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Portal UNILA

publicado 06/03/2020 15h08, última modificação 11/05/2020 13h19
Entenda para que serve e como utilizar o portal institucional

O site é o principal veículo de comunicação da Universidade e é direcionado a um público bastante variado, com foco nos públicos externos, ainda que as informações divulgadas possam ser do interesse também de públicos internos (alunos e servidores).

Em janeiro de 2019, foi reformulado com base no Portal Institucional do Governo Federal, que já é utilizado por diversos órgãos públicos brasileiros. A mudança melhorou a usabilidade e tornou a navegação mais intuitiva para o usuário, somado a um layout mais moderno e responsivo.

Para o público externo, ficou mais fácil encontrar informações ou serviços da UNILA. Internamente, houve um ganho para as áreas administrativas que agora têm espaços mais adequado às suas necessidades. 

Na página principal, gerida pela SECOM, é possível acompanhar os principais destaques nos espaços reservados para banners, notícias, vídeos, eventos e redes sociais. As principais áreas do site são: 

  • Informações Institucionais: espaço que abriga conteúdos institucionais das unidades da UNILA. A área, denominada “Sobre a UNILA”, no canto esquerdo, traz informações sobre: história, projeto pedagógico, núcleos, comissões, repositório, documentos oficiais, relatório de gestão, concursos públicos, órgãos colegiados, institutos, unidades administrativas, órgãos suplementares. 
  • Notícias: Espaço para publicação de notícias da universidade.

 

Mas, enfim, o que é uma notícia? Para um assunto virar notícia e ser publicado ele precisa ter um patamar de importância e interesse para os cidadãos. O espaço de notícias do site tem um caráter institucional ou de assuntos relacionados à produção de conhecimento ou contribuição da universidade na comunidade. 

 

Como sugerir pautas? 
Na hora de cadastrar a solicitação no Comunica, inclua todas as informações disponíveis, cite responsáveis, encaminhe fotos. Caso lembre de conteúdos que podem ser relacionados ou complementares a temática, você pode citá-los. 

Onde a pauta vai sair?  
A equipe da SECOM analisa as pautas e decide se um assunto é ou não notícia para determinado veículo/canal de comunicação. Por exemplo, alguns assuntos são adequados para o site; outros podem funcionar melhor nas mídias sociais ou assessoria de imprensa. Vários aspectos são levados em consideração - por exemplo, a agilidade necessária, a capacidade do conteúdo de ser importante em vários canais etc.

Como posso saber como a SECOM trabalha os procedimentos e critérios para a produção de materiais jornalísticos? 
A Instrução Normativa Secom Nº 01/2017 apresenta todas as informações. Vale destacar os critérios de noticiabilidade: amplitude/impacto, atualidade; ineditismo; novidade; inovação; notoriedade; proximidade; relevância; repercussão e utilidade/serviço.

  • Informes na home: Os informes da home são sobre a “Comunidade Acadêmica” e trazem conteúdos informativos e com mais impacto na comunidade interna. 
  • Informes nas páginas internas: O conteúdo segue a mesma linha dos Informes da home, mas são divididos entre informes para servidores e estudantes. 
  • Página do Servidor: destinada inteiramente ao público interno de servidores. Nela pode-se encontrar todas as informações que são necessárias para o seu dia a dia e vários links para acesso rápido. 
  • Página do Estudante: espaço dedicado às informações importantes para o dia a dia dos estudantes e vários links para acesso rápido.
  • Calendário de eventos no site: Diariamente, muitos eventos acontecem na universidade. Existe um desafio que é fazer a comunicação chegar aos públicos específicos de cada evento, em tempo hábil. Uma possibilidade é a agenda de eventos do site. Para ver seu evento lá, é necessário enviar uma solicitação no Comunica

 

Como deixar a divulgação de eventos mais atrativa?
Uma boa divulgação de eventos precisa respeitar um prazo adequado. As peças gráficas e seu conteúdo precisam conversar com o público-alvo. É importante analisar a data escolhida, evitando períodos com alta concentração de atividades. E outra consideração importante é que alguns eventos terão um maior apelo ao público em geral. Outros, com um público mais segmentado, podem ter menos participantes. 

 Além da agenda do site, onde mais posso divulgar?

  • SigEventos: a UNILA conta com um sistema de apoio para a organização de eventos acadêmicos e científicos, o SigEventos. No sistema é possível ter uma série de serviços de apoio como a gestão de certificados, cadastro das atividades do evento além de gerar um calendário unificado de eventos da universidade. Para cadastrar seu evento no sistema consulte o apoio administrativo de sua unidade.

  • Eventos no Facebook: no caso dos eventos institucionais (aqueles que têm cursos, institutos ou outras unidades administrativas ou acadêmicas como organizadores), a equipe organizadora pode inserir a UNILA como co-organizadora. E, assim, o evento será compartilhado na página da Universidade.

Como faço para sugerir um tema para a Charla?

Você já assistiu as Charlas que estão no Canal da UNILA, no YouTube? Então, a pauta delas é criada com base nas temáticas dos eventos que acontecem na Universidade. Para saber quais eventos podem gerar uma Charla, a pesquisa é feita na agenda de eventos do site, ou então por sugestão direta do organizador do evento, via Comunica.