conteúdo

Portal UNILA

publicado 06/03/2020 15h08, última modificação 19/02/2024 08h44
Saiba mais sobre o Portal UNILA

O site é o principal veículo de comunicação da Universidade e é direcionado a um público bastante variado, com foco nos públicos externos, ainda que as informações divulgadas possam ser do interesse também de públicos internos (estudantes e servidores). Confira abaixo os principais espaços do Portal da UNILA:

  • Informações Institucionais: espaço que abriga conteúdos institucionais das unidades da UNILA. A área, denominada “Sobre a UNILA”, no canto esquerdo, traz informações sobre: história, projeto pedagógico, núcleos, comissões, repositório, documentos oficiais, relatório de gestão, concursos públicos, órgãos colegiados, institutos, unidades administrativas, órgãos suplementares. 

  • Notícias: Espaço para publicação de notícias da universidade.

  • Informes na home: Os informes da home são sobre a “Comunidade Acadêmica” e trazem conteúdos informativos e com mais impacto na comunidade interna. 

  • Informes nas páginas internas: O conteúdo segue a mesma linha dos Informes da home, mas são divididos entre informes para servidores e estudantes. 

  • Página do Servidor: destinada inteiramente ao público interno de servidores. Nela pode-se encontrar todas as informações que são necessárias para o seu dia a dia e vários links para acesso rápido. 

  • Página do Estudante: espaço dedicado às informações importantes para o dia a dia dos estudantes e vários links para acesso rápido.

 

Atualização de conteúdo do Portal UNILA

É necessário enviar uma solicitação pela Central de Serviços.  Vale lembrar que a gestão do site é feita de forma compartilhada, sendo importante verificar se existem servidores(as) com acesso para edição na área demandante. Em caso de necessidade, gestores(as) de conteúdo podem solicitar orientação para uso do Sistema Plone também pela Central de Serviços. 

  • Serviços > Comunicação > Atualização de conteúdo do Portal UNILA

 

Edição do Portal UNILA

Se você é gestor de conteúdo do site, o link para acesso é https://portal.unila.edu.br/login

Acesse o Manual Gestores(as) de conteúdo - Portal UNILA 

  • Solicitação de acesso ao Portal Institucional: 

    A solicitação de acesso ao Portal UNILA, como gestor de conteúdo, é realizada através da Central de serviços. É necessário preencher todos os campos. Caberá à chefia máxima da macrounidade autorizar o acesso diretamente na plataforma de serviços.

    Ao enviar o pedido de acesso, a pessoa aceita os termos de responsabilidade relacionados à gestão de conteúdo do Portal.

    Central de Serviços > Tecnologia da Informação > Atualização de perfil > Portal Institucional

 

Acesso aos demais portais institucionais

  • Revistas UNILA: Para liberação de acesso para edição, contate o editor de cada Revista. Para criar uma página para uma revista nova ou despublicar uma existente, abra um chamado, via Central de Serviços > TI > Publicação de Periódicos.

  • Portal de Documentos: A página é gerida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e as áreas têm autonomia para realizar as publicações dos documentos. As solicitações de acesso, sugestões de melhoria e pedidos de manutenção ao Portal de Documentos podem ser realizadas através da Central de Serviços.

            • Central de Serviços > Credenciamento e acesso > Atualização de Perfil > Sistema "Portal de Documentos"

 

Informações adicionais

  •  O que é uma notícia? Para um assunto virar notícia e ser publicado ele precisa ter um patamar de importância e interesse para os cidadãos. O espaço de notícias do site tem um caráter institucional ou de assuntos relacionados à produção de conhecimento ou contribuição da universidade na comunidade.

  • Como sugerir pautas? Na hora de cadastrar a solicitação na Central de Serviços (Serviços > Comunicação - Divulgação > Sugestão de Pauta), inclua todas as informações disponíveis, cite responsáveis, encaminhe fotos. Caso lembre de conteúdos que podem ser relacionados ou complementares a temática, você pode citá-los.

  • Onde a pauta vai sair? A equipe da SECOM analisa as pautas e decide se um assunto é ou não notícia para determinado veículo/canal de comunicação. Por exemplo, alguns assuntos são adequados para o site; outros podem funcionar melhor nas mídias sociais ou assessoria de imprensa. Vários aspectos são levados em consideração - por exemplo, a agilidade necessária, a capacidade do conteúdo de ser importante em vários canais etc.

  • Como posso saber como a SECOM trabalha os procedimentos e critérios para a produção de materiais jornalísticos? A Instrução Normativa SECOM nº 01/2022 apresenta todas as informações. Vale destacar os critérios de noticiabilidade: amplitude/impacto, atualidade; ineditismo; novidade; inovação; notoriedade; proximidade; relevância; repercussão e utilidade/serviço.

  • Como divulgar um evento no site? Diariamente, muitos eventos acontecem na universidade. Existe um desafio que é fazer a comunicação chegar aos públicos específicos de cada evento, em tempo hábil. Uma possibilidade é a agenda de eventos do site. Para ver seu evento lá, é necessário enviar uma solicitação na Central de Serviços (Serviços > Comunicação - Divulgação > De evento no site). Mas, lembre-se: apenas eventos institucionais saem nessa página. Caso o evento não seja no âmbito da UNILA, ele vai sair na editoria Fique por dentro, do La Semana Unilera.

    • Além da Agenda do site institucional, a UNILA conta com um sistema de apoio para a organização de eventos acadêmicos e científicos, o SigEventos. No sistema é possível ter uma série de serviços de apoio como a gestão de certificados, cadastro das atividades do evento além de gerar um calendário unificado de eventos da universidade. Para cadastrar seu evento no sistema consulte o apoio administrativo de sua unidade.