conteúdo

Coordenação e Colegiado

publicado 01/07/2020 16h15, última modificação 14/09/2021 11h35
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) / Programa Interdisciplinario de Posgrado en Estudios Latinoamericanos

Coordenadora: Dra. Diana Araujo Pereira

diana.jpeg

Diana Araujo Pereira é Professora de Literatura Latino-Americana e Mediação Cultural da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Graduada em Português-Espanhol (1998), Mestrado em Língua e Literaturas Hispânicas (2002) e Doutorado em Literaturas Hispânicas (UFRJ), com período de Doutorado Sanduíche (Capes) na Universidad de Sevilla (2007). De 2008 a 2010 realizou estágio pós-doutoral na UFRJ (PRODOC-Capes). É tradutora e poeta. Foi Pró-Reitora de Relações Institucionais e Internacionais (UNILA), Presidenta da Associação Brasileira de Hispanistas (2014-2016), Coordenadora do Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA-UNILA e Coordenadora do Curso Letras, Artes e Mediação Cultural do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH-UNILA). É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa "Paraguai: sociedade, território e cultura" e "EDUCAL - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina". Também participa do Laboratório Interdisciplinar Latino-Americano (UFRJ) e do Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (UFSC). Entre suas publicações destacam-se os últimos livros organizados: Cartografia imaginária da Tríplice Fronteira (SP: Dobra, 2014), Imaginários coloniais: continuidades e rupturas na América Latina contemporânea (SP: Dobra, 2015) e Poéticas e Políticas da linguagem em vias de descolonização (São Carlos: Pedro & João, 2017); além de seus últimos poemários Horizontes Partidos (NY: Artepoética Press, 2016), La piel de los caminos y otros poemas (Bogotá: Biblioteca Libanense de Cultura, 2017) e o romance Fábula do (fim e do) começo do mundo (Curitiba: Medusa, 2020). Suas áreas de pesquisa são: Mediação cultural, fronteiras e interculturalidade.

 

Vice-coordenadora: Dra. Laura Fortes

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>

Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA, atuando na área de Letras e Linguística e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Também é a atual coordenadora geral do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras - NucLi-IsF-UNILA. Doutora em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com realização de estágio sanduíche na University of Technology, Sydney. Mestre em Letras (DLM-FFLCH-USP). Graduada e licenciada em Letras (Português/Inglês) também pela FFLCH-USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Língua Estrangeira, Discurso e Identidade - LEDI (USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Política e Cidadania, (UNILA), atuando na linha de pesquisa Política de Linguagem e Integração. Possui experiência em docência desde 1998 em diversas modalidades e níveis de ensino, especialmente na área de inglês como língua estrangeira/adicional e, mais recentemente, português como língua estrangeira/adicional. O foco de sua atuação acadêmica tem sido a análise de discurso pecheutiana em sua relação de entremeio com áreas da linguística aplicada, da sociolinguística e da história das ideias linguísticas, especialmente aquelas voltadas aos processos de ensino e aprendizagem de línguas, aos estudos de bilinguismo/multilinguismo, à análise do currículo, às políticas de línguas e à formação docente.

 

Membros do Colegiado Executivo do PPG-IELA

  1. Anibal Orué Pozzo (Docente)
  2.  Cristiane Checchia (Docente)
  3. Andrea Ciacchi (Docente)
  4. Diana Araujo Pereira (Docente)
  5. Laura Fortes (Docente)
  6. Fabio Allan Mendes Ramalho (Docente)
  7. Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro (Docente)
  8. Marcelo Augusto Rocha (Docente)
  9. Newton Camargo da Silva Cruz (TAE)
  10. Lina Sofia Mora Rios (Discente)