Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade > Infraestrutura de Pesquisa

Infraestrutura de Pesquisa

publicado 07/10/2021 16h44, última modificação 11/07/2022 15h30

A UNILA conta com laboratórios de pesquisa instalados nos campi da UNILA-JU e UNILA-PTI e também com laboratórios didáticos instalados no Jardim Universitário (JU) que dão apoio às atividades de pesquisa. Abaixo segue descrição detalhada dos laboratórios de pesquisa utilizados pelos docentes do Curso de Ciências Biológicas:

1. Laboratórios de pesquisa localizados no campus PTI, no Edifício das Águas

1.1. Sala de triagem e preparo de material

A sala de triagem (44,10 m²) é utilizada de forma compartilhada pelo Herbário e pelos Laboratórios de Entomologia e Biologia Molecular. A sala de triagem inclui duas bancadas, um freezer horizontal, duas mesas de escritório, seis cadeiras de escritório, uma lupa, um computador com acesso a rede de internet, uma capela para manutenção de gases tóxicos, 10 caixas organizadoras e uma estufa para exsicatas.

1.2. Herbário

O herbário da UNILA possui uma sala de coleção seca (13,50 m²), onde está inserido o acervo de exsicatas em 40 caixas organizadoras, inseridas em seis armários abertos de aço, também possui uma mesa, uma cadeira, um computador acesso a rede de internet, um ar-condicionado e um desumidificador. Atualmente existem 4050 exsicatas registradas no acervo do herbário da UNILA.

1.3. Coleção entomológica, com climatização e armários entomológicos

1.4. Laboratório de Biologia Molecular

O Laboratório de Biologia Molecular possui duas bancadas laterais e uma central, instalação elétrica adequada e gás encanado. Este laboratório conta com micropipetas, microcentrífuga, termociclador, equipamentos para realização de eletroforese, um freezer e dois computadores. No ano de 2018 foi ampliado, passando a contar com duas geladeiras, um freezer, um microondas e uma máquina de gelo em escamas. Também está disponível para uso geral, um freezer -80ºC para conservação de amostras biológicas para análises moleculares. Neste laboratório são realizadas pesquisas na área da biotecnologia que envolvem diversos princípios e técnicas que permitem analisar o material genético dos organismos, a partir de processos de replicação, transcrição e tradução do material genético e a regulação destes processos. O desenvolvimento da biologia molecular permitiu diversas aplicações, como o diagnóstico de doenças genéticas e patologias, o melhoramento genético animal e vegetal, e a genética forense.

1.5. Laboratório de Ecologia da Paisagem

O Laboratório de Ecologia da Paisagem possui cinco equipamentos de informática e licenças dos softwares ArcGIS 10.3, Idrisi Selva e Envi 5.0, para tratamento de dados geoespaciais. Contribui com projetos em temas ligados aos efeitos da fragmentação e da estrutura da paisagem sobre as comunidades vegetais e animais, modelagem da dinâmica dos usos das terras e métodos de análise espacial aplicados à biogeografia;

1.6. Laboratório de Limnologia

No Laboratório de Limnologia são realizadas pesquisas de questões ecológicas referentes ao funcionamento de corpos d’águas continentais, lênticos ou lóticos; que contribuem para o entendimento da estrutura e dinâmica das comunidades biológicas; pesquisas de estudos limnológicos aplicados e de questões ecológicas atuais; monitoramento de ecossistemas aquáticos; análises abióticas e de comunidades biológicas aquáticas; estudo de padrões temporais e espaciais; avaliação de impactos, qualidade e estado ecológico de corpos hídricos; e estudos limnológicos experimentais in situ, em laboratório e aplicados aos múltiplos usos da água; pesquisas de ambientes aquáticos continentais. O laboratório agrega equipamentos para amostragem de dados abióticos e bióticos de uso em campo, bem como equipamentos de análise de qualidade da água e de organismos.

Ele está atualmente instalado no complexo laboratorial do LEAM (Laboratório Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques) tendo um espaço de aproximadamente 30 m² com bancadas laterais de granito, pias com torneira e uma bancada central. O espaço pertence à Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e está cedido para a UNILA dentro de um convênio de cooperação em pesquisa. O laboratório conta com um conjunto de equipamentos relacionados à análise de qualidade de água em campo, material de coleta de organismos aquáticos, além de equipamentos de análise laboratorial, microscopia e análise de dados, quais sejam: i) equipamentos de análise de qualidade da água em campo - contando com uma Sonda Multiparâmetros (Horiba U-51 para análise das seguintes variáveis: temperatura, pH, condutividade elétrica, potencial de óxi-redução, sólidos totais dissolvidos e turbidez) e um GPS; ii) material de coleta de organismos aquáticos - redes de coleta de fitoplâncton, zooplâncton, macroinvertebrados aquáticos e peixes com diferentes malhas, garrafa de Van Dorn e Dragas de coleta de bentos; iii) equipamentos de análises laboratoriais – um turbidímetro de bancada, uma geladeira, uma BOD para cultivo de algas, uma mufla, uma capela para manipulação de amostras e duas estufas (sendo uma com ventilação forçada); iv) equipamentos de microscopia – sendo um estereomicroscópio marca Zeiss e um microscópio marca Zeiss Axiolab, ambos acoplados a sistemas de captura de imagens; v) para amparar o processamento de dados o laboratório conta com uma workstation conectada a cada um dos sistemas de captura de imagens, além de outros computadores utilizados exclusivamente em análises. Além desses equipamentos que pertencem à UNILA e estão cedidos permanentemente ao Laboratório de Limnologia, o convênio com Itaipu e FPTI disponibiliza alguns equipamentos para uso conjunto, os quais ficam dentro do laboratório, sendo: um molinete fluviométrico para medição de correnteza da água e vazão, um microscópio marca Zeiss Scope com sistema de captura de imagens e um equipamento de pesca elétrica tipo “backpack” para uso em campo. Os convênios com a Itaipu Binacional e FPTI garantem a compra de material de consumo utilizado no laboratório, desde frascos para armazenamento de amostras, reagentes para todas as análises e vidraria em geral.

1.7. Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura

No Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura são realizadas pesquisas na área de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise por sonda de Raios X (EDX/EDS) em diferentes materiais, incluindo amostras biológicas, cuja tecnologia permite a obtenção de informações estruturais e químicas de amostras diversas, como a de avaliar a microestrutura de materiais e correlacioná-las a propriedades e defeitos. Apesar da complexidade dos mecanismos para a obtenção da imagem, o resultado é uma imagem de muito fácil interpretação. Diante desse potencial, o MEV tornou-se um instrumento imprescindível nas mais diversas áreas: Eletrônica, Geologia, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciências da Vida e outras, visto a sua interdisciplinaridade.

Ele possui uma ante sala para preparo de amostras contendo ductos de gases (argônio e CO2), e demais equipamentos necessários para preparo das amostras como metalizadora e ponto crítico.

2. Laboratórios de pesquisa no Jardim Universitário

2.1. Laboratório de  Biogeografia e Macroecologia

o Laboratório de  Biogeografia e Macroecologia conta com quatro equipamentos de informática para a montagem de banco de dados de ocorrência das espécies, análises estatísticas, geoprocessamento e análises evolutivas. Os quatro computadores contam com licenças do ESRI ArcGIS 10.6;

2.2. Laboratório de Biotecnologia Ambiental

O Laboratório de Biotecnologia Ambiental (Prédio do Ginásio - Sala G-011) é utilizado para análises microbiológicas de amostras ambientais (solo e água). Nele são realizadas pesquisas e experimentos na área de processos biotecnológicos, como produção de compostos (enzimas, vitaminas e outros) em biorreatores, análises de purificação e quantificação de produtos biotecnológicos, experimentos de biodegradação e biorremediação e análises na área de parasitologia. Pesquisa que procuram prevenir ou resolver problemas envolvendo a contaminação ambiental, uma área que abrange a utilização e aplicação de diversas técnicas biológicas visando a promoção do meio ambiente. Entre elas: biomarcadores, bioenergia, biorremediação e biotransformação.

O laboratório está equipado com Microscópio Biológico Binocular Zeiss Primostar; Microscópio Estereoscópio Binocular Nikon C-Leads; Cabine de segurança biológica (fluxo laminar) Simblab; autoclaves horizontal Digitale; Leitor de microplacas Flashscan 530 Analitk; Espectrofômetro UV/VIS 200 a 1.000 mm (Weblabor); Estufa de secagem e esterilização Lucadema; Freezer vertical Consul; Refrigerador duplex frost free Brastemp; B.O.D sem fotoperíodo (incubadora) Lucadema; Balança analítica Even; Balança semi-analítica Even; Forno de micro-ondas Brastemp; Capela de exaustão de gases Sppencer.

2.3. Laboratório de Histologia e Microscopia

O Laboratório de Histologia e Microscopia está dividido em 3 espaços:

Sala 1 - Sala de preparo de material para histologia equipada com duas geladeiras, um freezer, uma estufa de secagem, uma autoclave, uma centrífuga mini-spin, uma centrífuga para tubos falcon, um banho histológico, um vibrátomo, um micrótomo, uma capela de exaustão, dois agitadores magnéticos, uma balança semi-analítica, um banho ultrassônico.

Sala 2 - Sala de cultivo celular equipada com uma câmara de fluxo laminar e duas estufas de CO2

Sala 3 - Sala de Microscopia equipada com um microscópio trinocular de campo claro com sistema de captura de imagens (zeiss Primotech), um microscópio binocular (zeiss primo-star), dois estereomicroscópios Zeiss, dois microscópios de fluorescência, campo claro e contraste de fase (Nikon), um microscópio invertido de fluorescência, campo claro e contraste de fase (Nikon), uma estufa de secagem, um BOD com fotoperíodo.

2.4. Laboratório de Coleções Científicas em Via Úmida

O Laboratório de Coleções Científicas em Via Úmida é formado por três espaços independentes e todos climatizados com aparelhos de ar-condicionado do tipo slip. A ante-sala é utilizada para as atividades de curadoria da coleção e também como espaço do Laboratório de Ecologia de Metacomunidades (LEMet). A ante-sala está equipada com dois computadores, mesas, cadeiras, prateleiras, armários, bancada, duas geladeiras, um microndas e dois microscópios estereoscópicos. Os outros dois espaços são destinados a Coleções Científicas em via-úmida, sendo um espaço para a coleção de Anfíbios e Répteis e o outro espaço para Peixes. As salas das coleções estão equipadas com prateleiras e aparelhos de ar-condicionado e exaustores;

2.5. Laboratório de Biodiversidade

Compreende um espaço multiusuário com 150 m², dividido em seis espaços: (i) uma sala climatizada para criação de insetos (2,86 m²), com ar-condicionado e estantes; (ii) uma sala de experimentação (9,65 m²), com lâmpadas e controle de fotoperíodo que permitem a realização de experimentos simples em biologia vegetal (germinação, crescimento, etc.); (iii) um depósito de 2,87 m²; (iv) uma sala de microscopia (21,04 m²), com cinco microscópios estereoscópicos, bancadas e armários para gavetas entomológicas (não é uma coleção; manutenção de material em estudo); (v) uma sala de microscopia com uma workstation, um microscópio óptico e um microscópio estereoscópico. Os dois equipamentos contam com sistema de captura de imagens e softwares comerciais para fusão de imagens obtidas em vários focos. A temperatura e umidade no ambiente são controlados por aparelhos de ar-condicionado e desumidificadores; (vi) uma sala compartilhada (106,07 m²), com bancadas, armários, pias, estantes de aço, escaninhos, etc. O espaço atende demandas diárias de um laboratório de ecologia/ zoologia/ botânica, e conta com os seguintes equipamentos: uma estufa de 500 l, uma workstation para realização de análises que dependem de computadores mais potentes, um freezer vertical, um freezer horizontal, uma geladeira, um aparelho de micro-ondas, duas BODs, uma balança semi-analítica. Dispomos também no laboratório, embora não seja patrimônio da universidade, de um bom gravador TASCAM (embora não tenhamos um bom microfone) e de um gravador AudioMoth capaz de gravar ultrassons (grava entre 8 e 384 kHz).

2.6. O Laboratório de Bioquímica e Microbiologia

É um espaço destinado ao desenvolvimento da área de conhecimento referente à bioquímica, micologia, bacteriologia, parasitologia e biologia molecular. Nele são realizadas pesquisas para análises bioquímicas, especialmente proteínas e enzimas e análises microbiológicas como cultivo de bactérias e fungos. É constituído por um único espaço subdividido em área de cultivo, microscopia e biologia molecular. Atende ao ensino e pesquisa dos cursos de graduação especialmente Ciências Biológicas e Biotecnologia e aos Programas de pós-graduação de Biodiversidade Neotropical e Biociências.

O laboratório possui aproximadamente 60 m², com capacidade para 40 usuários sentados, ambiente climatizado, dispondo de quatro aparelhos de ar-condicionado tipo Split; duas bancadas longas com acesso ao bico de Bunsen, uma bancada de apoio próximo às cabines de segurança biológica e uma bancada com armário próximo a área de biologia molecular. Possui também duas pias de uso geral, uma pia específica para uso da biologia molecular, duas mesas de escritório com três cadeiras, um armário tipo escaninho para uso pessoal dos usuários, quatro armários altos de duas portas, um armário baixo de duas portas e um chuveiro lava-olhos manual.

O laboratório está equipado com os seguintes itens: duas cabines de segurança biológica Nível 2, uma estufa de incubação tipo BOD, uma geladeira duplex, um freezer, duas estufas de incubação de bancada, uma microcentrífuga refrigerada, uma centrífuga refrigerada, um fotodocumentador, uma cuba de eletroforese, dois termocicladores, uma fonte de eletroforese, um banho seco tipo termobloco, uma mini centrifugada tipo Minispin, um nanodrop, um microscópio PrimoStar, Zeiss, um espectrofotômetro e dois computadores.

2.7 Sala de Preparo

A sala de preparo é um espaço destinado à preparação de material, incluindo pesagem, esterilização, estoque e lavagem. Atende aos laboratórios de pesquisa do prédio do ginásio da UNILA-JU. Espaço físico com aproximadamente 20 m². Possui uma capacidade para 8 alunos. É um espaço climatizado dispondo de dois aparelhos de ar-condicionado tipo Split, uma bancada para preparo de material, uma pia de uso geral e três armários altos de duas portas.

O espaço está equipado com: um deionizador de água, uma balança semi-analítica, uma balança analítica, um freezer, duas geladeiras duplex, um freezer -80ºC, uma capela, duas autoclaves horizontais, uma estufa de incubação com agitação tipo shaker, uma máquina de gelo, uma estufa de secagem, um pHmetro, um banho-seco tipo termobloco, dois agitadores magnéticos, um agitador de tubos e um micro-ondas.

2.8. Laboratórios Didáticos

Atendem ao curso de graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, apoiando também atividades de Pesquisa. Conta com 8 salas equipadas com bancadas, microscópios estereoscópicos e microscópios binoculares. Além desses espaços, conta com uma Coleção Didática; Sala de Almoxarifado de Reagentes e Sala de "Preparo".

Recursos de Informática

A UNILA possui em todos os campi rede de internet (wi-fi), a qual está disponível para todos os estudantes. Além do wi-fi os estudantes têm a sua disposição uma sala de estudos com seis computadores ligados à internet e a vários computadores instalados nos laboratórios de pesquisa, sendo: um na sala de triagem no PTI, dois no laboratório de Biologia Molecular, cinco no Laboratório de Ecologia da Paisagem, um no Laboratório de Limnologia, quatro no Laboratório de Biogeografia e Macroecologia no JU, um no Laboratório de Biodiversidade e dois no Laboratório de Coleções Científicas em via úmida.

Há também a possibilidade de acesso aos dois laboratórios de informática do campus da UNILA-JU, somando 56 máquinas, com licenças do ArcGIS e dos módulos Spatial Analyst, Geostatistical Analyst e 3D Analyst, Envi + IDL 5.0 e licença Idrisi Selva disponível para todos computadores ligados à rede da UNILA. Estão disponíveis os QGIS e Ilwis para análise de dados geográficos e o software R para dados estatísticos e os programas da Autodesk;

Outra fonte de recursos de informática disponíveis são os 23 computadores instalados na Biblioteca da UNILA.

Além desses espaços, contamos também com o apoio do Laboratório de Computação de Alto Desempenho, com supercomputador (BULL) com alta capacidade de armazenamento e processamento de dados, poder computacional de 12,16 Teraflops, 1,8 TB de memória global, configuração modular de 404 núcleos de Intel Xeon e 7.040 núcleos de unidades de processamento gráfico, além de um armazenamento de 36 TB.

Biblioteca

A UNILA possui duas bibliotecas (BIUNILA), uma no campus UNILA-PTI e outra UNILA-JU.

A BIUNILA localizada no J.U. (Jardim Universitário - local onde funciona o curso de Ciências Biológicas) ocupa um ampla sala com 526,83 m². O acervo que está organizado em cerca de 90 prateleiras está radicado no espaço central de um ambiente que também disponibiliza:

• 1 balcão de atendimento;
  • Espaço para leitura e estudo (6 mesas redondas, 1 mesa de mapa, 110 cadeiras e 34 estações de estudo, 2 mesas retas no espaço para acessibilidade);
  • 8 salas de estudo em grupo (semi-divisórias);
  • 23 computadores;
  • 90 estantes para livros e 2 armários para conteúdo em mídia digital (CDs e DVDs);
  • Guarda-volumes.

Nesta unidade os principais serviços ocupam os seguintes espaços:

• Área administrativa: 49,43 m²;
  • Área para acervo: 138,75 m²;
  • 8 salas de estudos internas (metragem de cada sala = 7,5 m²), totalizando 60 m².
  • Área total de estudo dentro da biblioteca: 305,79 m².

A BIUNILA localizada no campus UNILA-PTI, está localizada em um edifício de 4.000 m² de área total (incluindo passarelas e jardins internos). Nessa estrutura, que se situa no Bloco 01 do PTI, a área útil da BIUNILA totaliza 2.263 m² onde 1.371 m² constituem-se espaços de uso comum. O ambiente da biblioteca está distribuído da seguinte forma:

• Espaços para leitura e estudo (293 cadeiras, 45 mesas e 83 carteiras);
  • 12 computadores;
  •  Jardim de inverno (Solarium);
  •  Balcão de Atendimento;
  •  Guarda-volumes;
  •  175 estantes de livros e 2 armários para conteúdo em mídia digital (DVDs e CDs)
  •  8 salas de estudo em grupo (externas à biblioteca)

Nesta unidade os principais serviços ocupam os seguintes espaços:

• Área administrativa : 360 m²;
  • Área para acervo: 531 m²;
  • Área de estudo dentro da biblioteca: 543,8 m²;
  • Área de estudos externa (metragem de cada sala = 13,15 m²) totalizando 105,2 m².

Além de todo o acervo digital e os portais signatários já mencionados, a biblioteca localizada no campus Jardim Universitário conta com livros, periódicos e multimeios.

Tanto a base de e-books como o portal Capes podem ser acessados remotamente via proxy.

Sobre periódicos, a UNILA é signatária do Portal Capes, sendo disponível o acesso pelo site da UNILA <https://portal.unila.edu.br/biblioteca/bases-de-dados/portal-capes>.

Sobre base de e-books, a UNILA é signatária da E-brary da Proquest, com 82.958 títulos, sendo disponível o acesso pelo mesmo site através do atalho “Pesquisa Online”.

A BIUNILA oferece os seguintes serviços: 29 links de acesso a Bibliotecas Digitais/Virtuais de acesso aberto; acesso também à base de periódicos Web of Science (Thompson-Reuters), plataforma Jstor, Scielo, além das plataformas de acesso aberto.

Deve ser mencionado que abrangendo os dois campus da Universidade (Jardim Universitário e Parque Tecnológico de Itaipu) a instituição conta com o montante de 19.902 títulos e 76095 exemplares, valendo destacar que desses, 62 títulos e 4.330 exemplares são específicos para a área de Ciências Biológicas.