Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura – PROAGI > Tecnologia da Informação – CTIC > Notícias > SIGEleição amplia a participação da comunidade nas eleições para reitor(a)

SIGEleição amplia a participação da comunidade nas eleições para reitor(a)

publicado: 18/05/2023 17h21, última modificação: 18/05/2023 20h16

A UNILA realizou nos dias 16 e 17 de maio sua segunda eleição para a escolha de reitor(a). O processo eleitoral ocorreu de forma transparente e segura por meio do sistema SIGEleição. A eleição demonstrou que o sistema tem se consolidado como uma ferramenta institucional importante para facilitar o acesso e ampliar a participação da comunidade acadêmica.

É a segunda eleição para reitor(a) realizada pela UNILA e a segunda utilizando o sistema de voto eletrônico. Em 2018 e 2023 foram registrados respectivamente 2.798 e 2.719 votos, o que para ambos os anos, representa uma participação de praticamente 50% do total de eleitores indicados.

Em uso desde 2012, o sistema contabiliza mais de 300 eleições realizadas. Uma de suas principais vantagens é permitir que a comunidade acadêmica participe das eleições de forma remota, utilizando computadores ou celulares conectados à internet. Essa praticidade aumenta a participação dos estudantes, professores e técnicos administrativos, eliminando as barreiras físicas e permitindo que todos exerçam seu direito de voto de qualquer lugar, a qualquer momento. Além disso, traz agilidade ao processo de apuração dos votos, que é finalizado em poucos minutos após o encerramento do pleito.

A segurança do voto é assegurada por meio de uma série de mecanismos de segurança que garantem a integridade e a confiabilidade dos resultados. O sistema utiliza criptografia avançada para proteger os dados dos eleitores, impedindo qualquer tipo de interferência ou manipulação. Também são adotados protocolos de autenticação rigorosos, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam participar do processo eleitoral. Esses mecanismos conferem plena confiança ao resultado final e asseguram que a vontade da comunidade seja respeitada.

Todas as etapas do processo são acompanhadas pela Comissão Eleitoral, e seguem um rigoroso protocolo de segurança definido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação, amparado na Política de Segurança da Informação da Universidade, contando, inclusive, com sessão pública de validação da integridade e autenticação do código-fonte, onde a comunidade acadêmica pode acompanhar e conhecer mais de perto os recursos de segurança adotados.

A segurança e a confiabilidade garantidas pelo sistema são fundamentais para assegurar a transparência e a legitimidade do resultado, fortalecendo a democracia interna da instituição.