Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Espaços para alimentação no Campus Integração

Espaços para alimentação no Campus Integração

Gabinete da Reitoria emite nota acerca dos avanços recentes em relação a alternativas de alimentação no Campus Integração.
publicado: 22/03/2023 18h37, última modificação: 22/03/2023 18h37

Em complementação à nota publicada no dia 17 de fevereiro, o Gabinete da Reitoria informa alguns avanços recentes nas alternativas de alimentação no Campus Integração.

Em diálogos entre a PRAE, o Gabinete e o ILAESP, a copa que está localizada no térreo do Bloco 1, inicialmente projetada para atender aos servidores do Instituto, teve sua função ampliada e, desde o final de fevereiro, funciona como um espaço de uso compartilhado entre servidores técnicos e estudantes que frequentam as aulas no Campus Integração. Para isso, o local passou por adequações realizadas pelas equipes da PROAGI e da SECIC, visando proporcionar mais conforto e segurança no armazenamento e aquecimento das refeições trazidas pelos próprios usuários. Atualmente, a copa do Bloco 1 conta com dois refrigeradores e três fornos de micro-ondas, e sua demanda de uso vem sendo acompanhada no sentido de constatar a necessidade de novos aportes à infraestrutura.

Como forma de racionalizar o uso da copa, o ILAESP solicitou a instalação de uma fechadura biométrica naquele espaço, de modo que toda a comunidade acadêmica do Instituto tenha a garantia do bom uso e da adequada conservação. Para acessá-lo, os interessados deverão procurar a Secretaria Acadêmica do ILAESP (sala A113 do Bloco 1) para conhecer as normas de utilização da copa e providenciar o cadastramento das digitais no sistema de biometria. Caso o número de interessados exceda a capacidade de armazenamento da fechadura, outras alternativas de acesso deverão ser acordadas com a Secretaria Acadêmica do Instituto, como o empréstimo das chaves físicas, por exemplo.

Outra ação em curso no Campus Integração é a criação de um pátio de alimentação através da instalação de estruturas móveis de alimentação (food trucks). Na proposta elaborada pela SECIC (confira imagens abaixo), a UNILA providenciará uma infraestrutura básica para permitir o funcionamento de dois estabelecimentos particulares, selecionados em processo de chamada pública para operar dentro do Campus. A ideia é que eles comercializem alimentos de qualidade e preços condizentes com as necessidades da comunidade. As diretrizes e o modelo adequado de prestação desse serviço serão definidos por um grupo de trabalho criado no dia 21 de março (Portaria nº 86/2023/GR), que discutirá, ainda, a instalação de outros espaços de convivência e alimentação no Campus.

Com a perspectiva de início da operação do Bloco 2 para o primeiro semestre de 2024, a gestão vem estudando a possibilidade de aquisição de novos espaços para ampliação do serviço de copa (armazenamento, aquecimento e alimentação) a um maior número de usuários, além do cadastramento de fornecedores nas redondezas que concordem em fornecer refeições a custos mais acessíveis aos estudantes. Tais medidas devem melhorar as condições de alimentação da comunidade acadêmica até que se tenha soluções mais definitivas, como a decisão, por parte do Governo Federal, quanto à conclusão e delimitação de escopo das obras paralisadas do Campus Niemeyer, que já conta com uma estrutura de restaurante universitário praticamente concluída, bem como a construção do Bloco de Aulas 3 (Campus Integração), que possui em seu projeto área específica para alimentação.

A Reitoria segue disposta e disponível para discutir e buscar todas as alternativas possíveis para garantir a qualidade do atendimento da comunidade universitária, dentro das possibilidades operacionais e orçamentárias da UNILA.