Institucional
Boletim da Gestão
Reunião no MEC
No dia 22 de agosto, a reitora Diana Araujo Pereira e o pró-reitor de Graduação, Antonio Machado, reuniram-se com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Marcus Vinicius David, em Brasília/DF. O encontro teve como pauta demandas institucionais da UNILA e, em especial, questões relacionadas ao curso de Medicina.

Visita a laboratórios da UFSC
Representantes da Divisão de Apoio Logístico aos Laboratórios, da SACT, realizaram, de 11 a 13 de agosto, uma série de visitas técnicas a laboratórios do Centro Tecnológico de Engenharia, Física e Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade faz parte do plano de melhoria contínua dos serviços de atendimento laboratorial oferecidos pela SACT, DELABEN e DALL, aplicando recursos para capacitação técnica da PROGEPE.
A missão técnica possibilitou uma avaliação detalhada dos ambientes e teve o intuito de identificar as necessidades e oportunidades de melhorias alinhadas à realidade da UNILA. Foi possível observar os processos operacionais, equipamentos, materiais e técnicas empregadas nos laboratórios, possibilitando um aprendizado amplo entre as diversas áreas.
Os servidores da UNILA foram recepcionados pelo diretor do Centro Tecnológico, professor Sérgio Peters, e pelo vice-diretor, professor Amir Antônio Martins de Oliveira Junior. A atividade proporcionou uma visão ampla da gestão e organização dos ambientes multiusuários da UFSC.

Reunião da Coordenação Colegiada Pro Tempore do IMEA
A Coordenação Colegiada Pro Tempore do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) realizou, no dia 19 de agosto, sua segunda reunião ordinária, em formato virtual. O encontro contou com a participação de representantes da gestão universitária, de coordenações de núcleos de estudos, da comunidade discente, técnico-administrativa e externa, além de convidados.
Entre os principais pontos da pauta esteve a aprovação da versão final da Política Acadêmico-Científica do IMEA, elaborada a partir das contribuições do Conselho Científico. O documento estabelece diretrizes para o alinhamento das atividades do Instituto com as políticas institucionais da UNILA, priorizando relevância social e acadêmica, diversidade epistemológica, articulação com políticas públicas e avaliação contínua das ações. A versão final será encaminhada ao Conselho Universitário para apreciação.
Outro destaque foi a aprovação, por unanimidade, da criação do Núcleo de Estudos sobre Natureza e Capital na América Latina e no Caribe, sob coordenação do professor Fernando Gabriel Romero, que passa a integrar o conjunto de núcleos vinculados ao IMEA. Já em relação à minuta de resolução sobre critérios para credenciamento e manutenção de núcleos de estudos, a deliberação foi adiada para uma reunião extraordinária no dia 30 de setembro, a fim de consolidar proposta conjunta das coordenações.
O colegiado também discutiu as atividades previstas pelos núcleos de estudos para os anos de 2025 e 2026 e o andamento da organização do 3º Seminário Internacional do IMEA, que ocorrerá durante a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), entre os dias 10 e 14 de novembro. O evento contará com mesas temáticas propostas pelas coordenações e espaço para apresentação de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação.
A reunião foi conduzida pelo coordenador executivo do Instituto, professor Gerson Galo Ledezma Meneses, e encerrada com encaminhamentos para continuidade das ações acadêmicas e organizacionais do IMEA.