Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico - SACT > Laboratórios de Pesquisa > Coleção Entomológica Danúncia Urban - CEDU UNILA

Coleção Entomológica Danúncia Urban - CEDU UNILA

publicado 20/10/2020 08h09, última modificação 18/05/2023 15h37

Histórico

Em 2010, foi fundada a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, tendo o curso de Ciências Biológicas-Ecologia e Biodiversidade como um dos primeiros ofertados. A coleção entomológica da instituição começou pela organização do conjunto de espécimes trazidos pelos pesquisadores da área resultados dos seus projetos de pesquisa em outras regiões e material coletado na região. Desde o início da organização da coleção houve a colaboração de estudantes de Ciências Biológicas, especialmente como parte de seus estágios obrigatórios, onde tiveram suas primeiras experiências com atividades de curadoria de coleções entomológicas.

Em 2017, os docentes da área participaram da fundação do Mestrado em Biodiversidade Neotropical, que ampliou as atividades de pesquisa em entomologia na região da tríplice fronteira de Argentina, Brasil e Paraguai, resultando no crescimento da coleção com espécimes testemunho dos projetos.

Em 21 de maio de 2021 foi realizado o evento de atribuição do nome oficial à coleção da UNILA, passando a se chamar Coleção Entomológica Danúncia Urban, em homenagem à renomada pesquisadora da taxonomia de abelhas neotropicais, que nasceu em Curitiba, Paraná, em 13 de maio de 1933 e dedicou 60 anos de sua vida ao estudo da diversidade de insetos na Universidade Federal do Paraná, tendo publicado mais de 100 artigos científicos, 11 capítulos de livros e descrito 20 novos gêneros e 300 novas espécies, além de ter contribuído para a formação de vários dos atuais docentes da área na UNILA.

Convite para nomeação da Coleção Entomológica Danúncia Urban

A mesa do evento foi formada pelos presidentes da Sociedade Brasileira de Entomologia e da Sociedade Brasileira de Zoologia, além de representantes da Rede Paranaense de Coleções Biológicas - Taxonline, da Fundação Araucária, da Itaipu Binacional e da Reitoria da UNILA e contou com a emocionante participação da homenageada.

Em atualização da organização, tombamento de espécimes e disponibilização de informações da coleção, com apoio da Fundação Araucária e rede de coleções Taxonline, estão sendo disponibilizados inicialmente dados de cerca de 11000 espécimes, especialmente de abelhas.

A manutenção da coleção tem o apoio técnico da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico, além de pessoas e instituições que colaboraram com a criação, organização e manutenção da coleção.

Coordenação*

Docente responsável E-mail
Dra. Elaine Della Giustina Soares
Dr. Fernando Cesar Vieira Zanella

* Nomeada pela Portaria nº 1/2023/Sact, com publicação no Boletim de Serviço nº 25, de 08 de Fevereiro de 2023.

Localização

Edifício das Águas, Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques, Parque Tecnológico Itaipu.