Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura – PROAGI > Tecnologia da Informação – CTIC > Notícias > Mudança nos limites de armazenamento das contas Google
conteúdo

Institucional

Mudança nos limites de armazenamento das contas Google

Com a mudança, cada usuário terá um espaço limitado de acordo com seu perfil
publicado: 24/10/2022 16h45, última modificação: 24/10/2022 16h45

A recente alteração na política de uso do Google Workspace for Education, limitou o espaço de armazenamento a 100TB por instituição, para uso na plataforma. Com isso, a fim de garantir o bom funcionamento do serviço na UNILA, é necessária a implementação de cotas individuais de armazenamento. Assim, a partir do dia 20 de novembro, os limites individuais serão de: 5GB para discentes, 15GB para técnicos administrativos e 25GB para docentes

Vale lembrar que todas as ferramentas da suite (drive, docs, meet, classroom, entre outros), consomem do espaço disponível ao usuário. A distribuição do espaço foi feita a partir de avaliação do consumo atual e está adequada às necessidades institucionais e ao padrão de uso da grande maioria dos usuários.

Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir do drive os arquivos desnecessários. Para isso, podem ser seguidas as seguintes etapas (necessário estar autenticado com sua conta institucional):

  1. Confirmar a quantidade de armazenamento que utiliza, acessando https://drive.google.com/settings/storage;

  2. Analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários, acessando https://drive.google.com/drive/quota

É importante que o usuário considere a possibilidade de excluir do seu drive, os arquivos que estão copiados também em um drive compartilhado, evitando o desperdício pelo consumo duplicado de espaço. Após a definição das cotas, os usuários com consumo acima do limite estabelecido, ficarão automaticamente impedidos de gravar novos arquivos. Mais informações podem ser obtidas em Gerenciar arquivos do armazenamento no Google Drive.

Adicionalmente, os membros da comunidade acadêmica com credencial @unila ativa, podem fazer o uso da solução de armazenamento e compartilhamento da Microsoft. O serviço oferece 1TB de espaço por usuário e é semelhante ao Google Workspace, com recurso para edição de documentos, plataforma de videoconferência e drive. O usuário que tiver interesse deverá fazer o cadastro diretamente na plataforma, usando o e-mail institucional e uma senha de sua preferência.

O serviço é uma oferta gratuita para instituições de ensino, e portanto, está sujeito a política de armazenamento e termos de uso da plataforma. O serviço se restringe à suíte Office 365, de uso online, e não dá direito ao download ou licença de qualquer outro produto Microsoft.

Vale lembrar que ambas as soluções são destinadas para fins educacionais e devem ser utilizadas em conformidade com a Resolução nº 4/2022/CGD.  Recomendamos que os usuários iniciem a adequação às novas cotas de armazenamento antes do prazo informado, para que possam acompanhar a evolução do espaço utilizado.