Coordenação, Secretaria e Colegiado
Coordenador - Dr. Marcelo Augusto Rocha
Doutor em Ensino, com ênfase em Geociências, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Especialista em Ensino de Geografia (UEL). Graduado em Geografia Licenciatura, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA/UNILA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPG-EDU/UNILA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinar de Práticas e Saberes Docentes. Na UNILA já atuou como Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação. Venceu eleições para atuar como coordenador do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design (CITAD/ILATIT) e como coordenador do curso de Geografia Licenciatura/UNILA. Presidiu o Fórum das Licenciaturas, o NDE do curso de Geografia Licenciatura/UNILA e o Comitê Permanente Local de Iniciação Científica (CLIC). Já atuou como conselheiro titular e suplente no Conselho Universitário (CONSUN), na Comissão Superior de Ensino (COSUEN), na Comissão Superior de Extensão (COSUEX) e no Conselho do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território ILATIT (CONSUNI-ILATIT). Atuou como Professor Orientador, em todas as edições do Programa Residência Pedagógica da CAPES. Atualmente é Coordenador de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UNILA). Coordenador do Curso de Geografia Bacharelado da UNILA. Professor, Coordenador de Estágio Supervisionado e Vice-Coordenador do Curso de Geografia Licenciatura da UNILA. Participa em escala nacional da REDE DIVERSIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA-REDAP. Desenvolve pesquisas a respeito de Currículo e Formação de Professores; Métodos e Práticas de Ensino de Geografia e Geociências; Identidade, Práticas e Saberes Docentes; Políticas Educacionais Neoliberais, sob a influência de organismos internacionais e os desdobramentos das políticas de avaliação em larga escala, na Educação Pública e na profissão docente. Pai da Stella e do Kalel S2.
Vice-coordenadora - Dra. Dinéia Ghizzo Neto Fellini
Professora Adjunta de LIBRAS pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Professora do Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação da UNILA- PPGEDU. Estágio de Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2023-2024). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011-2013 / 2019 - 2022). Graduada em Educação Física pela Uniguaçú (2002 - 2005). Especialista em Educação Especial (2007) e em Libras (2009). Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação (Fundamentos da Educação; Metodologia Cientifica), Educação Física (Fundamentos da Educação Física;Educação Física Escolar) , Educação Especial (Fundamentos da Educação Especial, AH/SD, Surdez, DI, DF) e LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. Formada Tradutora Intérprete de Língua de Sinais - TILS, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005).
Secretário - Me. Silvio Borges da Silva Junior (Técnico em Assuntos Educacionais)
Possui graduação em Letras Portuguës/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/ Foz do Iguaçu (2007) e Mestrado em Sociedade Cultura e Fronteiras (2016), pela mesma instituição. Atualmente cursa doutorado em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unioeste/Cascavel. É professor de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto e Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), ambos em Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Letras Português/Espanhol e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: texto; escola; currículo, avaliações de larga escala, políticas educacionais e formação continuada de professores.
Colegiado PPGEDU (Gestão 2025/2026) - Portarias nº 08 e 09/2025/PPGEDU/ILAACH
I – Representantes docentes, por Linha de Pesquisa:
a) Marcelo Augusto Rocha, Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Práticas de Educação – Coordenador;
b) Juliana de Fátima Serraglio Pasini, Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Práticas de Educação – titular;
c) Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Práticas de Educação – titular;
d) Catarina Costa Fernandes, Linha de Pesquisa Metodologias e Processos de Ensino e Aprendizagem – titular;
e) Elmha Coelho Martins Moura, Linha de Pesquisa Metodologias e Processos de Ensino e Aprendizagem – titular;
f) Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva, Linha de Pesquisa Metodologias e Processos de Ensino e Aprendizagem – titular;
g) Laura Janaina Dias Amato, Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Práticas de Educação – suplente;
h) Luciano da Silva Pereira, Linha de Pesquisa Metodologias e Processos de Ensino e Aprendizagem – suplente;
II – Representantes discentes, por Linha de Pesquisa:
a) Ana Karla Cornelius Woll, Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Práticas de Educação – titular;
b) Grace De Mello Bernardes, Linha de Pesquisa Metodologias e Processos de Ensino e Aprendizagem – titular;
c) Adriana Maria Alves Ferreira Menon, Linha de Pesquisa Metodologias e Processos de Ensino e Aprendizagem – suplente;
d) José Luiz Da Silva Acosta, Linha de Pesquisa Teorias, Políticas e Práticas de Educação – suplente;
III – Representante técnico-administrativo do Programa:
a) Silvio Borges da Silva Junior, Técnico em Assuntos Educacionais.