Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN > Planejamento > Escritório de Processos
conteúdo

Escritório de Processos

publicado 06/11/2019 23h21, última modificação 19/02/2024 10h49

O Escritório de Processos - EP, vinculado ao Departamento de Planejamento Estratégico - DPE da Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA, foi criado oficialmente por meio da Resolução CONSUN nº 01/2020 e tem como objetivo apoiar a implantação da gestão de processos na Instituição, buscando uma maior cooperação e integração entre as diversas áreas da Universidade, a fim de otimizar os processos de trabalho.

A partir do segundo semestre de 2023, o EP incorpora em suas atribuições a condução da Gestão de Riscos, em atendimento a Política de Riscos da UNILA, norma regulamentada pela Resolução nº 28/2019/CONSUN. Este instrumento tem como objetivo estabelecer diretrizes e responsabilidades para a implementação do processo de gestão de riscos, visando incorporar a visão de riscos, como subsídio à tomada de decisão em todos os níveis da Instituição, e assim prover razoável segurança no cumprimento da missão e no alcance dos seus objetivos.

 

Portal de Processos  

O Portal de Processos da Unila tem como finalidade reunir, armazenar, preservar, organizar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente aos documentos e arquivos relativos ao mapeamento de Processos na Universidade, bem como, disponibilizar todos os materiais de apoio a Gestão de Processos. 

 

Central de Melhoria de Processos

O objetivo da central é registrar os problemas e sugestões enviados pelos servidores e pela comunidade acadêmica, visando contribuir para a constante melhoria dos processos de trabalho da UNILA. Além disso, tem como propósito divulgar as demandas recebidas, bem como informar sobre as ações que estão sendo empreendidas pela gestão para solucionar os problemas, com o intuito de simplificar os processos, reduzir erros, burocracia e mitigar os riscos envolvidos. 

 

Gestão de Riscos 

Documentos aprovados 

 

Materiais de Apoio Gestão de Riscos

 

Cursos e capacitações

No contexto governamental, os riscos podem ter impactos de grande escala. A capacidade de antevê-los, de identificá-los, de analisá-los e de elaborar um planejamento de respostas contundente, depende significativamente da percepção das pessoas, que precisam desenvolver um olhar aguçado sobre o contexto ou realidade em que se inserem. Pensando nisso, o curso tem como objetivo capacitar pessoas para aplicar as noções de gestão de riscos no contexto do setor público.

No contexto governamental, os riscos podem ter impactos de grande escala. A capacidade de antevê-los, de identificá-los, de analisá-los e de elaborar um planejamento de respostas contundente, depende significativamente da percepção das pessoas, que precisam desenvolver um olhar aguçado sobre o contexto ou realidade em que se inserem. Pensando nisso, o curso tem como objetivo capacitar pessoas para aplicar as noções de gestão de riscos no contexto do setor público. Atenção, este curso é o novo nome do antigo "Gestão de Riscos no Setor Público".

Neste curso, você conhecerá os principais conceitos aplicados à Gestão de Riscos, bem como entenderá sua aplicabilidade, os benefícios, as etapas, os procedimentos e os desafios no contexto da Administração Pública. Saiba mais sobre esse assunto e inscreva-se já.

O curso possui como foco apresentar o modelo ForRisco, assim como demonstrar seu uso e benefícios para o gerenciamento de riscos nas IES. Apresenta seus princípios e conceitos, a metodologia da Administração Pública brasileira, a metodologia ForRisco e a plataforma ForRisco.

O curso apresenta os conceitos e procedimentos adequados à análise de riscos para contratações de TIC, tendo como principal base teórica a Instrução Normativa SGD/ME nº 1, de 4 de abril de 2019, que trouxe inovações ao processo de contratação de soluções de TIC no tocante ao gerenciamento de riscos, à publicidade dos processos e aos papéis dos integrantes da equipe de planejamento da contratação.