Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Comunicação Social - SECOM > Multimídia > Espaço Mirante UNILA > SIEPE – Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

SIEPE – Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

Texto reflexivo sobre a importância da SIEPE e sobre todo trabalho que envolve a sua realização.
publicado: 11/10/2023 16h00, última modificação: 30/01/2024 09h48

mirante3.jpgQuem se lembra daquele dia no ensino médio em que a sua escola o(a) levou, junto a outros(as) colegas, para visitar uma feira ou mostra de cursos em uma universidade pública? Se você foi, deve recordar das trocas com professores e estudantes que compartilhavam informações sobre a vida universitária, enquanto também ensinavam sobre as opções de áreas profissionalizantes e do conhecimento. E se você ainda não teve essa experiência, é importante que saiba que, durante esses passeios escolares a um evento em um campus universitário, podem ser projetadas novas possibilidades de futuro.

Na UNILA, sabemos muito bem disso! E hoje há um grupo enorme de pessoas – estudantes, técnicos(as) e docentes – preparando atividades, programação, estruturas, e organizando a SIEPE – Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão –, para receber a comunidade.

Este encontro, que está em sua 5ª edição e acontecerá de 16 a 20 de outubro, é o maior evento de divulgação extensionista e acadêmica da UNILA. E a cada ano, amplia-se o número de visitantes, que vêm das diversas escolas do Ensino Médio de Foz e região. Para a edição deste ano, a UNILA espera em torno de 3.050 visitantes. A Universidade toda se movimenta, com mostra de cursos, exposição de espaços, setores, trabalhos e projetos. Só nesta edição, serão mais de 434 apresentações.

E para organizar esse encontro tão importante entre a UNILA e a comunidade, é realizado um trabalho de meses, com equipes integradas por servidores(as) e estudantes, e que envolve praticamente todos os setores da Universidade. E há também muitas parcerias externas que vêm sendo construídas ao longo dos anos.

Por trás destes cinco anos de realização do evento, existe muita energia empregada para a valorização da produção da UNILA no ensino, na pesquisa, na extensão e na cultura. E, principalmente, para que tudo isso possa ser alcançado pela comunidade que vem até o universo unileiro.

É uma oportunidade única para divulgar o ensino superior público, gratuito e de qualidade; para dialogar e sanar dúvidas; para estimular o interesse pelo ingresso na Universidade; e para informar as diversas oportunidades que a UNILA oferece.

Conteúdo publicado no Facebook e Instagram da UNILA em 11 de outubro de 2023.

registrado em: