Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Espaços de alimentação no Campus Integração e o transporte Interunidades (Intercampi)

Nota sobre espaços de alimentação no Campus Integração e a respeito do transporte interunidades (intercampi).
publicado: 17/02/2023 21h09, última modificação: 23/02/2023 19h05

No dia 12 de janeiro de 2023, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana consolidou o maior avanço em infraestrutura acadêmica de sua história. Naquela data, no bojo das comemorações dos 13 anos de criação da UNILA, foi inaugurado o primeiro edifício acadêmico próprio da universidade.

Com o retorno das aulas em 06.02.2023, pela primeira vez, a comunidade estudantil da UNILA, particularmente do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política, passou a ter atividades acadêmicas em salas de aulas próprias.

O segundo edifício de aulas já está em construção, e o terceiro edifício está em fase final de produção dos projetos. Da mesma forma, está em fase de encaminhamento ao Conselho Universitário o projeto do Centro de Artes e Humanidades, que abrigará também o Restaurante Universitário da UNILA, no Campus Integração. Os trabalhos desenvolvidos permitirão que a licitação do terceiro edifício ocorra no segundo semestre de 2023 e, na sequência, ocorram os procedimentos de contratação para as demais construções.

A estes avanços somamos a recente mudança no local de funcionamento daquelas unidades mais demandadas pelos estudantes. Exemplo disso são os casos da PROGRAD, PRPPG, PROEX e PRAE, que passaram a funcionar no Jardim Universitário, facilitando o acesso e dando celeridade ao atendimento. Com estas modificações, o imóvel Edifício Lorivo, anteriormente conhecido como Unidade Vila A, foi desmobilizado. A Universidade estima que, em conjunto, a inauguração do primeiro bloco de aulas próprio da UNILA e o encerramento das atividades na Vila A, promovam uma economia de R$ 1,5 milhão anuais, a serem injetados no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência estudantil.

Não obstante este avanço histórico, é importante reconhecer que ainda há muito a ser feito. Certamente, os avanços de infraestrutura não podem olvidar de aspectos que garantam o conforto para a comunidade, de modo que estes temas fazem parte dos projetos amplos de consolidação da infraestrutura, e possuem diversas ações em encaminhamento simultâneo. Deste modo, até que o Restaurante Universitário esteja operando, é necessário buscar alternativas para oferecer espaços de convivência e alimentação à comunidade estudantil e aos servidores da universidade. Para isto, a Secretaria de Implantação do Campus está concluindo os projetos da “Praça das Araucárias”, um local onde serão oferecidos serviços de alimentação em modelo “food truck”. Adicionalmente, está em fase de finalização as negociações com a direção do ILAESP, para ampliar a disponibilidade de eletrodomésticos no espaço da copa do Bloco de Aulas 01, para uso da comunidade estudantil que necessite desta estrutura. Na mesma linha, a administração da UNILA têm conversado com diversos atores buscando viabilizar a oferta de mais opções de alimentação no entorno dos campi, criando assim um ecossistema diverso de opções que possa, de maneira qualitativa, atender esta demanda tão importante.

Com relação ao transporte interunidades, é importante ressaltar que a tabela de horários é dinâmica, e as suas modificações atendem aos indicadores de uso pela comunidade, bem como às solicitações de adequação, que, quando recebidas, são analisadas em conjunto pela Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura, e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Considerando a legislação vigente, inclusive em Resolução do Conselho Universitário,  bem como em decorrência de manifestações da Controladoria-Geral da União e da Corregedoria do MEC, o serviço de transporte interunidades deve se restringir à ligação entre as unidades da universidade. Por esta razão, suas rotas foram alteradas pela Divisão de Transportes da PROAGI, em colaboração com a PRAE.

A administração da UNILA reafirma seu compromisso com uma gestão transparente, referenciada pelas necessidades e demandas de sua comunidade, sempre pautada nos melhores princípios de governança pública e na segurança jurídica institucional.