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Atendimento à Saúde

publicado 25/10/2017 15h47, última modificação 10/10/2019 15h40
Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante da UNILA – DEAS

 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através do Departamento de Atendimento à Saúde (DEAS), conta com uma equipe de profissionais da área da saúde que atuam como referência para o acolhimento das demandas estudantis referentes a este tema.

O DEAS está situado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Bloco 3, Espaço 2, e atende das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00. Esta equipe é composta por enfermeiras (2), técnicos de enfermagem (2) e médico (1), que tem por objetivo atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos.
O DEAS também pode ser contatado pelo através dos telefones: +55 45 3529-2115 / +55 45 3529-2876 ou ainda pelo e-mail: saude.deas@unila.edu.br.

A atuação do DEAS tem por base a perspectiva da educação em saúde, por meio da qual busca acolher os estudantes, promover e desenvolver ações e atividades no campo da saúde, na direção da construção de saberes e na adesão a hábitos que conduzem a uma melhoria da qualidade de vida dos estudantes, por meio de diferentes estratégias, considerando a diversidade sociocultural do corpo discente da UNILA. Também tem como ação a elaboração e distribuição de materiais educativos em saúde, de livre acesso.

Por não se constituir em um serviço de atendimento clínico em saúde, nos moldes de uma unidade básica de saúde - UBS ou unidade de pronto atendimento – UPA e não estar vinculado ao SUS, o DEAS se propõe a realizar o acolhimento das questões de saúde dos estudantes em livre demanda e orientar quanto ao fluxo de acesso ao serviço de saúde do município, a fim de que possa inserir-se na rede de assistência através da Unidade Básica de Saúde, Saúde da Família ou através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e, deste modo, acessar o atendimento com integralidade.
Sendo assim, o DEAS oferece suporte ao estudante quanto ao acesso ao cuidado em saúde e às políticas públicas de saúde, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de orientações quanto as demandas de cuidado em saúde visando potencializar o processo de autonomia estudantil.

Ainda assim o DEAS oferta uma série de procedimentos para atendimento do estudante, como curativos, aferição de sinais vitais, testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, administração de medicamentos, orientação sobre vacinas etc.

Também é o DEAS que realiza a abertura dos processos de afastamento para tratamento de saúde, trancamento por motivo de saúde, abono de falta ou regime de exercícios domiciliares desde que com a apresentação de um atestado e preenchimento de requerimento seja online via SIGAA ou presencialmente.

 

Rede de Atenção à Saúde em Foz do Iguaçu – Atenção Básica e Urgência e Emergência

O atendimento integral as demandas de saúde do estudante da UNILA é realizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Para ter acesso ao SUS os estudantes devem portar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), os estudantes brasileiros que ainda não o possuírem podem fazê-lo na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência; já os estudantes não brasileiros também devem fazer seu cartão SUS na UBS mais próxima de sua casa, apresentando CPF, RNE e comprovante de residência, porém, nesse caso o comprovante é emitido pela UNILA. Cabe ao aluno não brasileiro levar um comprovante de residência até a PRAE e os servidores farão um comprovante de endereço em nome da UNILA, só aí os estudantes devem levar na UBS mais próxima.

A entrada para o serviço de saúde no município se dá, preferencialmente, por meio da Atenção Básica, que compreende as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento à saúde nesta estratégia é territorializado, ou seja, o estudante deve ser atendido na USF/UBS mais próxima de sua residência. As unidades de saúde funcionam em horários diferentes e oferecem uma série de serviços de saúde, sendo necessário informar-se sobre as rotinas disponíveis na UBS de referência. No site www.saudefoz.com.br encontram-se disponíveis informações sobre as UBS/USFs e UPAs como endereços, telefones e serviços que estão a disposição.

 

Unidades de Atendimento de Urgência e Emergência

Como alternativa à Atenção Básica, caso exista a necessidade de atendimento de saúde fora do horário de atendimento das USF/UBS, em fins de semana e feriados, ou em casos de urgência ou emergência, o estudante poderá se dirigir até a Unidade Pronto Atendimento (UPA) João Samek ou no Pronto Atendimento (PA) do Morumbi, que funcionam 24 horas por dia.

Vale lembrar que a UPA e o PA atendem conforme a classificação de risco e não por ordem de chegada. Portanto, se o caso clínico for classificado como de baixo risco, o usuário estará sujeito a aguardar o atendimento das demandas mais urgentes que a sua, podendo levar algum tempo para que o mesmo seja atendido.

Endereços da UPA João Samek e PA Morumbi:

  • UPA João Samek (próximo à Vila A)

Rua Iacanga, s/n – esquina com Avenida Silvio Américo Sasdelli. Bairro Jardim das Palmeiras. Telefone: 2105-8000.

  • PA Morumbi

Avenida Mário Filho, s/n. Bairro Primeiro de Maio. Telefone: 2105-8050.

A Rede de atendimento às urgências e emergências do município também conta com o Serviço de Transporte Móvel de Urgência (SAMU) e Serviço de Atendimento a Traumas e Emergências (SIATE), que contam com equipe de referência para iniciar o atendimento às demandas de saúde consideradas de risco à vida, in loco, com direcionamento à instituição de saúde de referência para cada caso.

A equipe do SAMU é referência para casos de desmaio, convulsões, queimaduras graves, ferimentos com sangramento intenso, dores fortes (peito, abdômen e coluna), problemas cardíacos e respiratórios, trabalho de parto, suspeita de derrame, intoxicações, envenenamento etc; e pode ser acionada através do telefone 192.

Já em casos de traumas (acidentes de trânsito, quedas, afogamentos e fraturas) quem deve ser acionado é o SIATE, pelo telefone 193.

Atenção: Para acionar as equipes de SAMU/SIATE, o contatante deverá estar visualizando a vítima, uma vez que deverá informar brevemente o que se passa para que seja dimensionado o atendimento e transporte adequado ao caso.

Atenção 2: Importante frisar que qualquer pessoa pode acionar o SAMU/SIATE, não é necessário ser um profissional de saúde para solicitar ajuda.

Porém, se for necessário acionar o SAMU/SIATE para um atendimento no PTI, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 17:00h, o DEAS deve ser contatado para realizar o acionamento destas equipes. Fora do horário de expediente, qualquer pessoa poderá acioná-los, lembrando-se de avisar imediatamente a barreira de controle de Itaipu 3520-6265, para que liberem a entrada do veículo. Para os casos de acionamento do SAMU/SIATE para um atendimento na Unila Jardim Universitário, alojamentos estudantis ou qualquer outra localidade, qualquer pessoa que estiver em contato com a vítima poderá acioná-los.

 

Instrução Normativa Prae/Prograd - atestados de saúde

Informativo para estudantes - solicitação eletrônica - versão em português

Informativo para estudantes - solicitação eletrônica - versão em espanhol

Manual do estudante - DEAS  - Panfleto 2019 - versão em francês

Manual do estudante - DEAS  - Panfleto 2019 - versão em português

Manual do estudante - DEAS - Panfleto 2019 - versão em espanhol

Manual do estudante - DEAS  - Panfleto 2019 - versão em inglês

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