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Programa Ombo'éva

publicado 08/11/2018 15h59, última modificação 11/01/2019 23h20
Popularização da Ciência e Tecnologia por meio da integração dos docentes e discentes dos cursos de Engenharias para o desenvolvimento de material didático, experimentos e treinamento aos Professores da Rede Pública de Educação Básica

O Programa Ombo'éva (“quem ensina” em Guarani) visa Popularização da Ciência e Tecnologia por meio da integração dos docentes e discentes dos cursos de Engenharias para o desenvolvimento de material didático, experimentos e treinamento aos Professores da Rede Pública de Educação Básica para formação do aluno intitulado Ombo'éva que irá atuar como agente transformador multiplicando o conhecimento sobre Consumo Sustentável, Energias Renováveis e principalmente aplicando seu aprendizado no cotidiano de sua família ocasionando uma mudança de hábito de consumo e culminando numa redução de gastos e uma preocupação com a Sustentabilidade.

Nesse sentido, a disseminação desse conhecimento, irá além dos portões da escola e será multiplicado este conhecimento pelo Ombo'éva que serão adolescentes, o que é ponto crucial para a conscientização da Sociedade da necessidade da mudança de hábitos em prol do Consumo Sustentável e a utilização de fontes renováveis de energia renováveis. Nesse âmbito, os professores da Rede Pública de Educação Básica, exercem papel fundamental nessa difusão do conhecimento estimulando o desenvolvimento de tecnologias baseadas em fontes de energias renováveis, articulando a pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável.

Logo, neste primeiro programa pretende-se realizar o estudo em 3 escolas da Rede Pública de Educação Básica como incubadora do Programa Ombo'éva sendo uma escola de cada país (Brasil, Paraguai e Argentina).

O corpo técnico multidisciplinar do Projeto é composto inicialmente por 4 (quatro) alunos e 6 (seis) professores dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Ciência da Computação da UNILA.

 

ACESSE O SIGAA DO PROGRAMA