conteúdo

La Semana Unilera

publicado 11/05/2020 13h19, última modificação 01/04/2022 16h28
LSU é a newsletter diária da SECOM

O La Semana Unilera (LSU) é o principal veículo de comunicação interna da UNILA. De janeiro até maio de 2014, as edições eram semanais. De maio de 2014 a novembro de 2021, ele foi enviado duas vezes por semana, sempre por e-mail, a professores, técnico-administrativos e estudantes da Universidade.

Desde 8 de novembro de 2021, o LSU conta com edições diárias. Além disso, o conteúdo do informativo também é veiculado pelo Capi App, o aplicativo oficial da UNILA e, um dia antes de seu envio por e-mail, as notas relacionadas à vida acadêmica na UNILA são publicadas na área de informes da comunidade acadêmica e nas páginas do Servidor e do Estudante. As informações sobre eventos, pesquisas e demais oportunidades externas não são publicadas no Portal da UNILA, somente na newsletter, cujas edições ficam disponíveis online.

O La Semana é composto por diversas editorias, que buscam organizar os conteúdos que são direcionados para discentes, docentes ou técnico-administrativos. 

LSU.png
Clique na imagem para acessar a página do LSU.

 

Para solicitar publicação no La Semana
A maior parte do conteúdo do La Semana Unilera é colaborativo, ou seja, as sugestões são enviadas pela comunidade acadêmica através da abertura de um ticket pelo Comunica.

Existe prazo para enviar informações?
Sim, as sugestões enviadas até as 14h serão publicadas na área de informes do Portal da UNILA no mesmo dia – e enviadas na edição do dia útil subsequente.

Existe uma instrução normativa sobre o La Semana?
Sim, a Instrução Normativa SECOM nº 01/2021, que estabelece os procedimentos para solicitação dos serviços de comunicação.

Não estou recebendo o La Semana no e-mail, o que faço?
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação disponibilizou, através de uma API, todos os e-mails institucionais na newsletter do LSU, mas talvez o servidor de e-mail da UNILA, ou você mesmo, por engano, identificou o remetente como spam. Mas você pode assinar a newsletter, usando o e-mail de sua preferência para receber o informativo diariamente – não precisa ser seu e-mail institucional.

 

Editorias do La Semana Unilera

 

Informes

Área destinada a informações administrativas e acadêmicas. Para evitar a repetição de informações, serão priorizados informes que ainda não foram veiculados em edições anteriores, sendo a repetição utilizada apenas em dias alternados. Os informes são publicados diariamente, de segunda a sexta, em dias úteis.

 

Notícias da gente

Espaço destinado a contar histórias sobre integrantes da comunidade acadêmica da UNILA (técnicos, docentes e estudantes). Fatos como premiações, concessão de bolsas de pesquisa, aprovação em programas de pós-graduação, lançamento de livros, entre outras atividades acadêmicas de relevância, serão publicados em formato de nota. Já as atividades que sejam desenvolvidas por unileiros fora do contexto universitário serão divulgadas em formato de matéria. Esta editoria é publicada conforme demanda.

Fique atento! Participação em eventos, via de regra, não entra na editoria “Notícias da gente”. Se você, unileiro, for participar de algum evento externo, seja como palestrante, seja como ouvinte, abra um chamado com antecedência, via Comunica, para que o evento seja divulgado na editora “Fique por dentro”.

 

Destaque do site

Para essa editoria, é selecionada a notícia mais recente veiculada no Portal da UNILA. Publicada sempre que houver notícia nova no site.

 

UNILA em imagens

Editoria voltada a publicação de foto (enviada pela comunidade acadêmica ou produzida pela SECOM) que retrate o cotidiano da Universidade. Publicada até uma vez por semana, quando houver demanda.

 

UNILA nas redes sociais

Nesse espaço, são ressaltadas postagens das redes sociais oficiais da Universidade, ou publicações de outras instituições que destaquem atividades realizadas pela UNILA. Publicação conforme demanda.

 

Eventos da UNILA

Relação dos eventos que serão promovidos pela UNILA, compreendendo o período entre a edição atual e a subsequente do informativo. Publicação diária, desde que existam eventos ocorrendo no dia.

 

UNILA na mídia*

Editoria destinada a destacar matérias sobre a UNILA publicadas pela imprensa local, regional, nacional e internacional.

*Publicada somente às terças e sextas-feiras.

 

Fique por dentro*

Espaço reservado aos eventos, publicação de editais, concursos, cursos, oportunidades, bolsas e outras atividades não promovidas pela UNILA e que possam ser de interesse da comunidade acadêmica.

*Editoria publicada somente às terças e sextas-feiras.

 

E o Informe Extra?

O Informe Extra era um aviso em caráter de urgência que circulava somente nos dias em que não havia edição do La Semana Unilera. Em novembro de 2021, com a implantação do LSU diário, esse serviço foi extinto.

 

"Mas ninguém lê o La Semana! Eu prefiro um Informe Extra, como faço?"
Além das pesquisas já realizadas, que provam o contrário, as duas edições semanais eram acessadas por cerca de 1.300 pessoas, ao longo das primeiras 12 horas do envio de cada edição. Além disso, com a newsletter sendo diária, o Informe Extra não tem mais motivos para ser mantido.

  

Como é feita a gestão do conteúdo?

A equipe de Comunicação Interna da SECOM gerencia a ordem de postagem dessas informações na área de informes do Portal, seguindo as definições da Resolução CONSUN 06/2014.