Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico - SACT > Laboratórios de Pesquisa > Herbário Evaldo Buttura - Herbário EVB

Herbário Evaldo Buttura - Herbário EVB

publicado 20/10/2020 08h47, última modificação 17/05/2023 15h42

Sobre o laboratório

O Herbário Evaldo Buttura é um ambiente multiusuário que surgiu a partir da recuperação do inventário florístico na área de abrangência da Hidrelétrica de Itaipu Binacional, oriunda de uma coleção de plantas histórica, com mais de 40 anos, no Ecomuseu desta Hidrelétrica. Além disso, o Herbário EVB conta com um vasto acervo de  plantas atuais  de distribuições recorrentes na região Oeste do Estado do Paraná, mais especificamente, no Parque Nacional do Iguaçu. Através da junção histórica do passado com o presente, o herbário EVB tem apresentado um acervo único de plantas e tem agido diretamente na capacitação de profissionais para a coleta, gestão de coleções e identificação botânica. Desse modo, a existência de um Herbário na UNILA  é importante para a qualificação de profissionais, assim como para o auxílio de pesquisadores e estudantes na produção e gestão do conhecimento da flora regional, trabalhando diretamente no tripé da Universidade que está regido pelo ensino, pesquisa e extensão.

Natureza das atividades desenvolvidas no laboratório

• Atividades de P&D;
  • Prestação de serviços tecnológicos;
  • Suporte para atividades de ensino;
  • Suporte nas atividades de extensão universitária.

Principais técnicas do laboratório

• Processo de coleta;
  • Herborização; e,
  • Digitalização da coleção botânica.

Áreas de atuação

• Botânica;
  • Taxonomia de Angiospermas;
  • Ecologia Vegetal;
  • Ensino de Botânica.

Principais equipamentos

• Estufa artesanal;
  • Geladeira;
  • Umidificador,
  • Monitor e CPU.

Coordenação*

Docente responsável E-mail
Dra. Laura Cristina Pires Lima
Dra. Giovana Secretti Vendruscolo

* Nomeada pela Portaria nº 1/2023/Sact, com publicação no Boletim de Serviço nº 25, de 08 de Fevereiro de 2023.

Bloco 4, Espaço 2, Parque Tecnológico Itaipu.