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Neelac

publicado 14/10/2025 16h45, última modificação 12/11/2025 09h25

Núcleo de Estudos em Educação Latino-Americana e Caribenha (Neelac)

O Núcleo de Estudos em Educação Latino-Americana e Caribenha (Neelac) nasce no Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) como uma iniciativa voltada ao estudo, à análise e à promoção de experiências educacionais na América Latina e no Caribe, com especial atenção à educação básica e superior, às políticas públicas, à educação popular e inclusiva, à formação docente e à internacionalização da educação superior. 

O Neelac, sustentado em uma perspectiva transdisciplinar e interepistêmica, reúne pesquisadoras, pesquisadores, estudantes, técnicas e técnicos administrativos em educação, representantes de movimentos sociais e pessoas de reconhecido saber em torno do diálogo entre saberes acadêmicos, populares e tradicionais, fortalecendo a cooperação solidária da universidade com movimentos sociais, comunidades e coletivos.

O Núcleo se propõe, a partir de 5 eixos, a desenvolver diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos próximos anos, articulando esforços individuais e coletivos de quem o integra:

1 – Ensino
Oferta de cursos e disciplinas livres que abordam temáticas como educação inclusiva, políticas educacionais, currículos e gestão democrática, com vistas à formação crítica de estudantes e profissionais da educação na região da Tríplice Fronteira entre Argentina-Brasil-Paraguai e além dela.

2 – Pesquisa
Desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre inclusão de pessoas com deficiência na educação superior (em rede com a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), políticas e práticas de educação inclusiva no Mercosul [em rede com o Núcleo de Estudos e Investigação do Mercosul (NEIES-Mercosur e Comitê de Acessibilidade e Inclusão da Associação de Universidades Grupo Montevideo - AUGM)],  e estudos sobre currículos e experiências educacionais latino-americanas e caribenhas, valorizando as contribuições de educadores e educadoras de diferentes territórios.

3 – Extensão
Implementação do Programa “Conectando Redes: a Educação em Debate”, que promove atividades formativas, lives, debates e elaboração de materiais didáticos, aproximando a UNILA da educação básica e fortalecendo o diálogo crítico com profissionais, estudantes e movimentos sociais.

4 – Cátedra Paulo Freire
Continuidade e ampliação da Cátedra, que reafirma o seu compromisso com uma educação crítica, emancipadora e dialógica, agora com foco especial no protagonismo juvenil e na escuta ativa das juventudes do Ensino Médio e da Educação Superior.

5 – Observatório da Educação em Foz do Iguaçu
Planejamento e criação de uma plataforma de acesso público que coleta, organiza e divulga informações educacionais do município, contribuindo para subsidiar políticas públicas e ampliar a transparência e o diálogo entre universidade, gestoras, gestores e sociedade civil.

Com essa estrutura, o Neelac se propõe a ser um espaço de construção de conhecimento, formação e cooperação internacional, em sintonia com a missão da UNILA de promover uma educação popular, intercultural e comprometida com a justiça social e a integração latino-americana e caribenha.

▪ Coordenadora Geral: Profa. Dra. Ana Paula Araujo Fonseca (ILAACH - Área de Educação) - Lattes: http://lattes.cnpq.br/1274752433328441.

 ▪ Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Juliana Franzi (ILAACH - Área de Educação) - Lattes: http://lattes.cnpq.br/0814985490012311.

 ▪ E-mail de contato: neelac@unila.edu.br.

Composição

 Integram o Neelac: 

Integrante

Status

Instituição de vínculo (País)

Ana Paula Araujo Fonseca

Docente (ILAACH)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Cecília Maria de Morais Machado Angileli

Docente (ILATIT)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Dinéia Ghizzo Neto Fellini

Docente (ILAACH)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Juliana Franzi

Docente (ILAACH)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Livia Fernanda Morales

Docente (ILAACH)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Alisson Vinícius Silva Ferreira

Técnico Administrativo em Educação - Psicólogo (Assessoria da Reitoria)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Solange Rodrigues Bonomo Assumpção

Técnica Administrativa em Educação - Pedagoga (IMEA)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Rafael Fernando Oliveira de Barba

Estudante de Curso de Graduação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Ana Carolina Pereira

Estudante de Pós-Graduação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Francielle de Souza Lopes

Estudante de Pós-Graduação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Itaneem Celeste de Oliveira Santana

Estudante de Pós-Graduação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Lito Ribeiro

Estudante de Pós-Graduação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Lorena Silva Martins

Estudante de Pós-Graduação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Mirian Mayumi Takahashi

Estudante de Pós-Graduação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Nathan Heringer Conceição da Silva

Estudante de Pós-Graduação

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

(Brasil)

Andrea Francine Batista

Pesquisadora externa

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

(Brasil)

Carlos Clerici

Pesquisador externo

Universidad Nacional de Misiones

(Argentina)

Celi Corrêa Neres

Pesquisadora externa

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

(Brasil)

Derlis Ortiz Coronel

Pesquisador externo

Universidad Nacional de Asunción

(Paraguai)

Javier Paredes Mallea

Pesquisador externo

Instituto Internacional de Integración - Convenio Andrés Bello

(Bolívia)

Juliana de Fátima Serraglio Pasini

Pesquisadora externa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

(Brasil)

Cleo Bohn

Integrante de reconhecimento público/ notório saber

Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down

(Brasil)

Jaqueline Baim

Integrante de reconhecimento público/ notório saber

Representante do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST)

(Brasil)

Liana Lopes Bassi

Integrante de reconhecimento público/ notório saber

Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down

(Brasil)

Liege Margo Schmitt

Integrante de reconhecimento público/ notório saber

Associação Famílias Unidas pela Trissomia do 21

(Brasil)

María Angélica Oliva

Integrante de reconhecimento público/ notório saber

Rede Educacional Latino-Americana (RELA)

(Chile)

 

Redes às quais se vincula o Neelac:

Comitê Acadêmico de Acessibilidade e Deficiência (CAAD) da Associação Universitária Grupo de Montevideo (AUGM)https://grupomontevideo.org/ndca/caaccesibilidad/

 O Comitê Acadêmico de Acessibilidade e Deficiência foi aprovado pelo Conselho de Reitores na Sessão Ordinária realizada em 7 de maio de 2018 na Universidade de Valparaíso, Chile, com base em uma proposta apresentada por um grupo de trabalho que vinha desenvolvendo atividades desde o início do ano de 2016, no âmbito da Comissão Permanente de Extensão Universitária. Constitui um espaço de reflexão, análise e intercâmbio entre as universidades da região para abordar, debater e fortalecer as políticas universitárias de acessibilidade e inclusão nas instituições de ensino superior que compõem o AUGM – Associação Universitária Grupo de Montevideo, voltadas em geral para a população vulnerável e em particular para aqueles em situação de deficiência. 

Núcleo de Estudos e Investigação do Mercosul (NEIES-Mercosur) - https://nemercosur.siu.edu.ar/webnucleo/index.html

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEIES) do Mercosul é um espaço dedicado à pesquisa, ao debate e à integração da educação superior na região, funcionando como um grupo de trabalho vinculado à Comissão de Área de Educação Superior (CAES) do Setor Educacional do Mercosul. Sua missão é impulsionar a produção de conhecimento, fomentar a colaboração entre universidades e propor iniciativas que orientem as políticas públicas e o desenvolvimento da educação superior no bloco. 

Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) - https://corredorbioceanico.ufms.br/rede-universitaria/

 A UniRila, criada em 2016, reúne instituições de ensino superior do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai com o propósito de fortalecer a cooperação acadêmica e científica em torno da Rota Bioceânica. Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional por meio da pesquisa, inovação, mobilidade acadêmica e intercâmbio cultural, organizando-se em grupos de trabalho temáticos e no Observatório Interdisciplinar (OBSUNIRILA), que monitora e avalia os impactos da rota. A UniRila se consolida como espaço estratégico de diálogo, produção de conhecimento e valorização das comunidades locais ao longo do corredor bioceânico. 

Rede Educacional Latino-Americana (RELA), em processo de formalização no âmbito institucional 

 A Rede Educacional Latino-Americana (RELA), com base na diversidade e na solidariedade latino-americana e caribenha, dedica-se a promover experiências formativas inovadoras para estudantes de cursos de Licenciatura e de Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins. Seu propósito é ampliar a compreensão sobre diferentes formas de organização da educação na América Latina e no Caribe, explorando suas potencialidades, desafios e perspectivas de transformação. Por meio da cooperação acadêmica e do intercâmbio de saberes, a RELA fortalece a integração regional e contribui para a construção de uma educação inclusiva, crítica e comprometida com a realidade dos povos latino-americanos e caribenhos. 

Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe) - https://www.relaappe.fe.unicamp.br/pt-br

A Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe) se constitui a partir da ação voluntária de pesquisadoras e pesquisadores da América Latina e África, cujo intuito é reunir reflexões e promover diálogos acerca dos processos e efeitos da privatização da educação, tendo por princípio a educação como direito humano fundamental e o fortalecimento dos sistemas públicos como premissa para sua concretização. Dessa iniciativa se vislumbra avançar na construção dos conhecimentos sobre o tema e contribuir com a materialização do direito à educação. A ReLAAPPe é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) e contou com a pronta adesão das pesquisadoras e pesquisadores que compõem o grupo de fundadores, constituído por membros da América Latina, da África e de outras regiões que estudam e publicam sobre a temática da privatização da educação.

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Básica e Superior na América Latina e no Caribe

O Grupo tem sua origem do diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da UNILA, preocupados com a necessidade de fomentar reflexões, estudos e investigações sobre os fundamentos norteadores e balizadores das políticas educacionais universitárias, das diferentes formas de organização do trabalho docente, dos estudos sobre o currículo e do desenvolvimento profissional dos professores universitários e técnicos administrativos em educação, em especial, em contextos interculturais, como é o caso da UNILA. Ele nasceu com o nome Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos, tendo o objetivo de favorecer o desenvolvimento da área de Educação na Universidade, fomentando a criação de políticas institucionais de permanência discente e de desenvolvimento profissional docente, mas em 2025 ampliou seu escopo para a Educação Básica latino-americana e caribenha.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional GREPPE/SUL

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional - GREPPE - tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbitos nacional e internacional, priorizando a relação contemporânea entre os setores público e privado para a oferta, a gestão, o currículo, as relações de trabalho e o financiamento da educação básica e as implicações dessas dimensões para o direito à educação. São atividades intrínsecas ao Grupo: a formação de pesquisadores, a articulação com entidades da sociedade civil vinculadas à defesa da educação pública e a difusão do conhecimento científico construído com base nas pesquisas desenvolvidas. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. O Grupo conta com quatro seções instituídas (Unesp-Rio Claro, Unicamp, USP-Ribeirão, UNILA/Foz do Iguaçu).

Programa de Extensão “Conectando Redes: a Educação Básica em Debate”

O Programa representa um esforço por  fortalecer atividades já realizadas em diferentes ações e projetos, em especial aquelas já realizadas pela via do projeto de extensão "Rede de diálogo: a educação em debate", que teve início ao final do ano de 2020, e propiciou, de modo ininterrupto, diversas atividades capazes de conectar o Ensino Superior à Educação Básica de Foz do Iguaçu, do Brasil e de diferentes países da América Latina. Para tanto, buscamos envolver diferentes docentes e discentes vinculados ao Mestrado Profissional em Educação da UNILA e aos cursos de Licenciaturas da instituição. Tal constituição fortalece a articulação das instâncias responsáveis pela formação docente em nossa universidade, conectando e articulando, de modo interno, graduação e pós-graduação e colocando-as em diálogo com a Educação Básica da cidade de Foz do Iguaçu, da região da tríplice fronteira e da América Latina.

  

Planos de Trabalho

 Biênio 2025 a 2027

Referenciais normativos

Decisão nº 2/2025/IMEA - Cria o Núcleo de Estudos em Educação Latino-Americana e Caribenha (Neelac) 

Notícias & Informes (em breve)

Neelac nas mídias (em breve)