Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Biociências > PPG-BC oferece duas (02) vagas no Programa Move la América
conteúdo

PPG-BC oferece duas (02) vagas no Programa Move la América

publicado 30/07/2024 17h22, última modificação 31/07/2024 09h01
Bolsas para estudantes de mestrado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, na modalidade sanduíche no Brasil

O mestrado em Biociências da UNILA está oferecendo duas (2) vagas no Programa Move la América. Para consultar as informações sobre o programa, os requisitos para inscrição e o site para realizar a inscrição, acesse o seguinte link <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-move-la-america>.

 

O Programa concederá bolsas para estudantes de mestrado ou doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, na modalidade sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em PPG's (Programas de Pós-Graduação), de IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras, IFES (Institutos Federais) ou IP (Institutos de Pesquisa), sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.

 

Inscrições até o dia 08/08/2024.

 

01 (um) vaga nível mestrado:

  • linha de pesquisa: Prospecção de Compostos Biologicamente Ativos.

  • docente: Dra. Aline Theodoro Toci (UNILA), professora adjunto da Unila, em Foz do Iguaçu/PR. Graduada em Química e Química do Petróleo, Mestre em Ciências de Alimentos e Doutora em Ciências de Alimentos pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui ampla experiência na área de Química Orgânica, Química Analítica e Química de Alimentos, com ênfase em técnicas cromatográficas e técnicas espectrométricas. Atua nas áreas de Meio Ambiente e Química de Alimentos, nas temáticas: qualidade e adulteração de alimentos; aroma, quantificação de compostos bioativos e modificações durante o armazenamento de alimentos; degradação de corantes alimentícios em efluentes; e monitoramento de agrotóxicos no meio ambiente.

  • local de atividade: LEIMAA (Laboratório de Estudos Interdisciplinares do Meio Ambiente e Alimentos), grupo de pesquisa que realiza pesquisa em diversas áreas, como química, farmácia, biologia, biotecnologia, engenharias, ecologia, entre outras. O grupo é especializado em técnicas cromatográficas de análise e dosagens, seguindo as normativas nacionais e internacionais para a garantia dos resultados. O laboratório está localizado dentro do PTI (Parque Tecnologico de Itaipu) em Foz do Iguaçu e, atualmente possui diversos equipamentos, citam-se: 06 (seis) cromatógrafos, sendo 02 (dois) em fase líquida e 04 (quatro) em fase gasosa, um espectrômetro de ultra-violeta e um FTIR.

  • campos de atuação: química de alimentos, química forense e meio ambiente, com as seguintes temáticas: qualidade e adulteração de alimentos; compostos voláteis e aromas, quantificação de compostos bioativos e modificações durante o armazenamento de alimentos; rastreabilidade de drogas; qualidade de medicamentos; degradação de corantes alimentícios em efluentes; e monitoramento de agrotóxicos no meio ambiente.

  • requisitos do candidato: é necessário que o candidato tenha experiencia em laboratório de análise, tendo prática em preparo de soluções e pipetagem. É também necessário o conhecimento básico de validação de métodos de análise.

  • atividades a serem desenvolvidas: o candidato atuará na validação de metodologias de análise utilizando a técnica de cromatografia.

 

01 (um) vaga nível mestrado:

  • linha de pesquisa: Mecanismos de Fisiologia e do Desenvolvimento;

  • docente: Dr. Jean Franciesco Vettorazzi (UNILA), professor adjunto da Unila, em Foz do Iguaçu/PR, vice-coordenador do laboratório de ciências médicas, coordenador do biotério e membro integrante do CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) e do CEP (Comitê de Ética em Pesquisas) da Unila. Também é docente do PPG-BC e membro suplente do CLIC (Comitê Local de Iniciação Científica). Possui graduação em Biologia pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

  • local de atividade: Laboratório de Ciências Médicas, que dispõe dos seguintes equipamentos e técnicas: biotério de experimentação animal, para modelo animal camundongo C57BL/6; Real time PCR, para análise da expressão gênica; cultura de células; imuno-histoquímica e imunofluorescência; avaliação de danos ao DNA, com técnica do cometa e micronúcleo; avaliação do perfil glicêmico, com teste de tolerância a glicose, insulina e glucagon.

  • campos de atuação: experimentação animal e cultivo celular em modelos de obesidade e diabetes; biologia molecular com técnicas de análise de expressão protéica e gênica (Western blot e PCR); imuno-histoquímica e imunofluorescência de tecidos e células; testes pré-clínicos em roedores e eletrofisiologia.

  • requisitos do candidato: experiência em experimentação animal e manutenção de biotério e/ou técnicas moleculares laboratoriais (PCR, Real-time PCR e Western Blot); preparo de soluções; pipetagem; pesagem de reagentes; e bases da análise estatística.

  • pesquisas em andamento:

    • obesidade e metabolismo: mecanismos funcionais e moleculares relacionados ao desenvolvimento da obesidade e suas comorbidades, com ênfase em experimentação animal com roedores. Principais disfunções metabólicas decorrentes da obesidade (resistência a insulina, dislipidemias e diabetes mellitus tipo 2).

    • pâncreas endócrino e metabolismo: papel da insulina e do glucagon na regulação do metabolismo glicêmico, e sua relação com alterações metabólicas decorrentes da obesidade.

    • uso de compostos bioativos no tratamento de transtornos alimentares: busca de novas ferramentas no tratamento da obesidade e transtornos alimentares como a compulsão alimentar.

    • papel do exercício físico no tratamento da obesidade: principais alterações metabólicas decorrentes do exercício físico de resistência em modelo animal de obesidade.

    • obesidade em crianças e adolescentes: avaliação do índice de obesidade e síndrome metabólica em crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Foz do Iguaçu/PR.