Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Biociências > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 05/10/2018 18h14, última modificação 27/10/2021 11h27
Apresentação do PPG-BC (Programa de Pós-Graduação em Biociências)

O PPG-BC (Programa de Pós-Graduação em Biociências), da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), foi aprovado na modalidade acadêmico, em nível stricto sensu, com conceito 04 (quatro) em 21 de outubro de 2016, durante a 166ª reunião do CTC-ES (Conselho Técnico-Científico da Educação Superior), realizada entre os dias 26 e 30 de setembro de 2016.

Em 04 de julho de 2017 o PPG-BC foi aprovado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e homologado pelo MEC (Ministério da Educação) em 20 de fevereiro de 2018, iniciando as atividades de seu curso de mestrado acadêmico em 07 de agosto de 2017.

Na área de CB-II (Ciências Biológicas II) é o único da região Oeste do Paraná, onde se localiza o Município de Foz do Iguaçu, bem como das regiões adjacentes, estando o PPG mais próximo situado a mais de 400 km (quatrocentos quilômetros) de distância. Tem maior influência e atratividade nas Regiões Oeste, Sudoeste, Centro e Noroeste Paranaenses, Leste do Paraguai e Nordeste da Argentina.

O PPG-BC desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Biológicas aplicadas à Saúde e à Biotecnologia, pois busca a formação de profissionais nestas áreas do conhecimento. Com perfil internacional, o Programa visa integrar acadêmica e cientificamente alunos de todo o Brasil e de vários países da América Latina e Caribe. Seu quadro docente é composto por pesquisadores jovens, com formação diversificada em diferentes áreas das Ciências Biológicas, tais como Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional e áreas afins, com experiência em atividades de ensino e pesquisa na UNILA, em colaboração com diferentes instituições de ensino e pesquisa.

O objetivo primordial do Programa é formar profissionais em nível de mestrado, mestres em Ciências, com formação sólida e ampla em Biociências, capazes de atuar na docência, na indústria, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços, na pesquisa científica e em agências reguladoras das áreas de saúde/biológica em âmbito nacional e internacional, de acordo com a vocação da UNILA.