conteúdo

Psicologia

publicado 14/03/2019 16h26, última modificação 14/03/2019 16h35
Seção de Psicologia (Sepsico) do Departamento de Apoio ao Estudante

Psicologia

1. O que é a Seção de Psicologia da PRAE?

A Seção de Psicologia (SEPSICO), do Departamento de Apoio ao Estudante (DEAE), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), tem por objetivo atender discentes da UNILA através de estratégias de prevenção, promoção e restabelecimento da saúde, a partir da articulação com demais setores da Universidade e da comunidade externa. Também tem como objetivo contribuir com ações que visam ao desenvolvimento psicopedagógico e educacional da comunidade acadêmica.

Os profissionais da SEPSICO também já desenvolveram trabalhos diversos, como a participação em coletivos e projetos de extensão relacionados à violência de gênero e à sexualidade, promoção de rodas de conversa nos alojamentos estudantis, organização de oficinas sobre ansiedade e escolha profissional, participação no Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Universidade, realização da Semana de Luta Antimanicomial, bem como atividades grupais que atuam como ferramentas para a promoção de bem-estar psicossocial.

2. Como funciona o serviço?

A SEPSICO realiza acolhimentos, orientações e encaminhamentos aos discentes, que podem procurar o serviço a qualquer momento durante o período do curso e solicitar atendimento para receber apoio e orientação a respeito de condições que afetem o bem-estar psicossocial dos estudantes e que possam prejudicar o desempenho acadêmico e outros aspectos da vida do aluno.

Os profissionais realizam atendimentos individuais, além de promover e participar de atividades coletivas que buscam o bem-estar dos discentes. Os atendimentos individuais são pré-agendados, conforme solicitação da pessoa interessada. Além dos atendimentos agendados, a Seção oferece plantões psicológicos. Nos dias de plantão, os atendimentos ocorrem conforme ordem de chegada, sem hora marcada. Qualquer estudante que sentir necessidade pode comparecer.

No PTI, os plantões ocorrem às quartas-feiras, das 8h30 às 11h30, no Bloco 3, Espaço 2, Sala 4.
No JU, os plantões ocorrem às quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, no Pavilhão do Ginásio, Sala G202-12.

3. A quem se destina a SEPSICO?

A SEPSICO destina-se a todos os discentes de cursos de graduação presenciais da UNILA.

Caso você procure a SEPSICO, será atendido com atenção e respeito, independentemente da sua demanda. O período de espera para o atendimento será o menor possível, dentro das possibilidades dos profissionais. As informações dos atendimentos serão mantidas em sigilo, conforme previsto no código de ética do psicólogo.

4. Como faço para marcar um atendimento psicológico?

Os atendimentos psicológicos são realizados nas unidades Jardim Universitário e PTI e deverão ser solicitados pessoalmente ou pelo e-mail psicologia.prae@unila.edu.br.

Os psicólogos da SEPSICO são:

  • Alisson Vinicius Silva Ferreira (CRP 08/IS-378)

  • Letícia Scheidt (CRP 08/14598)

  • Rodrigo Daniel Trevizan (CRP 08/16.666)

  • Vanessa Silvestro Viana (CRP 08/15780)

 

Telefones para contato:

Unidade JU: +55 (45) 3576 7374

Unidade PTI: +55 (45) 3576 7350

 

5. Como faço para acessar os serviços de Saúde Mental da rede pública de Foz do Iguaçu?

Acesse aqui a cartilha de Saúde Mental produzida pela PRAE.