Atendimento à Saúde
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através do Departamento de Atendimento à Saúde (DEAS), conta com uma equipe de profissionais da área da saúde que atuam como referência para o acolhimento das demandas estudantis referentes a este tema.
O DEAS está situado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Bloco 3, Espaço 2, e atende das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00. Esta equipe é composta por enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem e médico(a), que tem por objetivo atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos.
O DEAS também pode ser contatado pelo através dos telefones:+55 (45) 3522-9808 (esse número também é whatsapp) e +55 (45) 3522-9864 ou ainda pelo e-mail: saude.deas@unila.edu.br.
A atuação do DEAS tem por base a perspectiva da educação em saúde, por meio da qual busca acolher os estudantes, promover e desenvolver ações e atividades no campo da saúde, na direção da construção de saberes e na adesão a hábitos que conduzem a uma melhoria da qualidade de vida dos estudantes, por meio de diferentes estratégias, considerando a diversidade sociocultural do corpo discente da UNILA. Também tem como ação a elaboração e distribuição de materiais educativos em saúde, de livre acesso.
Por não se constituir em um serviço de atendimento clínico em saúde, nos moldes de uma unidade básica de saúde - UBS ou unidade de pronto atendimento – UPA e não estar vinculado ao SUS, o DEAS se propõe a realizar o acolhimento das questões de saúde dos estudantes em livre demanda e orientar quanto ao fluxo de acesso ao serviço de saúde do município, a fim de que possa inserir-se na rede de assistência através da Unidade Básica de Saúde, Saúde da Família ou através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e, deste modo, acessar o atendimento com integralidade.
Sendo assim, o DEAS oferece suporte ao estudante quanto ao acesso ao cuidado em saúde e às políticas públicas de saúde, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de orientações quanto as demandas de cuidado em saúde visando potencializar o processo de autonomia estudantil.
O DEAS oferta uma série de procedimentos para atendimento do estudante, como curativos, aferição de sinais vitais, testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, administração de medicamentos, orientação sobre vacinas etc.
Também é o DEAS que realiza a abertura dos processos de afastamento para tratamento de saúde, trancamento por motivo de saúde, regime de exercícios domiciliares e emite, quando necessário a declaração de entrega de atestados, desde que com a apresentação de um documento comprobatório válido, seja online via central de serviços ou presencialmente.
Rede de Atenção à Saúde em Foz do Iguaçu – Atenção Básica e Urgência e Emergência
O atendimento integral as demandas de saúde do estudante da UNILA é realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, e busca garantir acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Para ter acesso ao SUS é necessário portar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), os estudantes nacionais e internacionais que ainda não o possuírem podem fazê-lo na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência levando consigo os seguintes documentos:
Estudantes Nacionais:
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Cédula de identidade.
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Comprovante de Residência.
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Comprovante de matrícula na UNILA ( pode-se baixar esse comprovante via SIGAA).
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CPF (cadastro de pessoa física).
Estudantes Internacionais:
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CRNM (pode ser o protocolo)
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CPF (Cadastro de pessoa física)
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Comprovante de matrícula na UNILA ( pode-se baixar esse comprovante via SIGAA).
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Comprovante de residência (emitido pela UNILA), para solicitar esse comprovante, deve-se acessar a central de serviços procurar o item “declaração de residência”, fazer o upload de qualquer comprovante disponível e encaminhar sua solicitação, assim emitiremos uma declaração em nome da UNILA e enviaremos a você pela central de serviços.
Os(as) estudantes que já tenham cartão SUS, mas que mudaram de endereço, ou os que tenham vindo de outro estado ou cidade, devem atualizar seu cartão SUS na UBS mais próxima de sua casa, apresentando para isso, os mesmos documentos descritos acima.
Lembrando que a entrada para o serviço de saúde no município se dá, preferencialmente, por meio da Atenção Básica, que compreende as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento à saúde nesta estratégia é territorializado, ou seja, o estudante deve ser atendido na USF/UBS mais próxima de sua residência. As unidades de saúde funcionam em horários diferentes e oferecem uma série de serviços de saúde, sendo necessário informar-se sobre as rotinas disponíveis na UBS de referência do seu bairro, aqui (no fim da página) encontra-se disponível informações sobre as UBS/USFs como endereços e telefones para contato.
Unidades de Atendimento de Urgência e Emergência
Como alternativa à Atenção Básica, caso exista a necessidade de atendimento de saúde fora do horário de atendimento das USF/UBS, em fins de semana e feriados, ou em casos de urgência ou emergência, o estudante poderá se dirigir até a Unidade Pronto Atendimento (UPA) João Samek e Morumbi, que funcionam 24 horas por dia.(A UPA morumbi está fechada para reformas a partir de 06 de novembro de 2023, com previsão de reabertura para 60 dias.)
Vale lembrar que as UPAs atendem conforme a classificação de risco e não por ordem de chegada. Portanto, se o caso clínico for classificado como de baixo risco, o usuário estará sujeito a aguardar o atendimento das demandas mais urgentes que a sua, podendo levar algum tempo para que o mesmo seja atendido.
Endereços e telefones das UPA João Samek e Morumbi:
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UPA João Samek (próximo à Vila A), Rua Iacanga, s/n – esquina com Avenida Silvio Américo Sasdelli. Bairro Jardim das Palmeiras. Telefone: 2105-8000.
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UPA Morumbi Avenida Mário Filho, s/n. Bairro Primeiro de Maio. Telefone: 2105-8080.
A Rede de atendimento às urgências e emergências do município também conta com o Serviço de Transporte Móvel de Urgência (SAMU) e Serviço de Atendimento a Traumas e Emergências (SIATE), que contam com equipe de referência para iniciar o atendimento às demandas de saúde consideradas de risco à vida, in loco, com direcionamento à instituição de saúde de referência para cada caso.
Instrução Normativa Nº 01/2022/PRAE/PROGRAD - Estabelece as diretrizes para licença para tratamento de saúde de discentes no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA - Revogada
Instrução Normativa Nº 3/2022/PRAE/PROGRAD/PRPPG - Estabelece as diretrizes e procedimentos para entrega de atestados sanitários de isolamento por covid-19 e regime de exercícios domiciliares para discentes da graduação e pós-graduação no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino - Americana - UNILA - Revogada
Relatório de atividades - Departamento de Atendimento à Saúde/DEAS - 2022
Informativo para discentes - solicitação eletrônica - versão em português
Informativo para discentes - solicitação eletrônica - versão em espanhol
Guia rápido DEAS 2021 - Versão português
Guia rápido DEAS 2021 - Versão espanhol
Guia rápido DEAS 2021 - Versão francês
Guia rápido DEAS 2021 - Versão inglês
Cartilha sobre o acesso à rede pública de saúde mental de Foz do Iguaçu