conteúdo

Projetos

publicado 06/06/2025 16h17, última modificação 13/11/2025 12h23
Saiba mais sobre os projetos da SECOM

Conheça os projetos da SECOM:

Laboratório de Práticas em Comunicação (LABCOM)

Programa educativo direcionado a estudantes de graduação e voltado para a produção de conteúdos em múltiplas linguagens e canais oficiais da UNILA. Com esse programa, a SECOM coloca-se, também, como espaço de aprendizado interdisciplinar que conecta formação acadêmica e profissional de diferentes áreas com o fazer comunicativo. Além de buscar contribuir para a experiência estudantil na UNILA através da inserção em práticas da comunicação pública.

Bolsistas: Laura Miraidis Quintana Castro, Maria Luiza Rodrigues Gonzaga, Melanie Erai Morales Paz, Maria Eduarda de Oliveira e Renan Andrade Sampaio

 

Memória UNILA

 A comunicação pública, assim como outros setores acadêmicos e administrativos da UNILA, contribui com conteúdos que ajudam a descrever a história da própria Universidade. Os canais de comunicação da UNILA e outras estruturas acadêmicas contam as trajetórias de pessoas e projetos que formam a instituição, além de difundir a memória institucional e a realidade de seu entorno.

Com esse propósito, a Secretaria de Comunicação desenvolveu um projeto para catalogar e difundir conteúdos relacionados à memória institucional da Universidade. Entre as ações previstas, está a criação de uma página no Portal Internacional, onde esses materiais serão reunidos.

Cursos 2025

Realização de oficinas de comunicação para divulgação dos cursos de graduação da UNILA. Trata-se de um projeto de longa duração, com a finalidade de entrega de um pacote de mídia para cada um dos cursos da Universidade.

O objetivo deste trabalho é aproximar o setor administrativo de comunicação da UNILA, a SECOM, dos cursos de graduação da Universidade e assim comunicar a atuação e oportunidades dos cursos aos potenciais estudantes, à comunidade acadêmica e local, e à imprensa. 

Entre os principais resultados da ação destacam-se a atualização da identidade visual do curso e a produção de fotos e de um vídeo promocional, conforme as características de cada curso de graduação. O novo material de divulgação é disponibilizado para cada curso visando contribuir para ampliar o ingresso de novos discentes.

Foto-documental

Documentar através da fotografia, em parceria com o jornalismo e audiovisual, assuntos relevantes para o registro histórico da UNILA, ou representativos em sua identidade única. A exposição “Retratos interculturales UNILA” celebra a diversidade dos estudantes da instituição, evidenciando a riqueza cultural e acadêmica que caracteriza a identidade da universidade. O projeto é uma realização da Secretaria de Comunicação Social da UNILA e tem como objetivo consolidar os conceitos de internacionalização da instituição e apresentar, através da fotografia, os rostos, as expressões e as histórias de estudantes da universidade.