Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Confira algumas das ações desenvolvidas pela gestão da UNILA nas últimas semanas, com destaque para a participação no Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras, visitas às obras do Campus Arandu e a missão da Andifes no México.
publicado: 17/09/2025 18h27, última modificação: 17/09/2025 18h27

Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no Arco Sul-Sudeste

Foz do Iguaçu sediou, nos dias 27 e 28 de agosto, o 2º Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no Arco Sul-Sudeste, reunindo autoridades nacionais e internacionais para debater segurança e proteção vinculadas ao desenvolvimento das regiões fronteiriças. Para a UNILA, localizada no coração da Tríplice Fronteira, as discussões realizadas no evento têm impacto direto na realidade institucional, fortalecendo sua atuação na produção de conhecimento voltado aos desafios e possibilidades desse território estratégico.

Obras do Campus Arandu

Em 26 de agosto, o novo diretor do ILACVN, Márcio de Sousa Goes, e a nova diretora do ILAACH, Márcia Cossetin, conheceram de perto as obras do Campus Arandu e puderam acompanhar as perspectivas de desenvolvimento do projeto. Já no dia 29 de agosto, após a 15ª Reunião do Comitê Executivo do Campus Arandu (UNILA/Itaipu/Unops), representantes da UNILA verificaram o andamento das atividades de construção junto a membros do MEC. A visita reforçou o acompanhamento próximo de cada etapa do projeto, em articulação com os órgãos parceiros.

Missão da Andifes no México

Na primeira semana deste mês de setembro, reitores, reitoras e vice-reitoras de 21 universidades públicas brasileiras, entre elas a UNILA, participaram de uma missão ao México, com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento do sistema educacional mexicano e abrir caminhos para novas formas de cooperação acadêmica. A delegação foi recebida na Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do país. A visita possibilitou um intercâmbio de experiências sobre formação médica em contexto regional.

Outro momento importante foi a visita ao Instituto Politécnico Nacional (IPN), no qual foram apresentadas iniciativas voltadas à formação em áreas tecnológicas e de engenharia. As experiências demonstraram como a educação mexicana tem buscado responder às transformações sociais e às demandas do desenvolvimento.

Assinatura de convênio entre a Anuies e a Andifes

No contexto dessa missão ao México, foi assinado um convênio entre a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior do México (Anuies) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O acordo dá origem à Cátedra Brasil-México, concebida para consolidar uma cooperação acadêmica inovadora, ampliar horizontes de internacionalização e gerar impactos concretos no ensino superior dos dois países.

Encontro do Cogecom Sul

Nos dias 9 e 10 de setembro, a Secretaria de Comunicação Social da UNILA organizou o Encontro do Cogecom Sul e o Fórum de Políticas de Comunicação das Universidades Públicas. Estiveram presentes representantes da UFPR, UFFS, UFSM, UFCSPA, UFSC, UTFPR, além das convidadas UFMG e Unioeste.

A programação contou com discussões sobre política de comunicação nas universidades, seus processos de construção, diretrizes em comum e possíveis aplicações. Durante o evento, foi realizada também uma agenda inédita com a mesa de intercâmbio de boas práticas e ações de comunicação entre as equipes, e as reuniões dos gestores e gestoras de comunicação para levantamento de pautas e possibilidades de colaboração entre as Ifes.

Fomento à cultura

No dia 11 de setembro, gestores das áreas de extensão e cultura da UNILA, UFPR, UTFPR e Unioeste estiveram em reunião com Fábio Riani Costa Perinotto, coordenador geral da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, do Ministério da Cultura. A atividade fez parte da programação do Festival de Culturas da UNILA (FECULT) e teve como objetivos debater fomentos federais para a cultura nas universidades e articular o circuito universitário de arte e cultura no Paraná.

Também participou do encontro, o presidente da Federação de Associações e Cooperativas de Artesanato do Paraná, Ronaldo Moreira, visando fortalecer a relação das universidades com a produção artesanal nos territórios.

Evento da Rede de Artesanato

A UNILA marcou presença na abertura do 4º Encontro da Rede de Artesanato dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, que foi realizado no dia 13 de setembro, em Santa Helena/PR. O evento também contou com a participação de Elza Mendes e Valéria Silva, artesãs de Foz do Iguaçu.

Seminário do Coex

A pró-reitora de Extensão, Andréia da Silva Moassab, participou do Seminário do Colégio de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (Coex/Andifes), realizado em Brasília/DF, nos dias 27 e 28 de agosto de 2025. Com o tema “A Extensão como Política de Ensino Superior: representação, financiamento e parcerias”, o evento teve como objetivo debater a representação da extensão, seu papel na Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico da SESU e o financiamento da extensão universitária.

A programação foi composta por mesas-redondas e rodas de diálogo envolvendo gestores(as) de extensão das Ifes, representantes da Secretaria de Educação Superior, Ministérios do Governo Federal e parlamentares. Durante o evento, a pró-reitora da UNILA apresentou informes sobre a publicação do livro “Desafios da Extensão nas regiões de fronteira”, organizado em parceria entre a UNILA e a UFRR, reforçando a relevância da produção coletiva para o fortalecimento da extensão universitária em territórios fronteiriços.

A participação da UNILA no Seminário reafirma o compromisso institucional com o fortalecimento da extensão universitária como política pública estratégica, de caráter transformador e articulado ao ensino e à pesquisa.