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Furto de identidade

publicado 11/05/2021 09h34, última modificação 11/05/2021 17h14

O furto de identidade é o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas. Poucas pessoas se preocupam com o fato de terem seus dados pessoais sendo repassados a terceiros mas, uma vez em mãos de golpistas, os dados podem ser usados para solicitar cartões de crédito, solicitar linhas telefônicas, fazer empréstimos e financiamentos, enviar reivindicações de seguro fraudulentas, etc. Além das perdas financeiras, de crédito e de reputação, pode ser bastante desgastante até que a pessoa lesada consiga reverter todos os problemas causados pelo impostor.

Para evitar o furto de identidade na Internet, são necessários alguns cuidados preventivos como: 

  • avalie bem as solicitações de informação (por e-mail ou telefone): desconfie sempre ao passar informações demasiadas. Em hipótese alguma forneça sua senha, pois ela é pessoal e ninguém mais precisa conhecê-la. Mais informações aqui. 

  • cuide com sites fraudulentos: há muitos sites falsos que se passam por grandes varejistas, bancos ou sistemas de e-mail com o único objetivo de capturar sua senha, números de cartão de crédito, receber pagamentos indevidos e obter outros dados pessoais. Para obter mais informações, veja a seção 2.4 da Cartilha de Segurança na Internet em https://cartilha.cert.br/golpes/.

  • evite colocar dados pessoais em redes sociais: lembre-se que uma vez publicada uma informação em redes sociais, ela sempre estará pública (pois alguém pode copiá-la e republicar em outros espaços, ou utilizá-las de forma não ética). É importante sempre avaliar o que será publicado e para quem essa informação estará visível. Pelas redes sociais é fácil descobrir informações como data de nascimento, nome de pessoas próximas, etc. Para mais informação sobre esse assunto, ver a seção 11 da cartilha em https://cartilha.cert.br/privacidade/

  • tenha muito cuidado com programas e apps que são instalados em seu computador ou em dispositivos móveis: eles podem ser malware e coletar informações que você digita ou que trafega pela internet. Mais informações sobre malware e como se proteger podem ser obtidas na cartilha em https://cartilha.cert.br/malware/.

  • use autenticação multi-fator sempre que possível: esse tipo de autenticação usa recursos além da senha para acessar um serviço. Uma forma comum é usar a senha tradicional e mais um código que é enviado pelo serviço para seu telefone celular. 

  • use senhas fortes e em hipótese alguma compartilhá-las: senhas são pessoais e confidenciais, portanto não devem ser compartilhadas ou enviadas para ninguém, sob qualquer alegação. Mais informações sobre a criação de senhas fortes podem ser encontradas clicando aqui.

Além disso, há outros sinais que indicam que uma você já possa estar sendo vítima de furto de identidade, tais como:

  • começa a ter problemas com órgãos de proteção de crédito;

  • recebe o retorno de e-mails que não foram enviados por você;

  • verifica nas notificações de acesso que a sua conta de e-mail ou seu perfil na rede social foi acessado em horários ou locais em que você próprio não estava acessando;

  • ao analisar o extrato da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito percebe transações que não foram realizadas por você;

  • recebe ligações telefônicas, correspondências e e-mails se referindo a assuntos sobre os quais você não sabe nada a respeito, como uma conta bancária que não lhe pertence e uma compra não realizada.

Dúvidas remanescentes quanto ao texto ou quanto a assuntos de segurança cibernética relacionados a UNILA podem ser encaminhadas para o e-mail da ETIR.