Neelac
Núcleo de Estudos em Educação Latino-Americana e Caribenha (Neelac)
O Núcleo de Estudos em Educação Latino-Americana e Caribenha (Neelac) nasce no Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) como uma iniciativa voltada ao estudo, à análise e à promoção de experiências educacionais na América Latina e no Caribe, com especial atenção à educação básica e superior, às políticas públicas, à educação popular e inclusiva, à formação docente e à internacionalização da educação superior.
O Neelac, sustentado em uma perspectiva transdisciplinar e interepistêmica, reúne pesquisadoras, pesquisadores, estudantes, técnicas e técnicos administrativos em educação, representantes de movimentos sociais e pessoas de reconhecido saber em torno do diálogo entre saberes acadêmicos, populares e tradicionais, fortalecendo a cooperação solidária da universidade com movimentos sociais, comunidades e coletivos.
O Núcleo se propõe, a partir de 5 eixos, a desenvolver diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos próximos anos, articulando esforços individuais e coletivos de quem o integra:
1 – Ensino
Oferta de cursos e disciplinas livres que abordam temáticas como educação inclusiva, políticas educacionais, currículos e gestão democrática, com vistas à formação crítica de estudantes e profissionais da educação na região da Tríplice Fronteira entre Argentina-Brasil-Paraguai e além dela.
2 – Pesquisa
Desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre inclusão de pessoas com deficiência na educação superior (em rede com a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), políticas e práticas de educação inclusiva no Mercosul [em rede com o Núcleo de Estudos e Investigação do Mercosul (NEIES-Mercosur e Comitê de Acessibilidade e Inclusão da Associação de Universidades Grupo Montevideo - AUGM)], e estudos sobre currículos e experiências educacionais latino-americanas e caribenhas, valorizando as contribuições de educadores e educadoras de diferentes territórios.
3 – Extensão
Implementação do Programa “Conectando Redes: a Educação em Debate”, que promove atividades formativas, lives, debates e elaboração de materiais didáticos, aproximando a UNILA da educação básica e fortalecendo o diálogo crítico com profissionais, estudantes e movimentos sociais.
4 – Cátedra Paulo Freire
Continuidade e ampliação da Cátedra, que reafirma o seu compromisso com uma educação crítica, emancipadora e dialógica, agora com foco especial no protagonismo juvenil e na escuta ativa das juventudes do Ensino Médio e da Educação Superior.
5 – Observatório da Educação em Foz do Iguaçu
Planejamento e criação de uma plataforma de acesso público que coleta, organiza e divulga informações educacionais do município, contribuindo para subsidiar políticas públicas e ampliar a transparência e o diálogo entre universidade, gestoras, gestores e sociedade civil.
Com essa estrutura, o Neelac se propõe a ser um espaço de construção de conhecimento, formação e cooperação internacional, em sintonia com a missão da UNILA de promover uma educação popular, intercultural e comprometida com a justiça social e a integração latino-americana e caribenha.
▪ Coordenadora Geral: Profa. Dra. Ana Paula Araujo Fonseca (ILAACH - Área de Educação) - Lattes: http://lattes.cnpq.br/1274752433328441.
▪ Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Juliana Franzi (ILAACH - Área de Educação) - Lattes: http://lattes.cnpq.br/0814985490012311.
▪ E-mail de contato: neelac@unila.edu.br.
Composição
Integram o Neelac:
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Integrante |
Status |
Instituição de vínculo (País) |
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Ana Paula Araujo Fonseca |
Docente (ILAACH) |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Cecília Maria de Morais Machado Angileli |
Docente (ILATIT) |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Dinéia Ghizzo Neto Fellini |
Docente (ILAACH) |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Juliana Franzi |
Docente (ILAACH) |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Livia Fernanda Morales |
Docente (ILAACH) |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Alisson Vinícius Silva Ferreira |
Técnico Administrativo em Educação - Psicólogo (Assessoria da Reitoria) |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Solange Rodrigues Bonomo Assumpção |
Técnica Administrativa em Educação - Pedagoga (IMEA) |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Rafael Fernando Oliveira de Barba |
Estudante de Curso de Graduação |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Ana Carolina Pereira |
Estudante de Pós-Graduação |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Francielle de Souza Lopes |
Estudante de Pós-Graduação |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Itaneem Celeste de Oliveira Santana |
Estudante de Pós-Graduação |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Lito Ribeiro |
Estudante de Pós-Graduação |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Lorena Silva Martins |
Estudante de Pós-Graduação |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Mirian Mayumi Takahashi |
Estudante de Pós-Graduação |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Nathan Heringer Conceição da Silva |
Estudante de Pós-Graduação |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Brasil) |
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Andrea Francine Batista |
Pesquisadora externa |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Brasil) |
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Carlos Clerici |
Pesquisador externo |
Universidad Nacional de Misiones (Argentina) |
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Celi Corrêa Neres |
Pesquisadora externa |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) (Brasil) |
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Derlis Ortiz Coronel |
Pesquisador externo |
Universidad Nacional de Asunción (Paraguai) |
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Javier Paredes Mallea |
Pesquisador externo |
Instituto Internacional de Integración - Convenio Andrés Bello (Bolívia) |
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Juliana de Fátima Serraglio Pasini |
Pesquisadora externa |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (Brasil) |
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Cleo Bohn |
Integrante de reconhecimento público/ notório saber |
Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (Brasil) |
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Jaqueline Baim |
Integrante de reconhecimento público/ notório saber |
Representante do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) (Brasil) |
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Liana Lopes Bassi |
Integrante de reconhecimento público/ notório saber |
Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down (Brasil) |
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Liege Margo Schmitt |
Integrante de reconhecimento público/ notório saber |
Associação Famílias Unidas pela Trissomia do 21 (Brasil) |
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María Angélica Oliva |
Integrante de reconhecimento público/ notório saber |
Rede Educacional Latino-Americana (RELA) (Chile) |
Redes às quais se vincula o Neelac:
Comitê Acadêmico de Acessibilidade e Deficiência (CAAD) da Associação Universitária Grupo de Montevideo (AUGM) - https://grupomontevideo.org/ndca/caaccesibilidad/
O Comitê Acadêmico de Acessibilidade e Deficiência foi aprovado pelo Conselho de Reitores na Sessão Ordinária realizada em 7 de maio de 2018 na Universidade de Valparaíso, Chile, com base em uma proposta apresentada por um grupo de trabalho que vinha desenvolvendo atividades desde o início do ano de 2016, no âmbito da Comissão Permanente de Extensão Universitária. Constitui um espaço de reflexão, análise e intercâmbio entre as universidades da região para abordar, debater e fortalecer as políticas universitárias de acessibilidade e inclusão nas instituições de ensino superior que compõem o AUGM – Associação Universitária Grupo de Montevideo, voltadas em geral para a população vulnerável e em particular para aqueles em situação de deficiência.
Núcleo de Estudos e Investigação do Mercosul (NEIES-Mercosur) - https://nemercosur.siu.edu.ar/webnucleo/index.html
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEIES) do Mercosul é um espaço dedicado à pesquisa, ao debate e à integração da educação superior na região, funcionando como um grupo de trabalho vinculado à Comissão de Área de Educação Superior (CAES) do Setor Educacional do Mercosul. Sua missão é impulsionar a produção de conhecimento, fomentar a colaboração entre universidades e propor iniciativas que orientem as políticas públicas e o desenvolvimento da educação superior no bloco.
Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) - https://corredorbioceanico.ufms.br/rede-universitaria/
A UniRila, criada em 2016, reúne instituições de ensino superior do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai com o propósito de fortalecer a cooperação acadêmica e científica em torno da Rota Bioceânica. Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional por meio da pesquisa, inovação, mobilidade acadêmica e intercâmbio cultural, organizando-se em grupos de trabalho temáticos e no Observatório Interdisciplinar (OBSUNIRILA), que monitora e avalia os impactos da rota. A UniRila se consolida como espaço estratégico de diálogo, produção de conhecimento e valorização das comunidades locais ao longo do corredor bioceânico.
Rede Educacional Latino-Americana (RELA), em processo de formalização no âmbito institucional
A Rede Educacional Latino-Americana (RELA), com base na diversidade e na solidariedade latino-americana e caribenha, dedica-se a promover experiências formativas inovadoras para estudantes de cursos de Licenciatura e de Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins. Seu propósito é ampliar a compreensão sobre diferentes formas de organização da educação na América Latina e no Caribe, explorando suas potencialidades, desafios e perspectivas de transformação. Por meio da cooperação acadêmica e do intercâmbio de saberes, a RELA fortalece a integração regional e contribui para a construção de uma educação inclusiva, crítica e comprometida com a realidade dos povos latino-americanos e caribenhos.
Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe) - https://www.relaappe.fe.unicamp.br/pt-br
A Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe) se constitui a partir da ação voluntária de pesquisadoras e pesquisadores da América Latina e África, cujo intuito é reunir reflexões e promover diálogos acerca dos processos e efeitos da privatização da educação, tendo por princípio a educação como direito humano fundamental e o fortalecimento dos sistemas públicos como premissa para sua concretização. Dessa iniciativa se vislumbra avançar na construção dos conhecimentos sobre o tema e contribuir com a materialização do direito à educação. A ReLAAPPe é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) e contou com a pronta adesão das pesquisadoras e pesquisadores que compõem o grupo de fundadores, constituído por membros da América Latina, da África e de outras regiões que estudam e publicam sobre a temática da privatização da educação.
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Básica e Superior na América Latina e no Caribe
O Grupo tem sua origem do diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da UNILA, preocupados com a necessidade de fomentar reflexões, estudos e investigações sobre os fundamentos norteadores e balizadores das políticas educacionais universitárias, das diferentes formas de organização do trabalho docente, dos estudos sobre o currículo e do desenvolvimento profissional dos professores universitários e técnicos administrativos em educação, em especial, em contextos interculturais, como é o caso da UNILA. Ele nasceu com o nome Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos, tendo o objetivo de favorecer o desenvolvimento da área de Educação na Universidade, fomentando a criação de políticas institucionais de permanência discente e de desenvolvimento profissional docente, mas em 2025 ampliou seu escopo para a Educação Básica latino-americana e caribenha.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional GREPPE/SUL
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional - GREPPE - tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbitos nacional e internacional, priorizando a relação contemporânea entre os setores público e privado para a oferta, a gestão, o currículo, as relações de trabalho e o financiamento da educação básica e as implicações dessas dimensões para o direito à educação. São atividades intrínsecas ao Grupo: a formação de pesquisadores, a articulação com entidades da sociedade civil vinculadas à defesa da educação pública e a difusão do conhecimento científico construído com base nas pesquisas desenvolvidas. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. O Grupo conta com quatro seções instituídas (Unesp-Rio Claro, Unicamp, USP-Ribeirão, UNILA/Foz do Iguaçu).
Programa de Extensão “Conectando Redes: a Educação Básica em Debate”
O Programa representa um esforço por fortalecer atividades já realizadas em diferentes ações e projetos, em especial aquelas já realizadas pela via do projeto de extensão "Rede de diálogo: a educação em debate", que teve início ao final do ano de 2020, e propiciou, de modo ininterrupto, diversas atividades capazes de conectar o Ensino Superior à Educação Básica de Foz do Iguaçu, do Brasil e de diferentes países da América Latina. Para tanto, buscamos envolver diferentes docentes e discentes vinculados ao Mestrado Profissional em Educação da UNILA e aos cursos de Licenciaturas da instituição. Tal constituição fortalece a articulação das instâncias responsáveis pela formação docente em nossa universidade, conectando e articulando, de modo interno, graduação e pós-graduação e colocando-as em diálogo com a Educação Básica da cidade de Foz do Iguaçu, da região da tríplice fronteira e da América Latina.
Planos de Trabalho
Referenciais normativos
▪ Decisão nº 2/2025/IMEA - Cria o Núcleo de Estudos em Educação Latino-Americana e Caribenha (Neelac)
Notícias & Informes (em breve)
Neelac nas mídias (em breve)
