria de solicitar afastamento de curta duração nacional (com ou sem ônus limitado) para participação em eventos ou capacitação, como faço?

Deverá enviar um e-mail com todos os documentos necessários para o Departamento administrativo (administrativo.ilaesp@unila.edu.br). Os documentos necessários para solicitar afastamento de curta duração e o fluxo são encontrados na página do DDPP/PROGEPE, clicando aqui

Com ônus deve-se juntar a solicitação de diárias/passagens - os documentos necessários são encontrados na página da SEDIP/PROAGI, clicando aqui

O Departamento Administrativo abrirá tanto o processo no Sipac, quanto no SCDP, tendo aprovação da Chefia imediata e Direção do Instituto. 

A prestação de contas deverá ser enviada por e-mail ao Departamento em até 05 dias após a data de retorno, contendo comprovantes como ticket de embarque e demais despesas (se houver), certificado do evento ou outro documento de comprovação de participação no objeto do afastamento.

 

Sou docente e gostaria de solicitar afastamento de longa duração (pós doc, Stricto Sensu), como faço?

Deverá enviar um e-mail com todos os documentos necessários para o Departamento administrativo (administrativo.ilaesp@unila.edu.br). Os documentos necessários e o fluxo são encontrados na página da DDPP/PROGEPE, clicando aqui.

O Departamento Administrativo abrirá o processo, solicitará anuência das instâncias internas do ILAESP, e encaminhará ao DDPP/PROGEPE para análise e demais providências.

Sou docente, quais documentos devo cadastrar no SIGAA no início de cada semestre? 

O Docente deverá cadastrar dois documentos no SIGAA:

  1. Plano de Ensino de cada disciplina a lecionar no semestre: acessar o SIGAA, clicar na disciplina, e entrar na opção de cadastrar Plano de Ensino; atentar-se ao prazo estipulado pelo Calendário Acadêmico; após o cadastro, a Coordenação do Curso irá homologar o Plano de Ensino;

  2. PITD do semestre: acessar o SIGAA, entrar na opção Ensino> Plano Individual de Trabalho Docente > meus PITDs > cadastrar; após o cadastro, o PITD será homologado pela Direção do ILAESP.

Sou docente, qual o prazo para cadastrar/alterar minhas férias?

Para o primeiro período aquisitivo serão exigidos 12 (doze) meses de efetivo exercício. Depois, a cada 1º de janeiro, o servidor terá direito a um novo período de férias. 

O servidor deverá programar/reprogramar pelo sistema SIGRH, que enviará para homologação da Chefia imediata, que é a Direção do Instituto. O manual de como agendar suas férias poderá ser acessado clicando aqui.

O docente que não possuir Cargo Comissionado, deverá atentar-se ao calendário acadêmico, pois somente é permitida a concessão de férias fora do período letivo. 

O docente que possuir cargo comissionado, deverá acordar com o seu vice para que as férias não coincidam;
Caso não haja vice, ou o mesmo esteja de licença, de acordo com a Resolução COSUEN nº 008/2014, o coordenador deverá verificar com os docentes do curso para substituí-lo.

O que é Consuni?

O Conselho do Instituto (CONSUNI) é o órgão de deliberação superior da Unidade Acadêmica, competindo-lhe supervisionar as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão no âmbito desta;
A página do Consuni poderá ser acessada clicando aqui.

Quando acontecem as reuniões do Consuni ILAESP?

As reuniões do Consuni ILAESP acontecem uma vez no mês, preferencialmente, na primeira terça feira do mês. O calendário de reuniões e os membros do Consuni podem ser acessados aqui.