conteúdo

Institucional

Renovação do parque de computadores

Apresentação dos avanços realizados nos últimos para manutenção dos equipamentos
publicado: 28/02/2022 11h58, última modificação: 01/03/2022 08h58

A UNILA possui um parque de computadores com cerca de 1400 equipamentos, divididos em configuração padrão, para uso administrativo e configuração avançada, para uso em laboratórios.

O computador é um importante instrumento de trabalho, e seu desempenho pode afetar diretamente as atividades da instituição. Sua vida útil, no geral, é estimada em cinco anos, quando se considera totalmente depreciado para fins contábeis. No entanto, seu uso para mais ou menos, pode variar de acordo com as atividades a que se destina.

Nesse contexto, foi elaborado em 2020, o Plano de Renovação de Computadores, com metas estabelecidas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação. De acordo com o plano, a aquisição de novos equipamentos leva em consideração três aspectos principais:

  1. a necessidade de os equipamentos acompanharem o avanço tecnológico dos softwares de modo a reduzir o impacto da obsolescência do equipamento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e na produtividade dos servidores;
  2. a necessidade de realizar a atualização periódica de sistema operacional e aplicativos de forma a reduzir os riscos de segurança da informação com o uso de sistemas desatualizados;
  3. a necessidade de distribuir linearmente a aquisição de novos computadores ao longo dos anos de forma a reduzir o impacto sobre a capacidade de investimento anual da universidade.

Seguindo essas diretrizes, no último ciclo do PDTIC (2019-2021), foram realizados investimentos que permitiram renovar 26% do parque de computadores. O percentual de renovação ficou dentro da meta estabelecida de 8% ao ano. Com essa taxa espera-se atingir uma vida útil de 10 anos por equipamento. No painel abaixo, pode ser visualizada a distribuição dos equipamentos por tempo de vida e como o ciclo de uso vai se completando ao longo dos anos.

Como se observa, 70% do parque foi adquirido nos anos de 2015 e 2017, quando da ampliação do quadro de servidores da UNILA. Compras concentradas representam um desafio frente ao limite de recursos de investimento, uma vez que praticamente 70% do parque tende a sair de circulação ao mesmo tempo. Nesse contexto, o plano de renovação tem objetivo de aumentar a vida útil dos equipamentos e estabelecer uma taxa linear de renovação.