Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Comunicação Social - SECOM > Multimídia > Espaço Mirante UNILA > Nos 60 anos do golpe, rememoremos os 50!

Vida Universitária

Nos 60 anos do golpe, rememoremos os 50!

Conteúdo elaborado em menção ao dia 31 de março de 1964, data que foi implantada uma Ditadura Civil-Militar no Brasil, e que em 2024 completa 60 anos
publicado: 29/03/2024 14h27, última modificação: 29/03/2024 15h08

Em 2014, o contexto das rememorações dos 50 anos do golpe-empresarial militar, foi precedido por importantes iniciativas governamentais, a instalação da Comissão Nacional da Verdade e a mudança da atuação da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

A existência da Comissão Nacional da Verdade fomentou a criação de comissões estaduais e municipais, além de comitês diversos. As universidades atingidas pela ditadura também investigaram os crimes cometidos contra suas comunidades e as que surgiram depois de 1985, se engajaram nesse esforço coletivo, realizando pesquisas, seminários, debates, exibindo filmes, promovendo exposições, entre outras atividades, muitas das quais financiadas pela Comissão de Anistia.

A partir de então, ganharam alguma visibilidade e somaram-se às vítimas, filhas da classe média branca do eixo Rio-São Paulo, inúmeros camponeses e indígenas, os quais, antes de 2014, sequer eram levados em consideração. Era cada vez menos aceitável argumentar que a misoginia e o racismo eram temas “menores” nos estudos sobre a ditadura. Ganhou força também a adjetivação “empresarial-militar” para se referir ao caráter do golpe.

Entretanto, apesar da intensificação dos debates, e das importantes iniciativas para conhecer a história do período, ocorreu também a legitimação da não-punição dos criminosos. Amparados pela legislação da ditadura, confirmada pela democracia, a única punição vinha dos escrachos promovidos pela juventude. A década que separa 2014 de 2024 refletiu a falta de enfrentamento profundo contra a ditadura, seus agentes e sua estrutura jurídico-política que, para nossa surpresa, ainda está de pé.

Nos 60 anos após o golpe, há um volume muito maior de informações, pesquisas e documentos sobre os 21 anos de terrorismo de Estado. Mas e os espaços e as ações de ativação dessa memória para garantir que “nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça”? Lembremos que dá para fazer diferente, como há dez anos e, no futuro, lembremos do silêncio de hoje.

*Este texto contou com a colaboração de Patrícia Mechi, professora de FAL (Fundamentos da América Latina) e coordenadora do Ciclo Comum de Estudos.

saiba mais sobre o Espaço Mirante UNILA

registrado em: , , ,