Institucional
¡Felices fiestas y buenas vibras para el 2025!
Dezembro é um mês importante, que nos faz olhar para trás e para frente. É um mês que carrega a urgência de encerrar o que está em aberto, enquanto nos convida a consolidar caminhos ou a pensar em novos começos e possibilidades. Podemos arriscar dizer que, nesta época do ano, refletimos ainda mais sobre o tempo. O professor e crítico literário Antonio Candido nos lembra que "tempo é o tecido da nossa vida, é esse minuto que está passando". E, quando chegamos em dezembro, não é só um minuto ou um dia, é um ciclo que está terminando para que outro possa começar! O tempo, mesmo em sua pressa, tece belezas, novidades, saudades, vida. Gilberto Gil reforça: "tudo permanecerá do jeito que tem sido / transcorrendo, transformando / tempo e espaço navegando todos os sentidos."
Em 2025, comemoraremos também o tempo da memória, os 15 anos da nossa Universidade – fronteiriça, inovadora, popular, intercultural e comprometida com a integração dos povos latino-americanos e caribenhos por meio da educação. Celebraremos também o futuro e os desafios de cada ciclo para a consolidação da UNILA nesta região e nos mais longínquos territórios da América Latina e do Caribe.
Por isso, neste tempo-presente, convidamos nossa comunidade universitária a celebrar tudo o que construímos até aqui. E abrir espaço para novas reflexões e ideias. Para fortalecer conexões humanas e reconhecer o papel de cada pessoa na construção coletiva que é a nossa universidade pública. Portanto, em 2025, a UNILA deseja a todos e todas:
🦋 Reflexionar sobre el tejido del tiempo de nuestra Universidad;
🫂 Valorar las relaciones humanas y su singularidad;
💜 Vivir la integración latinoamericana!
✨ ¡Felices fiestas y buenas vibras para el 2025!