Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Biociências > Atividades > Projetos
conteúdo

Projetos

publicado 07/06/2023 09h59, última modificação 07/06/2023 09h59
Projetos do PPG-BC e da UNILA

Espaço Ciência é o novo portal de divulgação científica da UNILA

Plataforma reúne páginas de projetos de pesquisa, laboratórios e conteúdos sobre o conhecimento produzido na Universidade


A UNILA lançou, no final do mês de maio, o Espaço Ciência, um portal criado com o objetivo de potencializar a divulgação científica e facilitar o acesso da comunidade ao conhecimento que é produzido na Universidade. O Espaço Ciência reúne páginas de projetos de pesquisa e laboratórios, além de concentrar os materiais produzidos pelos profissionais da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), com conteúdos voltados para a divulgação científica. Para simplificar a busca por informações, o site é dividido por áreas do conhecimento, assim, cada pessoa pode explorar a plataforma de acordo com sua área de interesse.

Espaço Ciência reúne páginas de projetos de pesquisa e laboratórios, além de concentrar os materiais produzidos pelos profissionais da SECOM com conteúdos de divulgação científica“O Espaço Ciência é mais uma forma de publicizar o quanto a UNILA contribui para a sociedade, então todos os projetos ou grupos de pesquisa com um site institucional terão seus trabalhos divulgados no Portal. Esse reforço na divulgação aumentará ainda mais o alcance das ações realizadas pela instituição”, salienta Roberta Petri Moreno, servidora da Divisão de Comunicação Digital e responsável pela implantação do Espaço Ciência.

As tratativas para elaborar uma proposta de plataforma de divulgação científica começaram em junho de 2021, a partir de uma parceria entre a SECOM e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC). “Existia uma demanda interna, de alguns projetos, para que tivessem seus próprios sites. Mas só foi possível tornar esse serviço uma realidade com a configuração de uma plataforma mais amigável e intuitiva, para que a própria coordenação de cada projeto possa criar e gerenciar seu site”, explica Roberta.

A partir da demanda trazida pelos pesquisadores, SECOM e CTIC elaboraram uma normativa interna que instituiu o serviço de hospedagem de sites institucionais, aprovado pelo Comitê de Governança Digital. A resolução permitiu que as demandas de sites da comunidade acadêmica começassem a ser atendidas.

Atualmente, o Espaço Ciência conta com 10 sites, alguns publicados e outros em fase de elaboração. A solicitação de novas páginas deve ser feita, pelos coordenadores de projetos, via Central de Serviços.