Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Mestres do Saber > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 21/08/2025 17h18, última modificação 05/11/2025 12h59

O Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) celebra a presença de mestras e mestres dos saberes tradicionais e populares da América Latina e do Caribe na UNILA, reconhecendo que a sabedoria ancestral, quando colocada em diálogo com a ciência, abre novas trilhas para o saber e o fazer acadêmico, em benefício de uma sociedade mais plural, justa e solidária.

Essa iniciativa está amparada em marcos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Cultura e a Resolução CONSUN nº 15/2025, que regulamenta a concessão do Notório Saber no âmbito da UNILA. Trata-se de uma política institucional que promove a integração entre o conhecimento acadêmico e os saberes cultivados e transmitidos pelas comunidades, fortalecendo a interculturalidade, a justiça cognitiva e os processos de decolonização das práticas acadêmicas.

No âmbito do IMEA, o programa articula mestras e mestres de diversas tradições — indígenas, afro-latino-americanas, quilombolas, de comunidades de terreiro, campesinas, ribeirinhas, entre outras — com pesquisadoras, pesquisadores, docentes e estudantes, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse diálogo interepistêmico enriquece as práticas universitárias, amplia perspectivas e contribui para a construção de uma ciência socialmente referenciada, sensível às demandas e potencialidades dos territórios latino-americanos e caribenhos.

A presença das mestras e dos mestres de saberes tradicionais e populares na UNILA reafirma a missão institucional de promover a integração solidária entre povos, culturas e nações. Por meio de aulas, oficinas, conferências, projetos de pesquisa e ações comunitárias, essas mestras e esses mestres compartilham conhecimentos e experiências que ampliam horizontes, inspiram novas metodologias e fomentam formas inovadoras de pensar e agir.

Ao reconhecer as suas contribuições e promover a sua integração, a UNILA e o IMEA consolidam um espaço acadêmico plural, criativo e socialmente transformador, no qual a excelência do conhecimento emerge da confluência entre os conhecimentos euro ocidentais e os conhecimentos de povos e comunidades tradicionais da América Latina e do Caribe; entre universidade e comunidade.

Ciência e saberes tradicionais e populares no IMEA (em breve).