Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN > Planejamento > Seção de Apoio à Governança
conteúdo

Seção de Apoio à Governança

publicado 06/11/2019 23h21, última modificação 04/08/2023 17h16

A Seção de Apoio à Governança - SAG, vinculado ao Departamento de Planejamento Estratégico - DPE da Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA, criado formalmente pela Resolução CONSUN nº 01/2020 tem como objetivo apoiar as ações envolvendo a implantação dos processos de Governança, Gestão de Riscos, Integridade e Controles Internos a nível Institucional e especialmente, auxiliar o Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos na adoção e institucionalização dos assuntos ligados à Governança.

 

Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos - CGIRC

 

É uma instância de gestão estratégica, de natureza deliberativa e caráter normativo, que tem por finalidade monitorar, avaliar e direcionar a gestão da instituição na condução de medidas para a implementação de práticas relacionadas à estratégia, à governança, aos riscos, à integridade e aos controles internos, bem como, a melhoria contínua destes , no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA.

 

 

Estrutura de Governança

 

A estrutura de governança da Unila foi definida considerando a participação ativa das estruturas colegiadas, conforme previsto na  Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Estatuto e Regimento da Universidade

 

Modelo de Governança - Unila.png

 

  • CONSELHO SUPERIOR:  É o órgão de deliberação Superior e têm por competência formular a política geral da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar da Universidade. A sua composição, competências e funcionamento estão definidos no Estatuto.

 

  • COMISSÕES SUPERIORES: São os órgãos de normatização e deliberação superior dos assuntos atinentes ao ensino, à pesquisa e à extensão. A sua composição, competências e funcionamento estão definidos no Estatuto.

 

  • ALTA ADMINISTRAÇÃO:  Formada pela Reitoria (que compreende o Gabinete do Reitor e suas assessorias, Pró- Reitorias, as Secretarias, a Procuradoria, a Auditoria, e os órgão Suplementares), com competências de planejamento, coordenação, supervisão, avaliação e controle de todas as atividades universitárias; e Os Institutos Latino-Americanos, que constituem as Unidades Acadêmicas e em consonância com as diretrizes dos seus respectivos Conselhos realizam a gestão administrativa do ensino, pesquisa e extensão.

 

  • INSTÂNCIAS DE APOIO À GOVERNANÇA: São as unidades que atuam no fomento e apoio à implantação da Governança a nível Institucional. O principal componente é o  Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC), a qual consiste em uma instância de gestão estratégica, de natureza deliberativa e caráter normativo, que tem por finalidade monitorar, avaliar e direcionar a gestão da instituição na condução de medidas para a implementação de práticas relacionadas à estratégia, à governança, aos riscos, à integridade e aos controles internos, bem como, a melhoria contínua destes , no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA. 

 

As unidades Auditoria Interna, Procuradoria Federal junto à UNILA, Corregedoria Seccional, Ouvidoria e a Comissão de Ética compõem a estrutura de apoio e assessoramento ao CGRIC, além da Seção de Apoio à Governança, unidade administrativa vinculada à Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças e que têm por objetivo apoiar os trabalhos do CGIRC e executa o papel de Assessoria Especial de Controle Interno.

 

Além dessas unidades, o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação, a Comissão Própria de Avaliação – CPA e a Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD eventualmente também podem apoiar à governança conforme demanda do CGIRC.

 

Documentos Aprovados

Materiais de Apoio 

 

Materiais de Apoio Diversos