Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN > Orçamento > Departamento de Programação e Controle Orçamentário
conteúdo

Departamento de Programação e Controle Orçamentário

publicado 07/02/2020 16h32, última modificação 13/11/2023 14h05

Sobre o Departamento de Programação e Controle Orçamentário

O Departamento de Programação e Controle Orçamentário (DPCO) é uma estrutura integrante da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, desempenhando funções essenciais na gestão e acompanhamento orçamentários.

O DPCO assume a responsabilidade pelo planejamento anual do orçamento, apresentando a Proposta Orçamentária para a distribuição interna de recursos, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, assim como pelo Ministério da Educação. Além disso, o departamento propõe ações necessárias para alinhar o orçamento às demandas da Universidade, cumprindo a missão institucional e garantindo o equilíbrio financeiro.

Adicionalmente ao orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual, o DPCO contribui na gestão de créditos provenientes de outras fontes de recursos, como convênios, projetos, editais, entre outros, seguindo os critérios e termos estabelecidos.

O acompanhamento da execução orçamentária é uma atividade constante do DPCO, que emite relatórios quando solicitado, realiza ajustes necessários ao longo do exercício financeiro e orienta as previsões de receitas próprias da UNILA. Além disso, o departamento presta contas aos órgãos de controle, garantindo transparência e conformidade com as normativas vigentes.

                

Equipe

Andressa Loise Speck (andressa.speck@unila.edu.br)
Augusto Heck (augusto.heck@unila.edu.br)

Fabiana Miranda Reis de Carvalho (fabiana.miranda@unila.edu.br)
Solange Caneppele (solange.caneppele@unila.edu.br)

           

Canal de atendimento

E-mail: orcamento@unila.edu.br

Telefone +55 (45) 3522-9752.

Link para contato via WhatsApp: https://wa.me/message/BSQU2WCCLPHJK1. Ou por meio do QRCode abaixo.

         

Mapeamento de Subprocessos

Alterações orçamentárias clique aqui.
Avaliação das ações orçamentárias clique aqui.
Confirmação e detalhamento do orçamento clique aqui.
Distribuição orçamentária 
clique aqui.
Processo orçamentário clique aqui.
Reestimativas de receitas próprias clique aqui.
Tetos orçamentários – SCDP clique aqui.

            

Painel Orçamentário

Nesta seção você encontrará informações e dados do orçamento da UNILA, considerando as despesas com pessoal (obrigatórias), custeio e investimentos (discricionárias e emendas). O relatório possui filtros por Unidade Gestora, Ação Orçamentária da LOA e outros.

Clique aqui

Painel de dados construído no Power BI.