conteúdo

La Semana Unilera

publicado 11/05/2020 13h19, última modificação 07/07/2023 09h07
LSU é a newsletter diária da SECOM

O La Semana Unilera (LSU) é o principal veículo de comunicação interna da UNILA. De janeiro até maio de 2014, as edições eram semanais. De maio de 2014 a novembro de 2021, ele era enviado duas vezes por semana, sempre por e-mail, a professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade. Desde 8 de novembro de 2021, o LSU conta com edições diárias.

Um dia antes de seu envio por e-mail, as notas relacionadas à vida acadêmica na UNILA são publicadas na área de informes da comunidade acadêmica e nas páginas do Servidor e do Estudante. Além disso, os destaques do informativo também são veiculados pelo WhatsApp. As informações sobre eventos, pesquisas e demais oportunidades externas não são publicadas no Portal da UNILA, somente na newsletter.

O La Semana é composto por diversas editorias, que buscam organizar os conteúdos que são direcionados para discentes, docentes ou técnicos administrativos. 

LSU.png

 

Para solicitar publicação no La Semana

A maior parte do conteúdo do La Semana Unilera é colaborativo, ou seja, as sugestões são enviadas pela comunidade acadêmica através da abertura de um chamado na Central de Serviços.

Existe prazo para enviar informações?

Sim, as sugestões enviadas até as 14h serão publicadas na área de informes do Portal da UNILA no mesmo dia – e enviadas na edição do dia útil subsequente.

Existe uma instrução normativa sobre o La Semana?

Sim, a Instrução Normativa SECOM nº 01/2022, que estabelece os procedimentos para solicitação dos serviços de comunicação.

Não estou recebendo o La Semana, o que faço?

O LSU é enviado diariamente a toda a comunidade acadêmica da UNILA, via e-mail institucional. Se você não estiver recebendo o La Semana pelo Zimbra ou caso queira cadastrar um e-mail externo para receber o informativo, entre em contato com a SECOM: comunicacao@unila.edu.br.  

Editorias do La Semana Unilera

Informes
Área destinada a informações administrativas e acadêmicas. Para evitar a repetição de informações, serão priorizados informes que ainda não foram veiculados em edições anteriores, sendo a repetição utilizada apenas em dias alternados. Os informes são publicados diariamente, de segunda a sexta, em dias úteis.

Notícias da gente
Espaço destinado a contar histórias sobre integrantes da comunidade acadêmica da UNILA (técnicos, docentes e estudantes). Fatos como premiações, concessão de bolsas de pesquisa, aprovação em programas de pós-graduação, lançamento de livros, entre outras atividades acadêmicas de relevância, serão publicados em formato de nota. Já as atividades que sejam desenvolvidas por unileiros fora do contexto universitário serão divulgadas em formato de matéria. Esta editoria é publicada conforme demanda.

Fique atento(a)! Participação em eventos, via de regra, não entra na editoria “Notícias da gente”. Se você, unileiro, for participar de algum evento externo, seja como palestrante, seja como ouvinte, abra um chamado com antecedência, via Central de Serviços, para que o evento seja divulgado na editora “Fique por dentro”.

Destaque do site
Para essa editoria, é selecionada a notícia mais recente veiculada no Portal da UNILA. Publicada sempre que houver notícia nova no site.

UNILA em imagens
Editoria voltada a publicação de foto (enviada pela comunidade acadêmica ou produzida pela SECOM) que retrate o cotidiano da Universidade. Publicada até uma vez por semana, quando houver demanda.

UNILA nas redes sociais
Nesse espaço, são ressaltadas postagens das redes sociais oficiais da Universidade, ou publicações de outras instituições que destaquem atividades realizadas pela UNILA. Publicação conforme demanda.

Eventos da UNILA
Relação dos eventos que serão promovidos pela UNILA, compreendendo o período entre a edição atual e a subsequente do informativo. Publicação diária, desde que existam eventos ocorrendo no dia.

UNILA na mídia
Editoria destinada a destacar matérias sobre a UNILA publicadas pela imprensa local, regional, nacional e internacional. Publicada preferencialmente às terças e sextas-feiras.

Fique por dentro
Espaço reservado aos eventos, publicação de editais, concursos, cursos, oportunidades, bolsas e outras atividades não promovidas pela UNILA e que possam ser de interesse da comunidade acadêmica. Esta editoria é publicada preferencialmente às terças e sextas-feiras. 

E o Informe Extra?

O Informe Extra era um aviso em caráter de urgência que circulava somente nos dias em que não havia edição do La Semana Unilera. Em novembro de 2021, com a implantação do LSU diário, esse serviço foi extinto.

"Mas ninguém lê o La Semana! Eu prefiro um Informe Extra, como faço?"

Além das pesquisas já realizadas, que provam o contrário, as duas edições semanais eram acessadas por cerca de 1.300 pessoas, ao longo das primeiras 12 horas do envio de cada edição. Além disso, com a newsletter sendo diária, o Informe Extra não tem mais motivos para ser mantido.

Receba os destaques do LSU pelo WhatsApp

Com o objetivo de dar maior visibilidade aos informes veiculados no portal da UNILA e no informativo La Semana Unilera, a SECOM voltou a adotar o WhatsApp como ferramenta oficial de comunicação interna. A iniciativa considera a praticidade, a agilidade e o grande número de usuários do aplicativo, que está presente na rotina de boa parte da comunidade acadêmica da UNILA.

Acesse abaixo os grupos disponíveis: 

             Servidores(as) 
Servidores(as) 1 Acesse aqui
Servidores(as) 2 Acesse aqui
Servidores(as) 3 Acesse aqui
Servidores(as) 4 Acesse aqui
           Estudantes
Estudantes 1 Acesse aqui
Estudantes 2 Acesse aqui
Estudantes 3 Acesse aqui
Estudantes 4 Acesse aqui