Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Atividades da Reitoria
conteúdo

Institucional

Atividades da Reitoria

Confira algumas das principais ações desenvolvidas pela gestão da UNILA entre os dias 5 e 11 de outubro.
publicado: 11/10/2023 16h06, última modificação: 11/10/2023 18h57

Reunião da PRPPG com a APG Arandu

No dia 5 de outubro, no Jardim Universitário, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) realizou a primeira reunião com a Associação de Pós-Graduandos(as) da UNILA - APG Arandu, visando à construção de diálogos sobre pautas pertinentes para promover melhorias aos(às) estudantes da pós-graduação.

Entre os encaminhamentos decorrentes da reunião, estão o apoio da PRPPG à participação da APG Arandu no 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (Conap), que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, em Recife; a proposta de organização de uma Semana de Recepção Integrada dos PPGs; a ampliação da Bolsa Integração para a pós-graduação; a participação da APG em acordos de cooperação e convênios; e a viabilidade de criação de um espaço de convivência e acolhimento da pós-graduação, a Sala Arandu de Pós-Graduação.

Seminário Internacional do IMEA

A nova gestão do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) promoveu, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, o primeiro Seminário Internacional do Instituto. Com o tema “Sentipensar os Estudos Transdisciplinares e Encontros de Saberes”, o evento foi realizado no Jardim Universitário e reuniu mestres dos saberes tradicionais de vários países. Saiba mais...

Visita de estudantes da Universidade Nacional de Assunção

Uma parceria entre a PRPPG e o curso de Engenharia de Energia da UNILA promoveu, no dia 9 de outubro, a visita de 62 alunos e dois professores do curso de Engenharia de Energia da Universidade Nacional de Assunção (Paraguai), aos laboratórios da UNILA e do PTI, para dar início a colaborações e intercâmbios entre as duas instituições.

A PRPPG apoiou o curso de Engenharia de Energia da UNILA no recebimento da comitiva do Paraguai, pois compreende que "esse tipo de atividade proporciona a divulgação da pós-graduação para estudantes do país vizinho, despertando neles o interesse de virem estudar conosco", comentou o pró-reitor adjunto da PRPPG, Rodrigo Monteiro Eliott.

Reunião com reitores de Universidades Indígenas Latino-Americanas

No dia 10 de outubro, a Reitoria da UNILA recebeu em seu gabinete, no PTI, a visita de reitores de Universidades Indígenas Latino-Americanas. Eles estiveram presentes em Foz do Iguaçu para participar da mesa-redonda "Saberes Avançados da RUIICAY (Red de Universidades Intreculturales, Indígenas y Comunitarias de Abya-Yala)", que integrou a programação do Seminário Internacional do IMEA. 

Participaram do encontro, Márcia Mandepora Chundary, ex-reitora da Universidad Indígena Boliviana Comunitária Intercultural Productiva Guarani y Pueblos de Tierras Bajas "Apiaguaiki Tupa"; Luis Fernando Sarango Macas, ex-reitor da Universidad Intercultural de las Naciones y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi"; Abraham Leonardo Tito Herrera, reitor da Universidad Indígena Boliviana Aymara "Tupak Katari"; Ilenia Arllery García Peralta, reitora da Universidad de las Regiones Autónomas de la Costa Caribe Nicaragüense; Antonio Ramirez Trigo, reitor da Universidad Indígena Quechua "Casimiro Huanca"; e Libio Palechor, ex-reitor da Universidad Autónoma, Indígena e Intercultural.

EDUNILA é finalista do 9º Prêmio ABEU

Pelo terceiro ano consecutivo, a EDUNILA foi indicada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) como finalista do 9º Prêmio ABEU. Desta vez, na categoria Ciências Naturais e Matemáticas, com o livro "Guia etnotaxonômico ilustrado das abelhas sem ferrão da Tríplice Fronteira (Argentina, Paraguai, Brasil)", de Fernando Zamudio e Leopoldo Jesús Alvarez. Esta publicação é fruto da parceria da EDUNILA com a Universidade Nacional de Córdoba. A ordem classificatória na categoria será conhecida durante a cerimônia de entrega do Prêmio, no dia 17 de novembro.

Evento "Democracia en la Frontera”

A reitora Diana Araujo Pereira, o vice-reitor Rodne de Oliveira Lima e a chefe de Gabinete Senilde Alcantara Guanaes participaram do evento "Democracia en la Frontera: Aspectos históricos y realidades contemporáneas", realizado no dia 5 de outubro, na Unioeste - Campus Foz do Iguaçu. A atividade marcou o Dia de Luta pela Democracia Brasileira, e teve a mediação do professor Carlos Bauer, da UNILA, além da presença de Daniel Pereira Mujica, assessor do prefeito de Ciudad del Este, e de Ian Vargas, diretor do Fozhabita.

Diálogo com a comunidade discente

Nesta quarta-feira (11), pela manhã, a reitora Diana Araujo Pereira, o vice-reitor Rodne de Oliveira Lima e outros membros da gestão da UNILA estiveram no Jardim Universitário para conversar com os(as) estudantes em mobilização. Na ocasião, a Reitoria colocou-se à disposição para dialogar e pediu contato com o comitê de greve. O movimento informou que a decisão será tomada em assembleia, na noite desta quarta.

Além disso, a gestão da Universidade informou que a segunda reunião aberta da Reitoria com estudantes foi transferida para o dia 20 de outubro, às 16h30, no JU, devido à coincidência com a data da assembleia estudantil.