conteúdo

Dúvidas frequentes sobre RU

publicado 17/01/2025 17h36, última modificação 10/02/2025 09h15

1- Onde fica o Restaurante Universitário (RU)? 

O Restaurante Universitário fica localizado dentro do Campus Parquetec, no Endereço: Av. Tancredo Neves, 6731 - Porto Belo, Foz do Iguaçu–PR, 85867-000

*Por se tratar de uma área de segurança binacional monitorada pela Itaipu, é necessário ter o crachá da Itaipu Parquetec para entrar neste campus.

 

2- Como funciona o transporte para o RU? 

O Intercampi da UNILA para nos pontos de ônibus do seu trajeto (quando solicitado) e vai até o RU e outros campus da universidade.

Horário do ônibus Intercampi: https://portal.unila.edu.br/proagi/coinfra/arquivos/horario-intercampi/PropostaAPARTIR04112024.pdf  

Também é possível ir para o RU com o transporte coletivo da cidade, descer na barreira da Itaipu e pegar o ônibus interno para o Itaipu Parquetec (IPT) ou pegar a linha do ônibus que entra dentro do IPT.

Horário do ônibus interno do Parquetec: https://habitante.itaipuparquetec.org.br/transporte-coletivo-itaipu-parquetec/ 

Aplicativos para o transporte coletivo da cidade: 
Moovit: https://moovitapp.com/index/pt-br/transporte_p%C3%BAblico-Foz_do_Iguacu-4111

Único FozTrans: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.mobilibus.foztrans&hl=pt_BR&pli=1

O transporte coletivo de Foz do Iguaçu é gratuito para estudantes, basta fazer o cartão único na Único Foz trans (clique para mais informações).

 

3- Como ter acesso ao RU?

I- Você deve ser estudante com vínculo ativo na graduação ou pós-graduação da UNILA;
II- A entrada dos estudantes da UNILA é pela porta sul, ao lado da lanchonete;
III- Apresentar no caixa o seu crachá do Parquetec ou um documento com foto junto com o comprovante de matrícula;
IV- Fazer o pagamento da sua refeição e receber o cartão de refeição;
V- Apresentar o cartão de refeição e se servir à vontade, apenas a carne é servida uma porção por um(a) funcionário(a) do restaurante; 
VI- Ao terminar, retire seu prato da mesa e separe seus resíduos orgânicos e recicláveis;
VII- Caso tenha consumido outros alimentos e/ou bebidas, faça o pagamento no caixa comum do restaurante.

 

4- Como consigo meu crachá para entrar no Campus Parquetec e acessar o RU?

Todo estudante recebe o seu crachá no momento do seu vínculo com a UNILA. 

O crachá é um documento pessoal e intransferível, sendo sua responsabilidade informar em caso de perda ou roubo. O uso do seu crachá por terceiros é uma infração gravíssima sujeita a processo disciplinar.

Em caso de perda ou roubo, informe e solicite a reimpressão via Central de Serviços no link https://servicos.unila.edu.br/ - para mais informações sobre crachás clique AQUI.

 

5- Quais refeições são servidas no RU?

São oferecidas duas refeições diárias para os discentes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados e com frequência ativa, compreendendo almoço e jantar, incluso um copo de suco e sobremesa.

 

6- Quais os horários de funcionamento do RU? 

De segunda à sexta-feira

ALMOÇO - 11h30 às 14h30
JANTAR - 17h30 às 19h15

O atendimento é normal durante o período de recesso acadêmico, mas pode haver alterações de horário.

 

7- Qual o valor da refeição?

Para estudantes com vínculo ativo na UNILA, seja na graduação ou na pós-graduação, a refeição no RU é subsidiada pelo Programa de Assistência Estudantil, sendo:

R$ 4,00 para estudantes em geral
R$ 2,00 para estudantes beneficiários do auxílio subsídio RU

O valor da refeição sem o subsídio é de R$ 17,50.

*O antigo auxílio alimentação financeiro não é acumulável com o auxílio subsídio RU por se tratarem de auxílios da mesma natureza - a alimentação. 
O estudante que recebe auxílio alimentação financeiro poderá migrar para o auxílio subsídio RU a qualquer momento para se alimentar no RU a R$ 2,00 e receber o auxílio complementação de R$ 200,00 mensais para auxiliar nos custos de outras alimentações não contempladas pelo RU.

 

8- Como faço para migrar do Auxílio Alimentação Financeiro para o Auxílio Subsídio do RU? 

Procure o Atendimento da PRAE nas salas G202-14 e G202-16, no Campus Jardim Universitário para assinar o requerimento de migração e adesão ao Auxílio Subsídio RU e Auxílio Complementação no valor de R$ 200,00 mensais. 

 

9- Posso compartilhar a minha refeição com outra pessoa? 

Não. As refeições subsidiadas são individuais e é vedado dividir a sua refeição com outra pessoa ou fazer marmita para terceiros no valor subsidiado.
Caso ocorra de duas pessoas compartilharem a refeição, será cobrado o valor vigente de mais uma refeição sem o subsídio da assistência estudantil.

 

10- Posso levar a minha refeição pra casa? 

Não. As refeições são subsidiadas para consumo no local e é vedado fazer marmitas para consumo em outro local.

 

11- Posso repetir o prato? 

Não. O discente não poderá almoçar ou jantar duas vezes no mesmo dia no RU.
Caso queira repetir a refeição, é cobrado o valor vigente sem o subsídio da assistência estudantil.

 

12- Como são preparadas as refeições no RU?

As refeições do RU da UNILA são preparadas no restaurante da Itaipu Parquetec.

Este é um serviço terceirizado, contratado pela UNILA por licitação pública via processo 23422.016486/2023-37, no qual a empresa vencedora deve cumprir todos os requisitos legais de boas práticas na manipulação de alimentos, de vigilância sanitária, alvará municipal, de bombeiros e regras trabalhistas. 

Atualmente o serviço é oferecido pela empresa SAMPAFOODS , sendo a mesma que atende a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e as empresas instaladas no Itaipu Parquetec. 

 

13- Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, quem eu devo procurar?

Se é algo relacionado ao bufê do RU ou a sua comida, você pode procurar imediatamente o gerente do restaurante ou a nutricionista, que se encontram todos os dias no local, para prestarem esclarecimentos e verificarem a necessidade de análise laboratorial. Além disso, comunique à PRAE pelo e-mail coordenacao.ru@unila.edu.br, relatando com detalhes o ocorrido e anexando fotos ou outras possíveis provas. 

Assuntos relacionados ao seu subsídio RU, problemas com cadastro,  questões administrativas, qualquer situação atípica que necessite de averiguação devem ser encaminhadas para a PRAE pelo e-mail coordenacao.ru@unila.edu.br

Para questões relacionadas à migração para e o auxílio complementar deve enviar e-mail para subsidio.financeiro@unila.edu.br.

 

14- Quem faz a gestão do contrato do RU?

A gestão do contrato do Restaurante Universitário, coordenação do serviço oferecido e gestão de Auxílios Estudantis são realizadas pela PRAE. 

Para assuntos relacionados ao RU o contato é pelo e-mail coordenacao.ru@unila.edu.br