Você está aqui: Página Inicial > Institutos > ILAESP > Centros Interdisciplinares > Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais - CIIRI
conteúdo

Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais - CIIRI

publicado 05/10/2018 16h46, última modificação 24/04/2023 08h52

Coordenador: Mamadou Alpha Diallo
Gestão: 2022 - 2024


Professor adjunto da UNILA, Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (2015), Mestre em Ciência Política (UFRGS,2011) pela UFRGS e Bacharel em Administração (PUCRS/2008. É Professor dos curso de graduação em Relações Internacionais e Integração. Docente nas pós-graduações lato sensu e stricto sensu em Relações Internacionais da UNILA. Atualmente é oordenador do Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (CIIRI) e coordenador do curso de Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas da UNILA. Atua nas áreas de Política Internacional, Análise das Relações Internacionais contemporâneas, Análise dos conflitos, Guerras e Processos de Integração regionais na África e Oriente Médio e História da África contemporânea. Desenvolve pesquisas no Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira (GTF) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os países do BRICS da UNILA. Tem interesse no estudo de Segurança Internacional, Integração Regional e Formação do Estado na África, Oriente e América do Sul (principalmente na região da Tríplice Fronteira).

 Agenda do Coordenador

 

Vice-Coordenador: Fernando Gabriel Romero

Possui graduação em Licenciatura em Historia (Bacharelado) pela Universidad Nacional del Sur (UNS), Argentina (2001) (homologado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); graduação em Professorado em Historia (Licenciatura) na UNS (2000), mestrado em Desarrollo local y Gestión Territorial (UNS) (2009) (homologado como equivalente a Mestre em Desenvolvimento Econômico, na área de Desenvolvimento Regional e Urbano da UNICAMP), e doutorado em Historia pela Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina (2013) (homologado pela UNICAMP). Atualmente é professor de magistério superior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Professor Adjunto, Nível III) (UNILA) no curso de graduação de Relações Internacionais e Integração, a Especialização em Relações Internacionais Contemporáneas (RIC) (pós-graduação lato sensu), a Especialização Integração Paraguai-Brasil: relações bilaterais, desenvolvimento e fronteras (pós-graduação lato sensu) e no Mestrado em Relações Internacionais (pós-graduação stricto sensu) da mesma universidade. Também é vice-coordenador da Especialização em RIC da UNILA, diretor do Colectivo de Estudios e Investigaciones Sociales (CEISO), Argentina; pesquisador externo na UBA do Centro Interdisciplinario de Estudios Agrarios (CIEA); membro do colégio de pós-graduação da Fac. de Agronomia da Universidad de la Republica (Uruguai); líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais (GIEPTALC), assessor do Centro de Estudos sobre as Américas da Nanjing Agricultural University (República Popular China) e integrante do Conselho Coordenador de Pesquisadores sobre Movimento Estudantil (Argentina). Tem experiência nas áreas das Relações Internacionais, Historia e Sociologia, com ênfase em Relações do Comércio; investimento estrangeiro; e Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: imperialismo e capitais transnacionais na Latino-América, movimentos sociais latino-americanos e questão agraria, e relações entre Ásia e América Latina. Categoria no Sistema de incentivos de Argentina: III (três).

 

Sobre o CIIRI

 O Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (CIIRI) compõe a estrutura do ILAESP, com competência acadêmica própria para o planejamento, organização e execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão, priorizando a cooperação entre outros Centros congêneres da UNILA.

Integram o CIIRI os cursos de Graduação:

 

Pós-graduação:

 


(clique nos links para abrir em uma nova janela)

 

 

 

Gestões anteriores

2020-2022 - Coordenadora Maíra Machado Bichir| Vice-coordenador Mamadou Alpha Diallo