conteúdo

La Semana Unilera

publicado 11/05/2020 13h19, última modificação 15/09/2021 16h28

O La Semana Unilera é o principal veículo de comunicação interna da UNILA. É enviado semanalmente a professores, técnico-administrativos e estudantes da Universidade, desde 2014, por e-mail. Além disso, o conteúdo do informativo também é veiculado pelo WhatsApp e no Portal da UNILA - na área de informes da comunidade acadêmica e nas páginas do Servidor e do Estudante.

O La Semana é composto por diversas editorias, que buscam organizar os conteúdos que são direcionados para cada público específico, sejam discentes, docentes ou técnico-administrativos. O veículo conta com um índice de leitura de aproximadamente 1.300 leitores por edição, com base nos últimos levantamentos realizados pela SECOM.

 

Para solicitar publicação no La Semana
A maior parte do conteúdo do La Semana Unilera é colaborativa, ou seja, as sugestões são enviadas pela comunidade acadêmica através da abertura de um ticket pelo Comunica.

Existe prazo para enviar informações?
Sim, nos dias de envio (terças e quintas), as sugestões enviadas até as 11h da manhã do dia da publicação poderão ser publicadas no mesmo dia.

Existe uma instrução normativa sobre o La Semana?
Sim, a Instrução Normativa SECOM nº 01/2021 , que estabelece os procedimentos para solicitação dos serviços de comunicação.

Não estou recebendo o La Semana no e-mail, o que faço?
Você deve abrir um chamado para a TI solicitando a inclusão de seu e-mail institucional nas listas, conforme sua categoria (TAE, docente ou discente).

 

Editorias do La Semana Unilera

 

Informes

Área destinada a informações administrativas e acadêmicas, divididas por públicos de interesse (geral - informes que aparecem sempre no topo do informativo; e servidores, docentes, TAEs e estudantes - são os informes que aparecem com uma cor de fundo verde, após os informes gerais).

Para evitar a repetição de informações, serão priorizados informes que ainda não foram veiculados em edições anteriores, sendo a repetição utilizada apenas em dias alternados. Os informes são publicados nas edições de terça e quinta.

 

Órgãos de deliberação superior

Traz informações sobre as reuniões e os principais temas tratados no Conselho Universitário e demais comissões superiores da Universidade. Pode ser publicado tanto às terças quanto às quintas.

 

Notícias da gente

Espaço destinado a contar a história de um integrante da comunidade universitária (técnicos, docentes ou alunos). O texto pode abordar tanto uma atividade acadêmica quanto algo que a pessoa desenvolva em sua vida fora da Universidade. A editoria é publicada quinzenalmente, às quintas-feiras.

 

Destaque do site

Para essa editoria, é selecionada uma notícia do portal da UNILA. Publicada nas edições de terça e quinta.

 

UNILA nas redes sociais

Nesse espaço, são ressaltadas postagens das redes sociais oficiais da Universidade, ou publicações de outras instituições que destaquem atividades realizadas pela UNILA. Pode ser publicado tanto às terças quanto às quintas.

 

UNILA em imagens

Editoria voltada a publicação de foto (enviada pela comunidade acadêmica ou produzida pela SECOM) que retrate o cotidiano da Universidade. Pode ser publicada às terças-feiras ou quintas-feiras.

 

Eventos da UNILA

Relação dos eventos que serão promovidos pela UNILA, compreendendo o período entre a edição atual e a subsequente do informativo. Publicação às terças e quintas.

 

UNILA na mídia

Editoria destinada a destacar matérias sobre a UNILA publicadas por veículos de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Publicada às terças e quintas-feiras.

 

Fique por dentro

Espaço reservado aos eventos, publicação de editais, concursos, cursos, oportunidades, bolsas e outras atividades não promovidas pela UNILA e que possam ser de interesse da comunidade acadêmica.

 

Informe Extra e Listas de e-mails

O Informe Extra será encaminhado, via e-mail institucional e WhatsApp, para divulgar informações que não podem esperar até a próxima edição do La Semana Unilera.

O seu envio é baseado em assuntos especiais ou urgentes para a comunidade interna. Instrução Normativa SECOM nº 01/2021 traz todas as orientações.

 

"Mas ninguém lê o La Semana! Eu prefiro um Informe Extra, como faço?"
Além das pesquisas já realizadas, que provam o contrário, as duas edições semanais são acessadas por cerca de 1.300 pessoas, ao longo das primeiras 12 horas do envio de cada edição. Por isso, o Informe Extra precisa ser usado somente em casos muito necessários. Além disso, o meio de envio de ambos é o mesmo (e-mail institucional).

  

Como é feita da gestão do conteúdo?

A equipe de Comunicação Interna da SECOM gerencia a prioridade dessas informações, seguindo as definições da Resolução CONSUN 06/2014.