conteúdo

Pesquisa de Preço

publicado 20/10/2022 16h44, última modificação 18/05/2023 07h44
Orientações sobre pesquisa de preços.

 A pesquisa de preço, ou pesquisa de mercado, é uma das principais, senão a principal, peça do processo de contratação, pois é com ela que se afere, ou que se pretende aferir, o valor de mercado de determinado produto ou serviço a ser licitado.

É nesse momento do processo que se obtém a estimativa de custo da contratação que pode gerar os seguintes resultados:

  1. Preço justo: sucesso da aquisição, economia ao setor público, preço adequado para a instituição e para o fornecedor, equilíbrio do mercado;
  2. Preço subdimensionado: o fracasso do processo, preço inferior ao mercado, não há interessados em fornecer, retrabalho, prejuízo da falta do objeto ou serviços;
  3. Preço superdimensionado: resulta no uso indevido de recursos públicos, dano ao erário, risco de responsabilidade, entre outros problemas de imagens institucionais.

Dentre as várias funções que a pesquisa de mercado tem no processo licitatório, a principal é garantir que o Poder Público identifique o valor real do bem ou do produto para uma pretensa contratação, de forma que o preço a se pagar seja justo e esteja compatível com a realidade de mercado.

Deve compor o processo de contratação:

  • O relatório detalhado disponibilizado pelo módulo Pesquisa de Preço; ou
  • Planilha de pesquisa de preços (modelo CCCL)

 

A unidade deve utilizar preferencialmente o módulo de Pesquisa de Preços durante a fase de transição, em breve a ferramenta será obrigatória.

Novo módulo Pesquisa de Preços

Lançado em 20 de dezembro de 2022, a Pesquisa de Preços é o novo módulo do Compras.gov.br, sistema de compras do Governo Federal. Criado para atender aos agentes públicos usuários do sistema, a nova funcionalidade traz mais facilidade, praticidade e agilidade para o planejamento de contratações públicas. 

Esta nova ferramenta vem substituir o Painel de Preços, que era a ferramenta de pesquisa dos preços registrados nas compras realizadas pelos órgãos da administração pública. Este módulo foi desenvolvido de acordo com a  IN nº 65/2021 e com a Nova Lei de Licitações (14.133/2021), portanto, as pesquisas que forem realizadas neste módulo cumprirão a obrigação do parâmetro estabelecido no inciso I, do art. 5º da IN nº 65/2021. 

Para acessar o módulo pesquisa de preços basta acessar o Comprasnet e buscar pelo módulo na aba de acesso rápido.

 acesso rápido - pesquisa de preço

Instruções Normativas

A normativa mais recente sobre pesquisa de preços é a IN 65/2021, que regulamenta a Lei 14.133/2021, caso a unidade esteja instruindo um processo antigo, ainda nos termos da lei anterior deverá ficar atenta pois a normativa aplicável é diferente, abaixo detalhamos as normativas:

 

Planilhas de Pesquisa de Preços

 

Os modelos acima somente devem ser utilizados caso não seja possível utilizar o módulo de pesquisa de preços. A nova ferramenta trouxe muitas melhorias, orientamos que as unidades o utilizem para otimizar e diminuir o tempo dedicado a essa atividade.

Orientações e treinamentos

Diversas orientações e treinamentos estão disponíveis no site Gov.br. É importante acessar e manter-se atualizado.

Existem também instruções normativas que regem os procedimentos para pesquisa de preços, abaixo estão as referências.

caderno.pngClique para acessar o caderno.

Guia de orientação sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para aquisição de bens e contratação de serviços em geral. O Caderno indicado não tem como base as normas mais recentes, porém é um material didático interessante para leitura complementar. Com 19 páginas permite uma leitura rápida de fácil compreensão.

Uma das principais ferramentas para pesquisa é o Painel de Preços. Foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Gestão - SEGES do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP, disponibiliza de forma amigável, dados e informações de compras públicas homologadas no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG e Comprasnet.