Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Nota de repúdio
conteúdo

Institucional

Nota de repúdio

UNILA emite nota em repúdio às pichações com caráter nazista e xenofóbico encontradas nas paredes dos banheiros da Unidade Jardim Universitário.
publicado: 14/08/2025 17h19, última modificação: 14/08/2025 17h19

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) repudia, com veemência, as pichações com caráter nazista e xenofóbico encontradas nas paredes dos banheiros da Unidade Jardim Universitário, na última semana. Tais manifestações são incompatíveis com os valores democráticos e de respeito à diversidade que orientam a missão desta instituição.

Desde a denúncia, a Reitoria – em conjunto com o Departamento de Relações Étnico-Raciais e Diversidade Cultural (DRERC/SECAFE) e o Setor de Segurança Institucional da Prefeitura Universitária – acionou imediatamente os órgãos de segurança pública, em especial a Polícia Federal e a Polícia Civil, para a investigação dos fatos e responsabilização das pessoas envolvidas.

Paralelamente, estão sendo criadas ações educativas, campanhas de prevenção, educação e repúdio ao racismo, à xenofobia e a todas as formas de discriminação. Essas iniciativas fazem parte do histórico da Universidade, porém, diante do ocorrido, ganharão ainda mais força, amplitude e urgência, envolvendo toda a comunidade acadêmica e resultando, por exemplo, no Plano de Combate ao Assédio e Discriminações e na Política de Enfrentamento à Xenofobia e ao Racismo Institucional.

A UNILA, que recebe estudantes e docentes de toda a América Latina e Caribe, assim como pessoas em situação de refúgio de diversas partes do mundo, reafirma seu compromisso inegociável com a diversidade, a inclusão, os direitos humanos e uma educação crítica, cidadã e antirracista, não tolerando nenhuma forma de discurso de ódio, discriminação ou violência, e defenderá, como dever coletivo, a construção de uma sociedade democrática e livre de qualquer tipo de intolerância.

O nazismo e a xenofobia representam ideologias inaceitáveis que atentam contra a dignidade humana, a memória histórica e a própria democracia. No Brasil, manifestações de cunho nazista são crimes, previstos na Lei nº 7.716/1989, que pune severamente a prática, a incitação e a divulgação de símbolos, mensagens ou atitudes que propaguem esse tipo de pensamento. Por isso, além de denunciar tais práticas, a instituição seguirá trabalhando de forma incansável para promover um ambiente universitário seguro, plural e respeitoso, que honre sua missão institucional e a convivência pacífica entre povos e culturas.

Caso você tenha informações sobre o caso, denuncie para a Ouvidoria da UNILA, pelo Fala.BR, e para a Polícia Civil, por meio do Disque Denúncia 181.