conteúdo

Solicitação Mudança

publicado 07/08/2019 17h05, última modificação 07/08/2019 17h05

Podem solicitar mudanças no SIG apenas gestores das macro-unidades. As solicitações devem ser cadastradas no SIPAC > Portal Administrativo > Requisições > Solicitações de Mudança de Software.

As solicitações são organizadas por módulos e cada módulo vinculado a uma pró-reitoria responsável. Dessa forma, cada solicitação cadastrada é encaminhada para autorização do macro-gestor. Ele deverá priorizá-la de acordo com todas as demandas de sistemas do setor. A priorização usa a Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) e a variável EM (Esforço Manual) para representar as solicitações que, sem o apoio do sistema, consomem grande esforço manual do setor requisitante.

Uma vez autorizada a demanda, ela é encaminhada para a Divisão de Sistemas. Nos meses de Janeiro e Fevereiro, todas as solicitações são analisadas, considerando-se a viabilidade técnica de execução. Para a elaboração da proposta de cronograma, são consideradas ainda, as necessidades de atendimento de requisitos e prazos legais.

A proposta é submetida para apreciação do CGTIC, que emitirá parecer pela aprovação e/ou alteração de prioridade, sendo ao final aprovado o cronograma para o corrente ano. O CGTIC pode a qualquer momento alterar a prioridade de determinadas demandas. Abaixo uma representação de como as solicitações são priorizadas.

Cabe reforçar que o processo de solicitação de mudança não é uma questão de apenas pedir. Como a quantidade de solicitações ultrapassa a capacidade de atendimento da equipe, somente as solicitações viáveis e devidamente priorizadas irão compor o cronograma. É portanto, fundamental que sejam cadastradas apenas as demandas imprescindíveis, e preferencialmente associadas a fluxos de processos mapeados e formalizados.