Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Acordo de cooperação entre UNILA e UFPE

Acordo de cooperação entre UNILA e UFPE

Reitores da UNILA e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram um protocolo de intenções para a realização de projetos em parceria.
publicado: 02/06/2023 15h52, última modificação: 02/06/2023 16h12

Nesta sexta-feira (2), o reitor da UNILA, Gleisson Brito, e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes, assinaram um protocolo de intenções que prevê a realização de projetos em parceria entre as duas instituições.

A iniciativa tem por objetivo promover o compartilhamento de experiências e a colaboração na realização do projeto Senderos, na Tríplice Fronteira, que está sendo desenvolvido como uma ação "irmã" do projeto “UFPE no meu quintal”, em Pernambuco, oportunizando que estudantes possam protagonizar as ações realizadas.

O projeto Senderos é uma ação de extensão que visa o desenvolvimento de atividades na região da Tríplice Fronteira, nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e em outras comunidades do Oeste do Paraná. As atividades serão executadas por discentes da UNILA, que irão propor ações vinculadas a um dos oito eixos elencados no edital do projeto: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho. A inscrição de propostas pode ser feita até 16 de julho.

Já o projeto desenvolvido pela UFPE tem a premissa de fazer com que estudantes da Universidade levem cursos, capacitações, oficinas e rodas de conversa, em todas as áreas do conhecimento, para pequenas cidades do interior de Pernambuco, contribuindo para a capacitação e o desenvolvimento das comunidades locais. O projeto está em andamento desde 2017 e já passou por diversas cidades do Estado.

Para Alexandre Vogliotti, chefe de Gabinete da UNILA, "o estabelecimento de um acordo de cooperação permitirá a transferência de expertise e colaboração das equipes da UFPE para a realização do Senderos aqui e, eventualmente, a participação de nossos estudantes e suas ações nas operações do ‘No Meu Quintal’, em Pernambuco, uma vez que este intercâmbio de estudantes estará previsto no plano de trabalho".

Na reunião de alinhamentos que resultou na assinatura do protocolo de intenções que dará origem ao acordo de cooperação, estiveram presentes o professor José Eduardo Garcia e o servidor Sergio Matias da Silva, da UFPE, idealizadores do projeto “UFPE no meu quintal”; o reitor Gleisson Brito; o vice-reitor Luis Evelio Acevedo; a pró-reitora de Extensão, Kelly Sossmeier; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Jorgelina Tallei; o chefe de gabinete, Alexandre Vogliotti; e o produtor cultural Luciano D'Miguel.