Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em História > Corpo Docente
conteúdo

Corpo Docente

publicado 20/02/2019 17h24, última modificação 14/12/2023 16h04
Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS

Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Fluxos Culturais e Identidades

 

Docente

Área de investigação/orientações

Prof. Dr. Alexandre Camera Varella

Prioriza projetos sobre os psicodélicos e outros psicoativos na história dos indígenas, especialmente sobre a América antiga e época colonial. Mas considero outras perspectivas e temporalidades no âmbito da história das drogas, como a questão do proibicionismo no século XX. Prioriza, também, projetos sobre a época da invasão ibérica, em especial região do México e Andes Centrais, bem como a região do Brasil e outros espaços como o Guairá, podendo tratar do processo de globalização capitaneado pelos europeus na chamada primeira modernidade. Prefiro propostas que analisem assuntos ou ideias como religiosidade e evangelização, saúde e enfermidade, dieta e medicina, visões da natureza, usos e costumes, idolatria e barbárie, mundo selvagem. Os projetos devem ser apresentados no campo da história cultural ou antropológica: representações e discursos, transformações culturais e identitárias, políticas sociais e relações de poder observando os povos no Novo Mundo, classificados como índios ou naturais, mestiços, negros e mulatos, espanhóis e criollos. Considero, ainda, projetos sobre raça nas noções do Iluminismo e do cientificismo até meados do século XX.

http://lattes.cnpq.br/9739646624625915 

 

Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti

 

História Indígena e Etno-história; políticas públicas em educação escolar indígena; Temas relacionados às políticas indigenistas e indígenas, os territórios e as territorialidades; Independências e Estados nacionais na América Latina com debates acerca da emergência dos Estado plurinacionais; fronteiras e povos transfronteiriços; memórias e oralidades; movimento indígena latino-americano; mitologias e pensamento indígena; história ambiental; movimentos de gênero no universo indígena; debates contemporâneas do pensamento decolonial e bem viver.

http://lattes.cnpq.br/7972713627348895

Profa. Dra. Endrica Geraldo

História Social do Trabalho; Trabalhadores e lutas por direitos; Migrações internacionais e Movimentos Sociais ao longo do século XX; Ditaduras militares; Período Vargas; Nacionalismo.

http://lattes.cnpq.br/8103485695321579 





Prof. Dr. Evander Ruthieri Saturno da Silva

 

História da África; Estudos Africanos e Afrodiaspóricos; História e Literatura; História Política (com ênfase nas temáticas dos imaginários, sensibilidades e paixões políticas); História Social da Cultura.

http://lattes.cnpq.br/1809837136738718 


Profa. Dra. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira

 

História da Ásia; Migrações asiáticas à América Latina; Fluxos de pessoas e ideias entre a América Latina e Ásia; História Ambiental, com foco em perspectivas teóricas e metodológicas originárias no Sul da Ásia. 


http://lattes.cnpq.br/0857293600153232 

 

Prof. Dr. Rodrigo Faustinoni Bonciani

Orienta trabalhos dedicados à história colonial europeia: as tópicas teológico-jurídicas de legitimação e as experiências de terror e violência no processo de invasão, expropriação e exploração dos territórios, corpos e almas afro-latinas e ameríndias. O Ocidente se funda no Atlântico, na complementaridade entre o tráfico de escravizados africanos e a invasão colonial das Américas, me interessa observar esse processo nas três margens. Entendo a colonização como processo de longuíssima duração, que se reconfigura a partir do século XIX com a formação dos estados nacionais, do desenvolvimento do capitalismo e de uma nova ordem global. Mas, o princípio da alienação dos territórios, das pessoas e das histórias afro-latinas e ameríndias continua operante, assim como o genocídio. Sou coordenador do projeto Favelas.br, que cria, com as comunidades, arquivos digitais de favelas brasileiras, e envolve uma rede social de pesquisa e inovação. Me interesso pelos contradiscursos, resistências e outras cosmogonias. História ameríndia, história de territórios negros, história política e social de resistências e (re)existências.

http://lattes.cnpq.br/0978185699282554

 

Prof. Dr. Tiago Bonato

Trabalha com temas de pesquisa que tratem do período colonial da história da América, notadamente as relações entre os impérios ibéricos e as populações indígenas nos territórios americanos. Ênfase nas temáticas que tratem da ocupação e das diferentes formas de territorialização dos espaços, principalmente nas áreas de fronteira – história e fronteira, história social da fronteira – a partir de diferentes caminhos: resistências indígenas à invasão e ocupação europeia – sejam grandes levantes ou resistências cotidianas; temáticas que envolvem a história da ciência e colonização, expedições, relatos e conhecimento geográfico; mapeamento e história da cartografia. A partir do trânsito nesse universo dos mundos coloniais ibéricos, também oriento trabalhos que tratem de diferentes espaços colonizados por portugueses e espanhóis ao redor do globo durante a primeira modernidade.

http://lattes.cnpq.br/3135466656519345 

 

Prof. Dr. Jean-Bosco Kakozi Kashindi

Tengo interés de investigación en el pensamiento africano, en general y, en Ubuntu, en particular; asimismo me interesan los estudios sobre la esclavitud africana, el racismo y exclusión social de los afrodescendientes, desde las ?disciplinas? de filosofías africana y latinoamericana, historia de las ideas e ideología en América Latina, sociología política y antropología. He participado, como ponente y/o conferencista, en seminarios, congresos, conferencias y coloquios nacionales e internacionales, sobre los temas antes mencionados; asimismo he asistido a varios seminarios y cursos tanto a nivel nacional como internacional sobre temas afines. He publicado artículos tanto sobre los temas relacionados con la afrodescendencia en América Latina y el Caribe, como sobre Ubuntu y pensamiento africano, a nivel nacional e internacional. En el año 2013 (marzo-agosto de 2013) hice una estancia de investigación doctoral sobre Ubuntu, en Sudáfrica (Johannesburgo), en la University of the Witwatersrand; en el 2016, mi tesis doctoral (La dimensión ético-política de ubuntu y la superación de racismo en 'nuestra América) ganó el concurso de Tesis doctoral en Estudios Latinoamericanos, organizado por el Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC/UNAM), y recibió el premio de "mención honorífica".

http://lattes.cnpq.br/0682366322603632 

 

Linha de pesquisa: Modernidades, Instituições e Linguagens

 

Docente

Área de investigação/orientações

Prof. Dr. Hernán Venegas Marcelo

História Moderna e suas interfaces com o mundo colonial Atlântico; Revoluções Hispânicas e Atlânticas; História do Caribe; História do Ensino de História; Histórias e Memórias do Patrimônio e do Turismo; Monumentos, Contramonumentos e Narrativas Nacionais. Seus estudos, áreas de investigação e orientações consideram a multiplicidade das expressões do passado, destacam vozes subalternas e revelam as faces ocultas dos processos históricos. Ao mesmo tempo, tais estudos, áreas de investigação e orientações priorizam a análise de casos de estudo em países e/ou regiões da América Latina, Centroamérica e o Caribe; assim como a região da Tríplice Fronteira na qual está sediada a UNILA e o PPGHIS.

http://lattes.cnpq.br/1817971082555902

 

Prof. Dr. Paulo Renato da Silva

 

 

Relações Políticas e Culturais Paraguai-Brasil-Argentina; História de Foz do Iguaçu e região (incluindo a fronteira trinacional); Populismos na América Latina; Ditaduras militares; História Cultural.

http://lattes.cnpq.br/8338759442804931 

Prof. Dr. Pedro Afonso Cristovão dos Santos

 

 

História das Ideias; História da Historiografia (estudos sobre historiadores e/ou obras de história); Teoria da História (concepções de História; teorias sobre o conhecimento histórico; Arquivos e escrita da história); História Cultural da América Latina no século XIX.

http://lattes.cnpq.br/648832312441714 



Profa. Dra. Rosângela de Jesus Silva

 

Imprensa Ilustrada; História e imagem; Cultura Visual; História Cultural; Identidades e artes visuais.

http://lattes.cnpq.br/7168736233931232 





Profa. Dra. Tereza Maria Spyer Dulci

 

História Cultural; História do Tempo Presente; História da América; História da América Latina; História dos Estados Unidos; Giro Decolonial; Feminismos Latino-Americanos e Caribenhos; Produção Audiovisual na e sobre a América Latina e o Caribe; Relações entre História, Memória e Representações Audiovisuais; Políticas da Imagem: História e Cultura Visual.

http://lattes.cnpq.br/3991418591681661

Prof. Dr. Samuel Quirino Oliveros Calderón

Processo de formação proto-nacional e nacional; Estado nação; diversidade cultural; desafios identitários.


 http://lattes.cnpq.br/4867571458870637