conteúdo

Sobre o Curso

publicado 08/12/2017 12h06, última modificação 16/01/2019 13h29
O bacharelado em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade tem uma prática interdisciplinar, passando por todos os cinco eixos de conteúdos básicos obrigatórios no Brasil

Perfil do curso

O Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ecologia e Biodiversidade foi pensado para promover ao aluno uma sólida formação disciplinar e oferecer oportunidades para a prática da interdisciplinaridade, tendo como eixo norteador os assuntos relacionados à Ecologia e à Biodiversidade dos Biomas da América Latina e Caribe, sem prejuízo do caráter universal do conhecimento científico.

O curso oferece 56 disciplinas obrigatórias, além de 33 optativas, das quais aproximadamente 50% se relacionam à ênfase em Ecologia e Biodiversidade. Além disso, sua estrutura curricular denota o caráter universal do curso, permeando de maneira relativamente equitativa todos os cinco eixos de conteúdos básicos obrigatórios, exigidos para os cursos de ciências biológicas no Brasil.

 

Perfil do egresso

O egresso do curso de Ciências Biológicas da UNILA será consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação, manejo, restauração e uso responsável da biodiversidade, particularmente dos biomas latino-americanos, analisando e respeitando as políticas de sua profissão, de meio ambiente e de gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas. O egresso se tornará um agente transformador da realidade, na busca de melhoria da qualidade de vida. A ênfase em Ecologia e Biodiversidade propiciará o entendimento dos padrões da biodiversidade e o conhecimento dos processos evolutivos e ecológicos que a geram e a mantêm.

 

Mercado de trabalho

O biólogo poderá orientar, dirigir, assessorar e prestar consultorias a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, relacionadas à gestão, conservação, manejo e inventário da biodiversidade e dos recursos naturais. Poderá trabalhar com planejamento, monitoramento, controle e gestão ambiental, além de lidar com análises, perícias e diagnósticos laboratoriais e emissão de laudos em áreas específicas de sua atuação. Poderá, ainda, atuar como pesquisador, de instituições públicas e privadas de pesquisa, e como docente de instituições superiores de ensino, especialmente após uma pós-graduação.