Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

publicado 12/01/2022 11h09, última modificação 09/05/2022 09h17
Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN)

O que significa ordenar despesa?

Ordenador de despesa é toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento ou dispêndio (§ 1º do art. 80 do Decreto-Lei nº 200/67).

Como é feita a distribuição orçamentária internamente?

Para consultar a Programação Orçamentária Anual do ano desejado, acesse o link: neste link https://portal.unila.edu.br/proplan/orcamento/distribuicao-orcamento

Qual a execução orçamentária das unidades?

Verificar, ao final da página, relatório “Programação Orçamentária Anual - UNILA”, neste link: https://portal.unila.edu.br/proplan/orcamento/distribuicao-orcamento

Qual o valor do orçamento anual da UNILA, por grupo de natureza de despesas (GND) ou fontes de recursos?

Verificar, ao final da página, relatório “Orçamento Anual UNILA (2011-2021), neste link: https://portal.unila.edu.br/proplan/orcamento/dpco

Como emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU)?

O usuário deve acessar o site: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp
E preencher os dados do órgão:

  • Unidade Gestora (UG): 158658
  • Gestão: 25267
  • Nome da Unidade: UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
  • Código de Recolhimento: Será fornecido pelo órgão

Após, preenchimento de todos os campos, gerar PDF, para pagamento no Banco do Brasil.

O que é o Cartão de Pagamento do Governo Federal?

O Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF) é um meio de pagamento que proporciona à Administração Pública mais agilidade, controle e modernidade na gestão de recursos.

Quais as despesas que podem ser feitas com o CPGF?

Somente aquelas passíveis de enquadramento como Suprimento de Fundos.

O que é o Suprimento de Fundos?

Trata-se de adiantamento concedido a servidor, a critério e sob a responsabilidade do Ordenador de Despesas, com prazo certo para aplicação e comprovação dos gastos. O Suprimento de Fundos é uma autorização de execução orçamentária e financeira por uma forma diferente da normal, tendo como meio de pagamento o Cartão de Pagamento do Governo Federal, sempre precedido de empenho na dotação orçamentária específica e natureza de despesa própria, com a finalidade de efetuar despesas que, pela sua excepcionalidade, não possam se subordinar ao processo normal de aplicação, isto é, não seja possível o empenho direto ao fornecedor ou prestador, na forma da Lei nº 4.320/64, precedido de licitação ou sua dispensa, em conformidade com a Lei nº 8.666/93.

O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)?

PDI é o Plano de Desenvolvimento Institucional. Nele são definidos os objetivos, metas e indicadores da Instituição para um período de 5 (cinco anos). É um documento que retrata a identidade da instituição contendo sua missão, sua visão e seus valores. O PDI é um documento obrigatório no credenciamento das Instituições de Ensino Superior e na avaliação dos diversos cursos. Sua regulamentação básica está no Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

No caso da UNILA, o PDI serve como instrumento de Planejamento Estratégico, uma vez que nele estão concentrados os 33 (trinta e três) objetivos estratégicos que a Instituição almeja para os próximos.
 

O que é a Governança Pública?

É o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

O que é e para que serve o Mapa Estratégico?

O Mapa Estratégico tem o papel de otimizar e consolidar o planejamento, visto que, explicita a hipótese da estratégia, descrevendo o processo de transformação dos ativos intangíveis em resultados tangíveis. É a representação visual da estratégia, mostrada numa única página. Cada instituição adapta o mapa estratégico ao seu conjunto específico de objetivos estratégicos. (adaptado de KAPLAN e NORTON, 2004)

O que é uma cadeia de valor?

Trata-se de uma representação gráfica dos processos principais que agregam valor à organização/instituição. Ou seja, é a forma pela qual a organização pode representar as atividades que desenvolve para tornar efetivos a sua missão e objetivos. Trata-se do alinhamento dos processos e atividades aos seus objetivos estratégicos, com base em seus macroprocessos, conforme a sua categoria (finalísticos, gerenciais ou de suporte).

O que é gestão de riscos?

Trata-se do processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da instituição

O que é um processo?

Um processo é definido como um fluxo de tarefas executadas por um ou mais atores de forma a gerar um produto ou serviço cíclico, ou seja, gerar um produto habitual para a organização.

O que é um subprocesso?

Correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo. Pode-se considerar como a subdivisão de um processo, ou ainda, um processo que contém um objetivo específico incluso dentro de outro. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

O que é mapeamento de processos?

Mapeamento de processos é o ato de descrever o funcionamento de um processo. A forma mais comum de se mapear um processo é a representação gráfica e objetiva das atividades dos processos, por meio de fluxogramas. O uso de fluxogramas auxilia na visualização de dimensões importantes do processo, como suas atividades, eventos, resultados, atores envolvidos, além de possibilitar ver no mesmo recorte várias atividades encadeadas.

Acesse o portal de processos da UNILA e conheça os subprocessos já mapeados pelas macrounidades: https://processos.unila.edu.br/