Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Comunicação Social - SECOM > Multimídia > Espaço Mirante UNILA > As Licenciaturas e a extensão: um compromisso público com a comunidade escolar

As Licenciaturas e a extensão: um compromisso público com a comunidade escolar

Conteúdo discorre sobre a importância das licenciaturas e apresenta o projeto de extensão "Matemática UNILA vai à escola", das professoras Marieli Vanessa Rediske de Almeida e Maria Elizabete Rambo Kochhann, realizado a partir de parcerias estabelecidas com a rede de ensino de Foz do Iguaçu e região.
publicado: 10/10/2023 08h00, última modificação: 30/01/2024 09h49

Nas licenciaturas, o contato com a escola ainda durante a graduação é fundamental para uma formação que efetivamente prepare futuros(as) professores(as) para a prática pedagógica na educação básica, principalmente no contexto das escolas públicas.

mirante2.jpgCientes disso, as professoras Marieli Vanessa Rediske de Almeida e Maria Elizabete Rambo Kochhann criaram o projeto "Matemática UNILA vai à escola", a partir de parcerias estabelecidas com a rede de ensino de Foz do Iguaçu e região.

A experiência tem proporcionado que estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UNILA sejam instrumentalizados(as), assim como os(as) professores(as) e alunos(as) das escolas, para o trabalho com diferentes recursos didáticos, manipulativos e tecnológicos, e para a exploração dos espaços disponíveis na estrutura escolar.

Nesse projeto, acadêmicos(as) do curso são proponentes das situações de aprendizagem, aplicando o conhecimento apreendido nas disciplinas. “Os(as) acadêmicos(as) do curso de Matemática compartilham não apenas materiais, atividades e conhecimentos, mas também as próprias experiências de acesso ao ensino superior na UNILA. Estando nas escolas da região, buscamos divulgar nossa Universidade e despertar o gosto e o interesse pelo curso de Licenciatura em Matemática”, destaca Marieli Vanessa Rediske de Almeida, coordenadora do projeto.

“Está sendo uma experiência encantadora e de grande potencial. O contato com a Matemática sendo apresentado de forma lúdica e interativa tem despertado interesse e motivação na aprendizagem de conceitos básicos. O brilho nos olhares de curiosidade tem nos movido a novos desafios”, comenta Maria Elizabete Rambo Kochhann, colaboradora do projeto.

Além do roteiro de atividades que envolvem geometrias, álgebra, probabilidades, estatísticas e a resolução de problemas matemáticos, as turmas escolares recebem também materiais dos cursos da UNILA; exposição de banners e entrega de materiais do curso de Matemática; e, em algumas ocasiões, a visita do mascote da Universidade.

Já participaram do projeto escolas de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Missal, e há previsão de que outras mais entrem na rota do passeio pelo mundo da matemática promovido pela UNILA.
Portanto, se você é estudante do ensino médio e fundamental de escola pública, fique atento(a), pois, quem sabe o seu colégio não seja a próxima estação dessa parada!?

Conteúdo publicado no Facebook e Instagram da UNILA em 10 de outubro de 2023.

registrado em: