Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Comunicação Social - SECOM > Multimídia > Espaço Mirante UNILA > UNILA, uma universidade em prol da integração em Foz do Iguaçu

Vida Universitária

UNILA, uma universidade em prol da integração em Foz do Iguaçu

No ano em que Foz do Iguaçu celebra seus 110 anos, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) completa 14 anos com uma forte diversidade composta por um alunado de 32 nacionalidades e muitas etnias indígenas
publicado: 12/06/2024 12h13, última modificação: 12/06/2024 12h13

Apesar de jovem, a UNILA vem trazendo importantes contribuições culturais, econômicas e científicas para esta cidade, impactando de forma positiva em toda a região trinacional.

Sempre em cooperação com o poder público local, atuamos no combate à covid e na construção de políticas e ações voltadas ao bem-estar, à saúde do meio ambiente e à plena cidadania.

Com seus inúmeros projetos de pesquisa e extensão, nossa comunidade de professores e professoras, estudantes, técnicas e técnicos administrativos participam da vida social de Foz do Iguaçu, imprimindo sua marca de respeito à diversidade e colaborando para o crescimento e emancipação política e econômica da população.

Nos próximos anos veremos mais transformações na cidade, com a construção do campus Arandu, projetado por Oscar Niemeyer, e a plena territorialização da nossa universidade em Foz do Iguaçu.

Mas estamos apenas começando!

Com a retomada dos processos de integração a partir de 2023, e o incremento das relações da UNILA com a sociedade de Foz e outras cidades do seu entorno regional e fronteiriço, nossa universidade traz um grande aporte à interculturalidade e à democratização do acesso ao ensino público superior.

A cada passo que damos, a interação entre o poder local, o poder federal e a UNILA precisa ser aprofundada para que cidade e universidade alcancem juntas o seu potencial de desenvolvimento.

Certamente nos próximos anos seremos um exemplo de modelo de integração pela educação para outras regiões de fronteira do Brasil.

Com a publicação do Decreto nº 12.038, de 29 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Fronteiras, vemos a consolidação de uma política estatal que interioriza o Estado e, ao mesmo tempo, prioriza a integração regional voltada à construção da cultura de paz, à proteção da biodiversidade e ao desenvolvimento social das fronteiras.

Desde 2010, a UNILA é uma política pública educacional para a integração regional solidária e é a partir desta vocação que contribuímos para a inclusão da cidade na rota das cooperações internacionais de desenvolvimento.

Numa perspectiva de cooperação econômica, comercial e de infraestrutura fundamentada também na integração cultural dos povos, do equilíbrio ambiental, do respeito às identidades e subjetividades que também fluem para além dos limites aduaneiros, e que se hermanan para o fortalecimento da autonomia e da soberania da América Latina e Caribe.

Como instituição educacional socialmente referenciada, a UNILA estará sempre a serviço do bem público, da interculturalidade e da consolidação das práticas democráticas e solidárias que devem fundamentar a integração regional.

A cidade de Foz do Iguaçu pode e deve contar com a UNILA para o aprimoramento das políticas públicas que promovam a reconexão das ideias com a realidade daqueles que aqui vivem.

Com a produção de pesquisa e extensão que se relacionam com o território e o tempo histórico da fronteira. E também com uma formação que qualifica e especializa profissionais, através da interação com as demais instituições educacionais da cidade.

A UNILA vem buscando construir conhecimentos coerentes com as necessidades reais da vida social da fronteira; e em diálogo com o poder público, em todas as esferas, pode consolidar relações internacionais permeadas pela empatia e solidariedade, para que as pontes que nos conectam na fronteira sejam, de fato, a Amizade e a Fraternidade.

*Artigo especial da reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira, escrito e publicado para o jornal H2Foz

registrado em: , , ,