Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Comunicação Social - SECOM > Multimídia > Espaço Mirante UNILA > Contexto universitário para as mulheres

Vida Universitária

Contexto universitário para as mulheres

Texto elaborado para a semana do Dia Internacional da Mulher traz uma reflexão sobre a presença das mulheres no ambiente acadêmico, a partir de fotos disponíveis no Flickr da UNILA.
publicado: 06/03/2024 15h57, última modificação: 28/03/2024 16h37

fototbt1.pngEste texto é resultado de uma busca feita no acervo de fotos disponível no Flickr da UNILA. Ele traz fotografias com o registro da presença das mulheres em diversas atividades da vida acadêmica. E, como as fotos demonstram essas mulheres nos espaços da Universidade, é sobre isto que queremos falar nesta semana que marca o Dia Internacional da Mulher: o contexto universitário para as mulheres.

Especificamente na UNILA, a primeira coisa que podemos comemorar por aqui é a variedade de nacionalidades e povos, que propiciam um cenário de diversidade que interconecta mulheres de diferentes culturas e que trazem em sua bagagem múltiplas experiências de vida. Também há, aqui, o encontro de trajetórias e movimentos históricos de luta feminista na América Latina e Caribe, que se cruzam nos arredores universitários, gerando um ambiente de troca, mobilização e aprendizado.

Os avanços das mulheres no âmbito da UNILA e de todas as universidades públicas, nas últimas décadas, também insurgem em movimentos que convocam e provocam mudanças para romper com os limites da desigualdade de gênero impostos às mulheres nos espaços administrativos e acadêmicos. As lutas por mais representatividade das mulheres em lugares de decisão; a equidade na distribuição da carga de trabalho; o reconhecimento da dupla e da tripla jornada para estudantes, servidoras técnico-administrativas, docentes e pesquisadoras, como uma questão de política pública; o direito ao lazer, à cultura e a uma vida digna são pautas que atravessam a todas nas universidades e que refletem desafios diários coletivos, institucionais e individuais.

E, neste cenário, o mês de março é uma grande oportunidade para visibilizar as pautas das mulheres no contexto universitário; para dividir com outras mulheres as nossas inquietações; para lutarmos juntas por um espaço seguro; para nos reconhecermos na nossa diversidade e no direito de termos uma vida plena, dentro e fora dos muros da Universidade.

Texto: Secretaria de Comunicação Social (SECOM) e Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE)

fototbt2.png  fototbt3.png

fototbt4.png   diamulher.png  fototbt6.png