conteúdo

Psicologia

publicado 14/03/2019 16h26, última modificação 02/06/2021 14h28
Seção de Psicologia (Sepsico) do Departamento de Apoio ao Estudante

Psicologia

 

Português

1. O que é a Seção de Psicologia da PRAE?

A Seção de Psicologia (SEPSICO), vinculada ao Departamento de Apoio ao Estudante (DEAE), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), tem por objetivo atender todos os discentes da graduação e pós-graduação da UNILA através de estratégias de prevenção, promoção e restabelecimento da saúde, a partir da articulação com demais setores da Universidade e da comunidade externa. Também tem como objetivo contribuir com ações que visam ao desenvolvimento psicopedagógico e educacional da comunidade acadêmica.

Além de atendimentos individuais, os(as) profissionais da Sepsico também desenvolvem trabalhos diversos, como a participação em coletivos, comissões, análises de regramentos institucionais, projetos de extensão, promoção de rodas de conversa, organização de oficinas e realização de eventos.


2. Como funciona o serviço?

Os profissionais realizam atendimentos individuais, além de promover e participar de atividades coletivas. Os atendimentos individuais são pré-agendados, conforme solicitação da pessoa interessada, que pode ocorrer em qualquer período do ano. Durante os atendimentos ocorre o acolhimento das demandas, orientações e possíveis encaminhamentos.

 

3. Como funcionam os atendimentos individuais?

Nós oferecemos atendimento para todos os estudantes, para trabalhar quaisquer demandas que o/a estudante julgar importante. Porém, o número de sessões é limitado (em média são realizados 3 atendimentos), e será determinado durante as sessões iniciais, que pode variar conforme demanda, recursos psíquicos e sociais do estudante, e também pelo fato de os atendimentos na universidade não terem a prerrogativa de se estenderem por médio e longo prazo.

Dessa forma, se ainda houver demandas que tenham impacto na vida acadêmica, os atendimentos poderão ser estendidos até que o/a estudante esteja em melhores condições de continuar seus estudos. No entanto, se após esses atendimentos iniciais ainda existir demanda de atendimento psicológico, mas de questões que não tenham relação direta com a vida acadêmica e/ou que necessite de psicoterapia de duração prolongada, ou demandas que exijam atendimento especializado, será discutido com o/a estudante os possíveis encaminhamentos, seja para a rede pública, rede privada, ou convênios na cidade. Em casos mais graves quando esse encaminhamento não é possível ou não é imediato, os profissionais da Seção de Psicologia poderão acompanhar o caso até que ele tenha o devido encaminhamento.

Em resumo, nesse primeiro momento de acolhimento e aconselhamento psicológico, podemos trabalhar quaisquer demandas que o estudante julgar pertinente, mas como estamos numa instituição de ensino, a continuidade dos atendimentos deve estar atrelada a uma necessidade de desenvolvimento educacional do/da estudante.

 

4. Como faço para marcar um atendimento psicológico?

Os atendimentos psicológicos presenciais são realizados nas unidades Jardim Universitário e PTI e deverão ser solicitados pessoalmente ou pelo e-mail psicologia.prae@unila.edu.br.

Os/as psicólogos/as da SEPSICO são:

  • Alisson Vinicius Silva Ferreira - CRP 08/23796

  • Rodrigo Daniel Trevizan - CRP 08/16666

  • Vanessa Silvestro Viana - CRP 08/15780

  • Letícia Scheidt -CRP 08/14598 (em licença para doutorado)

Telefones para contato:

  • Unidade JU: +55 (45) 3522-9975

  • Unidade PTI: +55 (45) 3522-9887

 

5. Como estão ocorrendo os atendimentos durante o período de pandemia?

A Sepsico está realizando atendimento psicológico on-line enquanto durar a suspensão das atividades presenciais. Os atendimentos ocorrem por videochamada (Skype ou Google Meet) e para agendar um atendimento o(a) discente deverá solicitar pelo e-mail: psicologia.prae@unila.edu.br.

 

6. Quais outros serviços de atendimento psicológico existem na Universidade?

O Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade da UNILA (CEEGED) oferece atendimento psicológico para casos que envolvem questões de gênero. Os atendimentos podem ser solicitados pelo e-mail ceeged@unila.edu.br. Para maiores informações sobre a atuação do CEEGED acessar: https://portal.unila.edu.br/reitoria/ceeged

Estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas de aprendizagem também podem recorrer ao atendimento psicopedagógico e multiprofissional da Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência. Para receber atendimentos e orientações sobre o tema escreva para o e-mail: núcleo.acessibilidade@unila.edu.br

 

7. Acesse as cartilhas, eventos gravados e demais orientações produzidas pela Sepsico:

 


 

Español

1. ¿Qué es la Sección de Psicología de PRAE?

La Sección de Psicología (SEPSICO), del Departamento de Apoyo al Estudiante (DEAE), del Decanato de Asuntos Estudiantiles (PRAE), tiene como objetivo ayudar a todos los estudiantes de pregrado y posgrado de la UNILA a través de estrategias de prevención, promoción de la salud, trabajando en conjunto con otros sectores de la Universidad y también con la comunidad externa. Además tiene como objetivo contribuir con acciones orientadas al desarrollo psicoeducativo de la comunidad académica.

Los profesionales de Sepsico también realizan diversas acciones, como participación en colectivos, comisiones, análisis documentos institucionales, proyectos de extensión, organización y planificación de círculos de conversación, talleres y eventos.

 

2. ¿Cómo funciona el servicio?

Los profesionales brindan asistencia individual, además de promover y participar en actividades colectivas que buscan el bienestar de los estudiantes. Las consultas individuales están preprogramadas, según lo solicite el interesado, las cuales pueden ocurrir en cualquier época del año. Durante las consultas se reciben demandas, orientaciones y posibles derivaciones.

 

3. ¿Cómo funcionan las llamadas individuales?

Ofrecemos asistencia a todos los estudiantes, y trabajamos con las demandas que el estudiante considere importante. Sin embargo, es importante tener em cuenta que el número de sesiones es limitado (se realizan aproximadamente 3), y se determinará durante las sesiones iniciales, las cuales pueden variar según la demanda del alumno, los recursos psicológicos y sociales, y también porque la asistencia en la universidad no puede extenderse a largo plazo.

Si, después de las 3 sesiones aproximadas existen demandas que repercuten en la vida académica, los servicios podrán extenderse hasta que el estudiante esté en mejores condiciones para continuar sus estudios. Sin embargo, si luego de estas consultas iniciales persiste la demanda de atención psicológica, por cuestiones que no están directamente relacionadas con la vida académica y / o que requieran psicoterapia prolongada, o sea las demandas que requieran atención especializada, se discutirá con el / la estudiante las posibles derivaciones, ya sea a la red pública, red privada, o convenios en la ciudad.

En casos más graves cuando esta derivación no sea posible o no sea inmediata, los profesionales de la Sección de Psicología podrán acompañar el caso hasta que se pueda la adecuada derivación.

En resumen, en este primer momento de acogida y asesoría psicológica, podemos trabajar las demandas que el estudiante estime pertinente, pero como estamos en una institución educativa, la atención continuada debe estar vinculada al desarrollo educativo.

 

4. ¿Cómo programo una cita psicológica?

La asistencia psicológica se brinda en las unidades Jardim Universitário y PTI y debe solicitarse personalmente o por correo electrónico psicologia.prae@unila.edu.br.

Los psicólogos de SEPSICO son:

Alisson Vinicius Silva Ferreira - CRP 08/23796

Rodrigo Daniel Trevizan - CRP 08/16666

Vanessa Silvestro Viana - CRP 08/15780

Letícia Scheidt -CRP 08/14598 (con licencia doctorado)

Teléfono de contacto:

Unidad JU: +55 (45) 3522-9975

Unidad PTI: +55 (45) 3522-9887

 

5. ¿Cómo se llevan a cabo las visitas durante el período pandémico?

Sepsico brinda atención psicológica en línea durante la suspensión de las actividades en el lugar. Las citas se realizan por videollamada (Skype o Google Meet) y para programarlas el estudiante debe solicitarla por correo electrónico: psicologia.prae@unila.edu.br.

 

6. ¿Qué otros servicios de atención psicológica hay en la Universidad?

El Comité Ejecutivo para la Igualdad de Género y la Diversidad de Unila (CEEGED) ofrece asistencia psicológica para casos relacionados con cuestiones de género. Se puede solicitar asistencia por correo electrónico ceeged@unila.edu.br. Para más información sobre las actividades de CEEGED, acceda a: https://portal.unila.edu.br/reitoria/ceeged

Los estudiantes con discapacidad y / o necesidades específicas de aprendizaje también pueden utilizar la asistencia psicopedagógica y multiprofesional de la División de Apoyo a la Accesibilidad e Inclusión de Personas con Discapacidad. Para recibir asistencia y orientación sobre el tema escribir al correo electrónico: nucleo.acessibilidade@unila.edu br

 

7. Acceda a los folletos, eventos grabados y otras pautas producidas por Sepsico: