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WhatsApp Institucional

publicado 25/06/2019 15h12, última modificação 04/10/2023 11h28
Esta página visa estabelecer critérios e procedimentos operacionais para a utilização das listas de distribuição de mensagens via WhatsApp que são utilizadas como ferramenta de comunicação interna no âmbito das atividades da Secretaria de Comunicação Social da UNILA, de acordo com as diretrizes aqui estabelecidas e com a Resolução CONSUN 04/2019.

Com o objetivo de dar maior visibilidade aos informes veiculados no portal da UNILA e no informativo La Semana Unilera – enviado diariamente, via e-mail institucional –, e aumentar o acesso a esses conteúdos, a SECOM voltou a adotar o WhatsApp como ferramenta oficial de comunicação interna. A iniciativa considera a praticidade, a agilidade e o grande número de usuários do aplicativo, que está presente na rotina de boa parte da comunidade acadêmica da UNILA. Acesse abaixo os grupos disponíveis: 

             Servidores(as) 
Servidores(as) 1 Acesse aqui
Servidores(as) 2 Acesse aqui
Servidores(as) 3 Acesse aqui
Servidores(as) 4 Acesse aqui
                    Estudantes
Estudantes 1 Acesse aqui
Estudantes 2 Acesse aqui
Estudantes 3 Acesse aqui
Estudantes 4 Acesse aqui


Confira a seguir algumas informações sobre esse serviço:

Quem é responsável pelo envio das mensagens?

A SECOM é o único setor responsável por administrar os grupos de distribuição. Os grupos são fechados, não sendo possível a interação entre os participantes, ou seja, somente o administrador tem autorização para enviar mensagens nesses canais. Essa medida visa garantir o cunho estritamente informativo, evitando, assim, o excesso de mensagens recebidas. A pertinência ou adequação dos conteúdos será determinada pela SECOM, que fica responsável por centralizar e distribuir os avisos encaminhados pelas unidades administrativas.

O que exatamente é enviado pelo WhatsApp?

O WhatsApp é utilizado como complemento ao La Semana Unilera. Então, todo o conteúdo de interesse geral da Universidade e que tenha sido divulgado previamente no LSU também é veiculado por este canal. Como os informes enviados pela SECOM são replicados, ainda, no portal da UNILA, esses links serão compartilhados, pelo WhatsApp, com um breve resumo das informações.

O La Semana Unilera vai deixar de existir?

Não. O WhatsApp é apenas um serviço extra. O uso dessa ferramenta não substitui a leitura do La Semana Unilera, onde serão publicados os informes. Além disso, conteúdos que integrarem as editorias “UNILA em imagens”, “Destaque do site”, “Eventos da UNILA”, “Fique por dentro”, entre outras, não serão compartilhados via WhatsApp. Por isso, leia o La Semana!

Quero que meu informe seja enviado pelo WhatsApp. Como faço?

Como o objetivo principal dos grupos no WhatsApp é de alertar a comunidade sobre as novas edições do La Semana Unilera, a organização da mensagem distribuída por este novo veículo seguirá as mesmas linhas do LSU. Dessa forma, será a equipe de Comunicação Interna da SECOM que gerenciará a prioridade dessas informações, seguindo as definições da Resolução CONSUN 04/2019. Para enviar seu informe para publicação tanto no La Semana quanto no WhatsApp, basta acessar a Central de Serviços e cadastrar sua solicitação na categoria LSU/Comunicação Interna.

Por que os grupos foram separados por categoria (servidores/as e estudantes)?

Os informes são enviados para todos os grupos, tanto de servidores quanto de estudantes, por meio da ferramenta “Comunidades”, do WhatsApp. Em casos de avisos específicos para um determinado público, o envio da mensagem será então segmentado.

Eu sou servidor e estudante da UNILA. Posso entrar em mais de um grupo?

Sim. Contudo, mesmo que você entre em grupos de duas categorias distintas, pode acontecer de você receber conteúdos repetidos.

E o Capi App?

Devido a questões técnicas e operacionais, e considerando a volta do envio de mensagens pelo WhatsApp no âmbito da SECOM, o Capi App foi extinto.