conteúdo

Artes Gráficas

publicado 11/05/2020 13h19, última modificação 23/03/2023 13h37
Trabalhos de design gráfico desenvolvidos pela SECOM

A SECOM desenvolve peças gráficas para diferentes mídias destinadas à comunidade interna e externa da universidade. O trabalho envolve avaliação das necessidades de divulgação, listando as possíveis estratégias, meios e aplicações mais apropriadas para cada material. 

  1. Identidade visual da Universidade: Para que a marca da UNILA seja consolidada e reconhecida com facilidade, ela deve seguir uma identidade visual única e específica. Cuidado que a equipe de Design tem diariamente. E para orientar o uso da marca foi desenvolvido o Guia para orientação do uso da marca e o Manual de Identidade Visual da UNILA

  2. O desenvolvimento de materiais gráficos - impressos ou digitais - visa garantir que os produtos de comunicação institucional estejam de acordo com padrões técnicos da Secretaria de Comunicação Social e com a missão da Instituição. Os serviços disponibilizados são:

I - criação de arte e produção de material gráfico impresso (cartaz, folder, flyer, banner e outros);

II - criação de arte para material gráfico web (banner para site, arte para mídias sociais; e-mail marketing e outros);

III - diagramação (cartilhas, revistas, manuais e outros); 

IV - disponibilização de materiais institucionais para eventos (pasta, bloco, crachá e outros); 

V - orientação quanto ao uso da marca da UNILA, de acordo com as regras estabelecidas no Manual de Identidade Visual da Universidade

  1. A Produção de materiais gráficos pode ser feita de duas formas:

1. Via contrato gráfico: A SECOM faz a gestão do contrato e a solicitação para os fornecedores. A lista de itens prevê formatos e quantidades específicas para impressão. No momento, a Secretaria não tem contrato vigente. O processo está em fase de orçamentação. E, em função das revisões de orçamento, somente serão fornecidos materiais institucionais e para os cursos. 

 2. Impressoras da Universidade: os servidores podem, com seu login pessoal, imprimir nas impressoras da universidade. No caso das impressões coloridas, existe uma impressora na Vila A, localizada no térreo e gerida pela DISUT. Todos os servidores têm acesso. É necessário trazer papel A4 ou A3. Em caso de necessidade, a SECOM pode fazer as orientações necessárias. 

design unila

 

 

  1. Boas práticas

Como posso saber se o pessoal está demorando para entregar a minha demanda?
Ao cadastrar a demanda, via Central de Serviços, o prazo mínimo para elaboração é de 08 dias (úteis, considerando a fila de trabalhos em andamento). Para informações sobre procedimentos e prazos, você pode acessar a Instrução Normativa SECOM nº 01/2022

O que não é responsabilidade da Programação Visual? 
A elaboração de materiais para eventos não organizados pela Universidade; Planejamento de campanhas não condizentes com o interesse dos públicos interno e externo da Universidade e a criação de logotipos. Além destes, relatórios e outros documentos de uso interno também não são de responsabilidade da SECOM.

Tenho conhecimento de softwares de edição de imagem, posso criar materiais de divulgação por conta?
A SECOM atende diariamente uma grande quantidade de projetos, por isso, é importante contar com o apoio daqueles que podem produzir seus próprios conteúdos. Você pode ajudar a divulgar as ações da UNILA produzindo seus próprios materiais e a equipe da SECOM pode te ajudar na divulgação destas ações, basta cadastrar lá no Comunica sua necessidade e incluir seus materiais como anexo. 

Se necessário, a SECOM pode dar apoio e dicas durante a produção dos materiais, sempre visando contribuir tecnicamente. 

Posso utilizar a marca da universidade nos materiais e divulgação de atividades que pretendo realizar?
Você pode utilizar a marca da universidade quando a atividade que estiver promovendo for institucional, ou seja, tenha vínculo com as ações de ensino, pesquisa e extensão. Qualquer uso fora deste contexto deve ser previamente comunicado à SECOM, através do e-mail comunicacao@unila.edu.br.